Como desligar um circuito elétrico

Pin
Send
Share
Send

Quando ocorre um problema elétrico, como um curto-circuito, é importante desligar a energia rapidamente para evitar um incêndio. Você também precisará desligar a energia sempre que fizer reparos ou substituições em um circuito elétrico. A maneira mais rápida de fazer isso é desligar o disjuntor principal no painel ou, se você tiver uma caixa de fusíveis, remover o fusível principal. Mas isso desligará a energia de toda a casa, portanto é apenas para emergências. A melhor solução é geralmente desligar a energia de um circuito individual, desligando o disjuntor ou removendo o fusível que controla esse circuito. Sempre teste luzes, interruptores e tomadas antes de trabalhar nelas, mesmo se tiver certeza de que desligou o disjuntor certo.

Familiarize-se com sua caixa de disjuntor

Use um disjuntor em direção à parte externa da caixa para desativá-lo.

O centro de controle do sistema elétrico da sua casa - o painel elétrico principal - contém disjuntores que desligam a corrente em circuitos individuais. Os disjuntores são interruptores especiais que podem ser ligados e desligados manualmente para controlar a energia de circuitos individuais, mas também são dispositivos de segurança que se desligam automaticamente quando detectam problemas, como curtos-circuitos, picos de energia ou consumo excessivo de energia. Se você não souber onde está o painel principal, observe onde os fios elétricos das linhas de energia estão conectados à sua casa. O painel deve estar em uma parede interna muito perto desse ponto. Às vezes, fica no armário de um quarto ou em outro lugar inesperado, mas geralmente fica no porão, na parede da garagem, na despensa ou em outro local semelhante. Pode até ser do lado de fora do edifício. Encontre-o e anote sua localização para não precisar procurá-lo em caso de emergência.

Ao abrir a porta do painel, você verá uma variedade de comutadores individuais. Cada chave é um disjuntor, e você desliga a energia de qualquer pessoa que o disjuntor controle, alternando a chave em direção à parte externa do painel. O disjuntor maior na parte superior do painel é o disjuntor principal; controla toda a energia que flui para os disjuntores individuais. Na parte interna da porta do painel, deve haver um índice informando qual circuito cada disjuntor controla. Se você não vir esse índice, ou estiver desatualizado, é hora de criar um novo, catalogando todos os dispositivos da casa que disparam quando você desliga cada um dos disjuntores no painel.

O painel elétrico em algumas casas antigas possui fusíveis parafusáveis ​​em vez de disjuntores comutáveis.

Caixas de fusíveis

A menos que tenham recebido atualizações elétricas, casas construídas antes de 1960 podem ter caixas de fusíveis, que são os precursores das caixas de disjuntores. Os fusíveis são elementos sensíveis ao calor envoltos em vidro e porcelana e você desliga a energia de um circuito desaparafusando e removendo o fusível que controla esse circuito. Assim como os disjuntores, os fusíveis também servem como dispositivos de segurança que queimam e interrompem o fluxo de energia quando detectam problemas elétricos. Como cada fusível é envolto em material isolante, é seguro tocar um com a mão, mas é aconselhável usar uma luva de borracha para o caso. Você também deve usar sapatos com sola de borracha sempre que tocar em fusíveis ou disjuntores.

Desligando a energia

Agora que você já conhece o seu painel e foi devidamente indexado, pode desligar facilmente a energia de qualquer dispositivo da casa. Simplesmente localize o disjuntor que controla o circuito e vire-o para a parte externa do painel. Pode ter uma marcação OFF no swtich também. Certifique-se de alternar o suficiente para produzir um clique audível. Ligar a energia novamente é simplesmente uma questão de empurrar o interruptor de volta para a posição LIGADO.

Se uma tomada individual estiver equipada com um receptáculo GFI (interruptor de falha à terra), você poderá desligar a alimentação dessa tomada disparando o GFI. Para disparar um GFI, pressione a parte superior dos dois botões que você vê na face frontal do receptáculo até ouvir um clique. Dependendo de como o GFI foi instalado, isso desligará a energia exatamente nesta tomada ou também poderá desligar a energia das luzes ou dos receptáculos "a jusante" do GFI, caso tenham sido conectados para alimentar a partir do GFI. Quando quiser restaurar a energia, pressione o botão inferior.

As saídas GFI são necessárias em locais úmidos, como banheiros e cozinhas, bem como em locais localizados fora ou abaixo da classe. Cada um possui um disjuntor interno e reinicializável. Geralmente, há um ou mais GFIs em um circuito que também possui luzes e tomadas que não são GFI.

Sempre teste a tensão

Um testador de tensão sem contato fornece uma maneira segura e confiável de garantir que a energia esteja desligada.

Após desligar um disjuntor, é importante testar a voltagem antes de começar a desconectar os fios. Um erro no índice do painel ou um disjuntor com defeito pode resultar em choque, lesão ou incêndio se você avançar sem verificar primeiro. Um testador de tensão sem contato é a ferramenta mais segura e fácil de usar para isso. Ele possui uma única sonda que detecta o campo magnético ao redor de um fio ativo. Se você segurar a sonda próxima a um fio ou terminal ativo, um LED no testador acenderá. Um testador de dois fios também é confiável, mas cada sonda deve estar em contato com um fio ou terminal vazio antes que o LED acenda. Se você estiver trabalhando em um receptáculo, poderá testá-lo com um testador de receptáculo de plug-in ou conectando uma luz ou dispositivo que você sabe que está funcionando.

Pin
Send
Share
Send