Como conectar um condensador CA externo

Pin
Send
Share
Send

Fazer as conexões elétricas em um condensador não é um projeto que um bricolage normalmente deveria tentar, pois envolve componentes de alta tensão e conexões de fiação difíceis de acessar. Essas conexões geralmente são feitas no momento em que um sistema inteiro é instalado ou substituído, e esse é realmente o território de um contratado profissional em HVAC ou eletricista licenciado.

Substituir um condensador também envolve cortar as linhas que transportam refrigerante, o que pode levar a derramar o refrigerante líquido, um problema ambiental que sua comunidade provavelmente desaprovará. E conectar um novo condensador envolve trabalho de solda para reconectar a tubulação de refrigerante; isso também pode envolver a adição de mais líquido refrigerante a um sistema - um trabalho que os códigos locais podem não permitir, mesmo que você queira.

Por muitas razões, portanto, este não é um projeto DIY para a maioria das pessoas. No entanto, se você estiver interessado em aprender mais, continue lendo.

Sobre as peças

o condensador é uma das três partes cruciais de um sistema de ar condicionado doméstico. É o componente responsável por realmente liberar o calor coletado pelo evaporador dentro de casa. O condensador está localizado no gabinete de metal fora de casa, junto com o compressor e o ventilador. O terceiro componente crítico, o evaporador, está localizado dentro da casa, perto do mecanismo do ventilador do forno.

Como funciona o ar condicionado

Embora possam parecer complicados, os condicionadores de ar funcionam com uma física bastante simples, aproveitando o fato de que os líquidos absorvem o calor à medida que se transformam em gás, enquanto os gases emitem calor quando voltam aos líquidos. É o refrigerante dentro da tubulação selada do sistema de ar condicionado que executa essa mágica.

Em termos muito simples, o ciclo de qualquer ar condicionado central é para o evaporador absorver o calor de dentro da casa à medida que o refrigerante líquido evapora e se torna um gás dentro da tubulação selada. O refrigerante gasoso flui para a unidade externa, onde o compressor pressiona o gás de volta à forma líquida. À medida que o líquido flui através do condensador, seu calor é disperso à medida que o ventilador sopra ar sobre as bobinas do condensador. O refrigerante líquido é bombeado de volta para o evaporador, onde o ciclo continua - gás para líquido, líquido para gás, transferindo calor de um espaço para o outro.

Existem outros componentes em um sistema de ar condicionado, mas essa visão geral simples explica por que o condensador é tão importante - é esse componente que realmente libera calor para o exterior e, sem ele, sua casa não seria resfriada.

Como um Condensador de Ar Condicionado É Ligado

Quando um profissional de serviço instala um novo condensador e conclui as conexões da tubulação de refrigerante, a conexão da fiação elétrica é mais ou menos assim:

O instalador ou eletricista deve instalar dois conjuntos de fios ao conectar o condensador. Ambos estão conectados ao mesmo relé do contator, localizado dentro da unidade de condensação. Um conjunto de fios fornece corrente de 240 volts de alta tensão que alimenta a unidade de ventilador e compressor, enquanto o outro conjunto de fios são de baixa voltagem que partem do termostato e da unidade do forno interno para ligar e desligar o condensador externo quando necessário. .

Desligando a energia e removendo a tampa

O primeiro passo do instalador será garantir que a energia esteja desligada. Normalmente, isso significa que ele ou ela desligará dois disjuntores - um rotulado como FURNACE ou AIR HANDLER; o outro rotulado como AC ou AIR CONDITIONER.

Em seguida, se ainda não estiver pronto, o técnico removerá a tampa do painel de controle na unidade de ar condicionado externa. Este painel de controle está localizado acima do ponto em que as linhas de refrigerante de cobre entram na unidade. A tampa do painel de controle é puxada para baixo para removê-la da unidade de condensação. Dentro do painel de controle, você verá um bloco preto com conexões de terminal de parafuso, bem como o capacitor em forma de lata.

Conexão do fio terra e dos fios de alta tensão

Os fios de alta voltagem da caixa de desconexão do ar condicionado (geralmente montados em uma parede externa ao alcance do braço da unidade de ar condicionado) agora são empurrados para cima através do grampo de arame na parte inferior da caixa. Os fios de alta tensão possuem dois fios de energia isolados e um fio terra de cobre. Os fios isolados podem ser preto e vermelho ou preto e branco, mas de qualquer maneira, cada um deles carrega 120 volts de corrente quente.

A conexão de aterramento é geralmente uma conexão de parafuso de fixação.

Primeiro, o fio terra de cobre nu é conectado ao bloco de terminais de terra, usando uma chave de fenda. O bloco de terminal aterrado é montado diretamente no painel de metal e possui dois ou três parafusos chatos que prendem os fios no lugar. O fio de cobre é inserido no bloco de terminais de aterramento e fixado apertando o parafuso.

Agora, o técnico retira cerca de 1/2 polegada de isolamento das extremidades dos dois fios isolados de alta tensão, usando decapadores. A extremidade descarnada desses fios de alta tensão agora está inserida nos terminais de fios de alta tensão. Em um circuito de 240 volts, ambos os fios estão quentes, portanto, não importa em qual terminal de parafuso você os conecte. Eles são inseridos nos slots na parte inferior do contator e, em seguida, os terminais de parafuso são apertados para prender os fios.

O contator tem conexões para os fios de alta tensão na parte inferior do bloco, bem como conexões para os fios do termostato de baixa tensão nas laterais do bloco.

O contator, um componente em forma de caixa preta com barramentos com mola e uma bobina de operação de baixa tensão, atua como um interruptor de alta tensão. Os fios da caixa de desconexão se conectam a uma extremidade do contator, geralmente da parte inferior. Os fios do ventilador e do compressor se conectam à outra extremidade do contator, geralmente na parte superior, e já estão conectados pelo fabricante. Os dois fios quentes da caixa de desconexão devem ser inseridos totalmente nos contatos e os parafusos totalmente apertados.

Conexão dos fios de baixa tensão

O instalador agora empurra o fio de baixa tensão na caixa de controle através da abertura de acesso. O conjunto de fios de baixa tensão terá dois fios individuais dentro de um revestimento externo de plástico.

Usando uma faca de barbear, o instalador remove 2 a 3 polegadas do revestimento externo de plástico do cabo de baixa tensão e retira cerca de 1/2 polegada de isolamento de cada condutor interno, usando decapantes. Os fios de baixa tensão geralmente usam isolamento branco e vermelho, mas as cores não importam.

Agora, o instalador torce um dos fios de baixa tensão do contator com um dos fios de baixa tensão e os prende com uma porca de fio. Ele torce os dois fios restantes e os prende com uma porca de arame. Mais uma vez, as combinações de cores dos fios não importam.

Os fios do termostato de baixa tensão se conectam às laterais do contator.

As extremidades dos fios de baixa tensão são fixadas nos encaixes de pressão montados na lateral do bloco do contator. Normalmente, essas extremidades dos fios de baixa tensão já estarão conectadas.

Concluindo a instalação

Por fim, o instalador irá apertar o grampo de fio com uma chave de fenda, recolocar a tampa de acesso da unidade de condensação e apertar bem os parafusos. A energia do sistema CA está ligada e a unidade é testada para garantir que funcione corretamente.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Como conectar motor monofasico con condensador--How to connect single phase motor with capacitor (Pode 2024).