Fungicida caseiro para tomate

Pin
Send
Share
Send

Para diagnosticar doenças fúngicas do tomate, procure manchas podres em clima úmido, especialmente se estiver chovendo ou se você estiver regando os tomates (Lycopericon esculentum) com aspersores. Nenhuma doença fúngica é estritamente limitada ao tomate. As mesmas doenças fúngicas que atingem os tomates atingem outras plantas. Recorra a fungicidas caseiros simples para ajudar a se livrar do problema.

Doenças fúngicas encontradas em tomates

Quando o tempo está quente, observe os pontos reveladores dessas doenças fúngicas que geralmente atingem os tomates.

  • Oídio (Leveillula taurica) causa manchas irregulares de amarelo brilhante nas folhas. As manchas desenvolvem pontos mortos cercados por halos amarelos. Esporos brancos se formam nas partes superiores ou inferiores das folhas. Oídio eventualmente mata as folhas, enfraquecendo a planta e causando tomates queimados pelo sol.
  • Febre precoce, causada pelo fungo Alternaria solani, aparece como manchas com anéis concêntricos e cercadas de amarelo nas folhas, caules e tomates. A praga precoce pode matar grande parte das folhas e fazer com que os tomates caiam.
  • Praga tardia, causada pelo fungo Phytophthora infestans, normalmente começa em clima frio, formando manchas escuras e encharcadas de água com mofo branco nas bordas. A praga tardia pode virar folhas e caules completamente marrons dentro de duas semanas. Tomates infectados desenvolvem manchas escuras brilhantes.
  • Septoria (Septoria lycopersici) normalmente aparece quando chove ou você está usando aspersores e as temperaturas estão entre 68 e 77 graus Fahrenheit. Depois que as plantas começam a endurecer os tomates, pequenas manchas bege com bordas escuras aparecem nas folhas próximas ao solo. As folhas ficam amarelas e caem. A planta enfraquecida produz tomates menores e de pior qualidade.
  • Molde de folha, causado pelo fungo Passalora cumpra, forma manchas amareladas ou verde pálidas no topo das folhas. À medida que as folhas superiores crescem, ficando mais amarelas, uma massa cinzenta e aveludada de esporos cresce no fundo das folhas. Também pode atacar flores, caules e tomates. Começa em clima quente com alta umidade.
  • Antracnose, causada pelo fungo Colletotrichum coccoides, causa pequenos amassados ​​arredondados nos tomates, que crescem e se espalham mais profundamente. Este fungo também aparece em clima quente e úmido com irrigação por aspersão ou chuva.
  • Murcha de Fusarium (Fusarium oxysporum) se espalha para cima a partir do solo, causando plantas caídas e murchas, folhas amarelas, às vezes em apenas um lado do caule.

Fungicidas para oídio

Tente vinagre de cidra de maçã ou leite para tratar oídio e outras doenças fúngicas.

Misture 2 a 3 colheres de sopa de 5% de ácido vinagre de maçã em 1 galão de água. Despeje em um pulverizador de jardim e spray nas folhas durante as horas frescas da manhã.

Pulverize uma mistura de 1 grama de leite 9 onças de água a cada três a quatro dias quando você vê sinais de oídio em suas plantas.

Mais fungicidas caseiros

Para prevenir ou tratar doenças fúngicas, pulverize as partes superior e inferior das folhas duas vezes por semana durante o tempo chuvoso e uma vez por semana durante condições secas com uma solução a 3% peróxido de hidrogênio, que você pode comprar na maioria das farmácias. Verifique o rótulo do peróxido de hidrogênio, mas geralmente não há necessidade de diluir o tipo padrão de farmácia. Não pulverize mudas jovens com esta mistura, pois ela pode potencialmente matá-las. Use esta mistura apenas em plantas estabelecidas.

Pique finamente 1 bulbo de alho, 2 colheres de sopa de óleo de canola, 4 pimentas e 1 limão no liquidificador. Embeba esta mistura durante a noite e coe-a através da gaze ou de outro filtro fino. Adicione 4 colheres de sopa desta mistura em 1 litro de água, despeje em um pulverizador e use-o quando detectar sintomas de doenças fúngicas, pulverizando partes superiores e inferiores da folhagem.

Para fazer um fungicida a partir de fubá, mergulhe 1 xícara de farinha de milho moída em 5 galões de água e coe os sólidos. Pulverize o suco leitoso nas folhas de tomate.

Pique 1 xícara de raízes de rábano em um processador de alimentos e mergulhe-o em 16 onças de água por 24 horas. Coe o líquido, misture com 2 litros de água, coloque-o em um pulverizador e pulverize-o nas folhas.

Mistura de Bordeaux

Embora o termo "caseiro" sugira ingredientes domésticos, talvez o melhor fungicida aprovado organicamente que você pode fazer em casa para tratar uma grande variedade de doenças fúngicas nos tomates use ingredientes que você pode comprar na maioria dos centros de jardinagem. A mistura de Bordeaux é especialmente útil no tratamento de ferrugem precoce e tardia, além de oídio e outras infecções fúngicas.

Para fazer uma mistura de Bordeaux apropriada para uso na horta, misture 3 colheres de sopa de Lima hidratada com 1 litro de água. Separadamente, misture 6 1/2 colheres de sopa de sulfato de cobre em outro litro de água. Filtre cada uma delas através da gaze ou de outro tecido frouxo para remover as partículas que podem entupir o bico do pulverizador. Despeje a solução de sulfato de cobre no tanque do pulverizador de jardim, depois a solução de cal hidratada e mais 3 litros de água.

Agite o tanque com frequência enquanto pulveriza os tomates.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Nunca mais seu pe de tomate vai adoecer (Pode 2024).