Como podar mães

Pin
Send
Share
Send

Durante a estação de crescimento da primavera ao outono, os ramos de crisântemos, ou mães (Chrysanthemum spp.), Evoluem gradualmente para a fase de floração. A poda das plantas corretamente incentiva a folhagem completa e evita que elas se tornem altas. As mães também são podadas para incentivar o crescimento de grandes flores ou sprays, cada um dos quais consiste em uma grande flor cercada por flores menores.

Crédito: TAGSTOCK1 / iStock / Getty Images As flores de crisântemo são uma variedade de cores.

Crescimento da mãe

Mães de jardim (Chrysanthemum x morifolium e Dendranthema grandiflorum) são plantas perenes de floração curta que são resistentes nas zonas de resistência de plantas do Departamento de Agricultura dos EUA 3 a 9. Nas partes mais frias de sua faixa de crescimento, às vezes são cultivadas anualmente. O termo "plantas com flores para dias curtos" significa que as horas de verão mais curtas do final do verão desencadeiam seu florescimento. Seus requisitos de poda são adaptados para atender esse ciclo de crescimento. As mães crescem naturalmente de 10 a 15 metros de altura, dependendo da cultivar.

Noções básicas de poda

A poda geral das mães começa com o uso do polegar e do indicador para remover os topos de brotos novos, com 15 a 15 cm de comprimento, deixando duas ou três folhas em cada broto. Essa tarefa precisa ser realizada aproximadamente uma a quatro vezes por mês, mas não corte as sessões após 15 de julho ou 1º de agosto, o mais tardar. Se você as podar após esse período, poderá eliminar alguns botões de flores e atrasar o florescimento daqueles que permanecem. Atrasar o florescimento em climas com invernos frios pode levar as mães além da primeira geada do outono sem produzir flores.

A mãe velha caules e folhas podem parecer desarrumados quando as plantas estão adormecidas no inverno. Você pode remover esses caules e folhas, se desejar, mas deixá-los no lugar ajuda a proteger as plantas do frio e a conservar a umidade. Podá-las no outono pode fazer com que a podridão da coroa escorregue pelas hastes expostas. A Purdue Extension recomenda remover os topos de crisântemo mortos no início da primavera. Tesouras de poda são úteis para essa tarefa. Antes de usá-los, esterilize suas lâminas de imersão por cinco minutos em uma solução a 70% de álcool isopropílico, disponível em muitos centros de jardinagem e na maioria das farmácias, e deixe as lâminas secar ao ar por cinco minutos.

Para a forma da planta

Beliscar as dicas de novos rebentos nas cultivares de crisântemo comumente encontradas nas hortas domésticas incentiva o crescimento pleno e espesso das plantas. Os brotos que não são podados desenvolvem folhas estreitas e as plantas crescem altas e finas. As flores que crescem nas mães finas tendem a deixar as plantas mais pesadas, fazendo com que elas tombem com o peso. Além disso, mães altas bloqueiam a luz solar de suas partes inferiores, causando menos folhas e folhas mortas.

Para Crescimento de Flores

Se você não podar as dicas de brotos de crisântemo, o final de cada broto produzirá um broto de flor. Dicas de brotos de poda incentivam brotos laterais a crescer abaixo do broto superior. Cada broto lateral produz grupos de botões de flores. Se você deseja que suas mães desenvolvam sprays de flores, deixe os cachos de botões de flores se desenvolverem. Se você deseja que suas mães tenham flores grandes, retire todos os botões de flores, exceto o topo de cada lado. Incentivar as mães a cultivar mais flores, prolongando a estação das flores, exige a remoção de flores velhas e gastas, uma prática chamada deadheading. Deadhead usando o polegar e o indicador para beliscar um caule cerca de 10 cm abaixo da flor gasta. O uso dessa técnica impede que as plantas exibam um emaranhado de caules que se assemelham a paus.

Pin
Send
Share
Send