Tensão vs. Compressão de concreto

Pin
Send
Share
Send

O concreto tem sido usado para construção desde os tempos romanos. É uma rocha essencialmente artificial, feita com uma pasta de cimento e água para unir algum material sólido, como areia ou cascalho. O concreto moderno é feito com cimento Portland, água, areia e algumas rochas chamadas agregadas. É um material de construção versátil e durável, usado em estradas, pontes, casas, edifícios comerciais e em muitos outros lugares. Instalado e curado adequadamente, durará anos.

Uma fundação de concreto como essa suportará o peso de uma casa facilmente.

Compressão

O concreto tem uma enorme resistência à compressão, a capacidade de suportar pesos ou forças pesadas sobre ele. Também ganha força à medida que envelhece. O concreto solidificará em algumas horas e endurecerá ou endurecerá em alguns dias, mas continua a ganhar força por pelo menos 28 dias. Algumas estruturas de concreto muito espessas, como barragens, continuarão ganhando força por meses ou anos.

Tensão

O concreto quase não possui resistência à tração, a capacidade de suportar prensagem ou alongamento. Coloque uma placa entre dois suportes e pressione o centro. Vai dobrar. A parte superior da placa está sob compressão, a parte inferior que dobra está sob tensão. O concreto pode resistir à compressão, mas quebrará sob a tensão. Rachaduras de concreto nas estradas e lajes são em grande parte devido à tensão; pesos diferentes em diferentes áreas produzem forças de tração.

Relação Tensão-Compressão

A relação tensão / compressão do concreto é de cerca de 10 a 15%. Ou seja, ele pode suportar cerca de 10 vezes a força de tração ou compressão da força de tração ou tensão. Ambos os pontos fortes aumentam com a idade, mas a proporção é constante. O concreto de cimento Portland com menos de um ano de idade possui resistência à compressão de 1.000 libras por polegada quadrada (psi) e resistência à tensão de 200 psi. O concreto com mais de um ano tem compressão psi de 2.000 libras e tensão psi de 400.

Reforçar

Para dar resistência à tração do concreto - para apoiar vigas em uma ponte ou prédio, por exemplo - é adicionado aço de reforço. O aço possui grande resistência à tração; Dobra sem quebrar. A combinação produz a força necessária para vigas de ponte, estradas, paredes de edifícios e outras construções. Uma combinação ainda mais forte é o concreto protendido. O aço de reforço é esticado ou submetido a uma tensão antes de o concreto ser derramado em torno dele. Quando a tensão é liberada, a tendência do aço de retornar à sua forma não esticada adiciona tensão reversa que fortalece uma viga ou viga de concreto.

Pin
Send
Share
Send