Os estilos arquitetônicos das décadas de 1920 e 1930

Pin
Send
Share
Send

O período "entre as guerras" - de aproximadamente 1920 a 1930 - testemunhou o nascimento de uma infinidade de estilos arquitetônicos, alguns dos quais compartilhavam vários elementos de design. Para acomodar os avanços tecnológicos, como aquecimento central e encanamento interno, os projetos de edifícios capturaram novos ideais de beleza que permitiam simultaneamente a forma e a função eficientes. A novidade das notícias diárias de terras distantes que começaram durante a guerra fez o mundo parecer um pouco menor, provocando uma apreciação pela arquitetura das culturas estrangeiras.

Revival Architecture

Revivalismo Espanhol

O estilo do renascimento espanhol começou na década de 1920. As casas foram construídas em um conceito aberto, com entradas mouriscas ornamentadas e arcos em cascata, e os telhados e paredes de estuque populares nos países mediterrânicos geralmente adornavam edifícios do estilo espanhol do renascimento. Outros elementos incorporados incluem:

  • Pavimentos em terracota
  • Vigas e portas de madeira escura
  • Grades, portões e corrimões de ferro forjado
  • Caixilhos de janelas em arco
  • Enfeites de pergaminho

Renascimento da Missão

O Avivamento da Missão lembrava o Avivamento Espanhol; os espanhóis foram responsáveis ​​por ambas as sensibilidades. Madeira, estuque e azulejos também foram os elementos básicos do visual da Missão; no entanto, detalhes como torres de sino e telhados de duas águas diferenciavam os estilos das irmãs. O Mission Revival também manteve uma medida de austeridade que o Revival espanhol mais extravagante não possuía. O Mission Revival foi um aceno para as missões religiosas no sudoeste americano.

Arquitetura moderna

Art Deco

À medida que o país prosperava após a Primeira Guerra Mundial, os gostos começaram a mudar, e o Movimento de Artes e Ofícios foi substituído pelo Art Deco. Edifícios pitorescos e compactos eram vistos como antigos, e as novas construções tinham linhas elegantes, fabricadas em materiais como cromo e concreto, em vez de componentes naturais. Havia silhuetas cada vez mais altas, com zigurates e pináculos coroando estruturas gigantes. O Chrysler Building já foi o edifício comercial mais alto do mundo e, não por acaso, foi construído durante o auge da expressão Art Deco.

Pastéis e cores fantasiosas, motivos geométricos arrojados e ornamentação oriental exótica embelezaram o novo estilo de dinheiro da nação. Lintéis esculpidos nas portas lembram sarcófagos antigos. Até os limiares mais pequenos às vezes exibiam padrões repetidos de elementos naturais estilizados, como samambaias, conchas e ondas, provocando os olhos e a imaginação.

A arquitetura Art Deco também incorporou:

  • Linhas verticais
  • Superfícies planas e polidas
  • Silhuetas irregulares e altas
  • Parapets e torretas
  • Cantos afiados
  • Janelas grandes e blocos de vidro
  • Temas exóticos misturando elementos clássicos

Art Moderne (Streamline)

Em uma escala tão grande quanto o Art Deco, o Art Moderne foi reduzido e suavizado, com uma aparência aerodinâmica. O advento das viagens aéreas, associado à modernização de outros modos de transporte, teve muito a ver com essa sensibilidade impulsionada pela velocidade. Algumas arquiteturas do Streamline quase aparecem como as linhas de um trem-bala de prata ou de um navio cortador voador quando vistas através dos olhos semicerrados.

A Art Moderne manteve a escala e a simetria da arquitetura Art Deco, mas descartou todos os remanescentes de qualquer ornamentação exótica e cara. A angularidade deu lugar a cantos arredondados; as alturas foram reduzidas e os vãos aumentados, dando às linhas horizontais o centro das atenções. As cores dos materiais de construção também eram mais terrosos nos edifícios da Art Moderne, geralmente em tons de marfim, arenito ou pedra-pomes.

Internacional

Tão impressionante quanto os outros estilos modernos, a International ofereceu uma reviravolta. Favoreceu a assimetria e completa falta de embelezamento. Bauhaus, um dos principais minimalistas, foi uma das principais forças por trás desse ramo da arquitetura. Embora a International estivesse um mero passo além da Moderne, a diferença foi acentuada.

Um exemplo principal do estilo internacional é o edifício da Philadelphia Saving Fund Society (PSFS). Sua aparência estriada e estriada é interrompida pela porção estreita que se projeta perpendicularmente a um canto. Construído em 1932, o visual do arranha-céu influenciou projetos adicionais em residências na Cidade do Amor Fraternal.

A Depressão e a guerra iminente logo abafaram o apelo modernista por enquanto, mas não para sempre.

Mínimo Tradicional

O estilo tradicional mínimo surgiu por volta de 1925 e explodiu após a Segunda Guerra Mundial: você ou alguém que você conhece provavelmente vive em uma casa construída com esse estilo. Diferentemente de suas contrapartes vistosas, uma casa de estilo tradicional minimalista inaugurou a era da casa "cortadora de biscoitos". Compacto, simples e construído sem ênfase na imaginação, esse estilo era compartimentalizado e quadrado com pouca ou nenhuma ornamentação. Varandas e saliências eram muito pequenas, se presentes. Tão pequenas quanto os bangalôs, mas com menos individualismo, essas casas preenchiam a necessidade de novas moradias baratas e rapidamente construídas.

Muitas vezes, uma casa de fazenda aumentada por estilos clássicos, como Cape Cod, a casa tradicional mínima tinha muitas fachadas. Essas casas não seguem uma fórmula de estilos arquitetônicos definidos, como número de dormers ou proporções proporcionais. Eles eram frequentemente construídos com materiais naturais nativos de seu ambiente geográfico.

Pin
Send
Share
Send