Ecossistema de um jardim

Pin
Send
Share
Send

Embora possa ser relativamente pequeno, um jardim é um ecossistema completo por si só. Tem os mesmos componentes que ecossistemas maiores e mais elaborados e requer os mesmos elementos para sobreviver.

Um jardim é uma rede complexa de plantas e animais em interação.

Fundamentos do ecossistema

Um ecossistema é um grupo de plantas e animais que compartilham os mesmos recursos e dependem um do outro para sobreviver. Todo ecossistema é formado por três grupos de organismos: produtores, consumidores e decompositores.

Produtores

As plantas de um jardim são seus produtores, assim chamados por sua capacidade de produzir seus próprios alimentos a partir da luz solar. Embora as plantas em um jardim possam ser o resultado final para um jardineiro, elas são apenas a base do ecossistema de um jardim.

Consumidores

Existem dois tipos de consumidores em um jardim: consumidores primários (comedores de plantas) como lagartas, abelhas e borboletas; e consumidores secundários (comedores de carne) como pássaros, cobras e aranhas.

Decompositores

Fungos, bactérias, insetos e vermes compõem os decompositores de um jardim. Eles quebram a matéria orgânica morta, devolvendo nutrientes vitais ao solo.

Considerações

Um jardim é um ecossistema projetado. Os jardineiros mais bem-sucedidos sabem como fazer com que seus processos naturais funcionem para eles e escolhem os métodos de jardinagem menos invasivos e mais sustentáveis.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Jardim Japonês - Muitas Águas Penúltimo Capítulo (Abril 2024).