O que é terra de pousio?

Pin
Send
Share
Send

A agricultura pode esgotar o solo, especialmente quando a mesma colheita é plantada ano após ano. Cada espécie de planta drena algo do solo enquanto devolve outra coisa. Por exemplo, a soja (Glycine max) deixa nitratos no solo, enquanto o milho (Zea mays) absorve nitratos. Para reabastecer a composição química do solo após colheitas anuais como essas, alguns agricultores e jardineiros deixam suas terras em pousio - ou não são plantadas - para que o equilíbrio natural de nutrientes do solo possa ser restaurado.

Quando um agricultor deixa algumas terras sem serem plantadas, o solo é restaurado.

Rotação de culturas e pousios

A filosofia central por trás da rotação de culturas é nunca permitir que as culturas esgotem completamente o solo de qualquer nutriente. Alternar plantas diferentes ajuda a manter esse equilíbrio intacto. Deixar um campo repousar, livre de qualquer cultura cultivada, costuma fazer parte de um bom programa de rotação de culturas. Ao permanecer semeado, o solo repousa e a fertilidade pode ser restaurada. A rotação de culturas é ainda mais importante em campos onde o solo é propenso ao esgotamento ou onde culturas exigentes foram cultivadas. A mesma filosofia usada pelos agricultores também se aplica às hortas domésticas.

Precedentes históricos

Permitir que as terras permaneçam em pousio é praticado pelos agricultores há séculos. Isso era comum nos tempos medievais, muito antes das tecnologias existirem para permitir plantações persistentes e em larga escala. Com o advento dos fertilizantes comerciais e o aumento da agricultura como indústria, tornou-se cada vez mais impopular deixar a terra em pousio e improdutiva nas sociedades ocidentais. A produção venceu a saúde do solo. Os campos apoiados por fertilizantes químicos foram deixados em constante produção, mas a saúde do solo sofreu. Os jardineiros domésticos seguiram exemplos de agricultura.

Lições antigas

Uma das formas mais primitivas e primitivas de rotação de culturas foi o que é conhecida como rotação de dois campos. Os agricultores dividiram seus campos pela metade, plantando a metade em um ano e depois a outra metade no ano seguinte. A cada ano, metade de suas terras podia descansar e ser renovada. Este ciclo foi repetido indefinidamente. Esse processo teve o efeito pretendido de reabastecer o solo, mas deixou metade da terra arável sem uso e improdutiva. Ao longo da história, muitas culturas continuaram a cultivar a terra deixando-a em pousio, mas outras se voltaram para novos métodos para manter a terra em uso constante.

Avanços na rotação

Com o passar do tempo, a rotação de três campos se tornou mais popular como uma forma avançada de rotação de culturas. Como o nome sugere, os campos aráveis ​​foram divididos em três. No primeiro campo, um agricultor semeava grãos anuais como cevada (Hordeum vulgare) ou trigo (Triticum aestivum). No segundo campo, ele plantou uma leguminosa anual como lentilhas (Lens culinaris) ou ervilhas (Pisum sativum). A leguminosa ajudou a repor o nitrogênio empobrecido pelo grão. O agricultor deixou o terceiro campo sem plantio, ou pousio, para que os nutrientes pudessem aumentar no solo. A mesma técnica foi filtrada para os jardineiros domésticos. Isso permitiu que os pousios descansassem, mas manteve mais terras em produção. Apenas um terço da terra arável não foi utilizado.

Prática moderna

Por muitos anos, permitir que a terra permanecesse em pousio foi considerado o último recurso para agricultores e jardineiros. Os fertilizantes e o plantio inteligente foram os primeiros. No entanto, os agricultores e jardineiros modernos frequentemente recorrem à sabedoria nas práticas agrícolas antigas. Essa filosofia alimenta a idéia de agricultura e jardinagem sustentáveis, onde a rotação sábia das culturas - e os subsídios para o solo em pousio - mantêm o solo naturalmente sustentado, em vez de esgotado. As rotações das culturas e o pousio podem ser sazonais, em vez de anuais. Em vez de deixar um jardim em pousio por um ano inteiro, as culturas sazonais de primavera e outono são alternadas. Os nutrientes do solo do jardim permanecem altos e os jardins permanecem saudáveis ​​e produtivos.

Pin
Send
Share
Send