Como fazer sabão de detecção de vazamento

Pin
Send
Share
Send

Um vazamento em qualquer sistema de tubulação de gás em sua casa, se os tubos transportam gás natural, propano ou refrigerante, apresenta um problema sério. Vazamentos de gás podem resultar em explosões e incêndios, e os vazamentos de refrigerante podem ser mini-desastres ambientais, dependendo da idade do seu sistema de refrigeração ou geladeira. É fácil detectar vazamentos com uma solução de sabão, desde que a solução tenha a viscosidade adequada para a formação de bolhas.

É sobre a tensão superficial

Qualquer criança que tentou soprar bolhas conhece a tensão superficial - a força coesa entre as moléculas na superfície de um líquido. A tensão superficial da água - embora forte o suficiente para proporcionar uma base segura para certos insetos aquáticos - é muito fraca para fazer bolhas duradouras, enquanto a do sabão líquido é muito forte. A melhor solução de sopro de bolhas combina água e sabão.

Para detectar vazamentos de gás, você deve combiná-los aproximadamente na mesma proporção que uma criança usaria para soprar bolhas, mas talvez com um pouco menos de sabão, porque a pressão que um vazamento de gás produz é geralmente menor do que a produzida por uma criança soprando bolhas .

Pergunte aos Especialistas

Técnicos profissionais de propano, gás natural e refrigeração não são específicos sobre como misturar uma boa solução de sabão para detecção de vazamentos; eles geralmente recomendam o uso de uma mistura de água e sabão. Se você deseja conhecer a melhor solução para a produção de bolhas, pergunte ao setor de bolhas da população - as pessoas para quem a qualidade das bolhas é importante.

Receita da bolha para detecção de vazamento

O site do Exploratorium oferece duas receitas para fórmulas de sopro de bolhas, usando dois detergentes diferentes para lavar louça. As receitas são semelhantes e podem ser combinadas em uma que funcionará com um detergente genérico para lavar louça:

  • Preencher um jarro de água com água limpa.
  • A medida e adicione 3 colheres de sopa de detergente.
  • Adicionar, acrescentar 2 colheres de chá de glicerina líquida para fazer as bolhas durarem mais, o que as torna mais fáceis de detectar.

A solução se torna mais eficaz se você a deixar durante a noite em um recipiente aberto. De fato, quanto mais tempo você deixa, melhores as bolhas que produz.

Evite ingredientes corrosivos

Embora você possa escolher entre várias outras receitas que sopram bolhas, a maioria envolve os três ingredientes principais: detergente, água e glicerina. Verifique o rótulo do sabonete que você está usando e escolha outro produto se os ingredientes incluírem amônia ou sal. Ambos são corrosivos e podem danificar os tubos de cobre.

Pin
Send
Share
Send