Como amêijoas produzem suas conchas?

Pin
Send
Share
Send

Amêijoas são criaturas marinhas que se enterram nos sedimentos do fundo do oceano. São bi-válvulas que podem viver tanto em água doce quanto em salgada. Biválvula refere-se às duas conchas que formam a concha externa da amêijoa que é articulada com uma articulação e um ligamento. As amêijoas não são apenas saborosas, mas também criaturas fascinantes que produzem suas conchas a partir dos minerais na água que os cerca.

Amêijoas usam o material ao seu redor para construir suas conchas.

Um olhar sobre conchas

As conchas são as casas e os meios de proteção de muitas criaturas que habitam a água, incluindo moluscos, quitões e amêijoas. Muitas conchas são projetadas para fins específicos, como escavação, ancoragem e cultivo de plantas de camuflagem. As conchas têm muitas formas e tamanhos interessantes, como será mostrado em uma caminhada na praia. Eles também falam muito sobre a vida dos animais contidos nela. Uma concha pode indicar ataques de predadores e subsequente cura das feridas da batalha. Segundo os conchologistas da América, as criaturas sem casca vivem em afloramentos rochosos, entre algas marinhas, em corais e enterrados sob os fundos marinhos.

Anatomia de um molusco

As amêijoas possuem uma concha externa que consiste em duas partes de tamanho igual conectadas por quatro dentes entrelaçados que criam uma dobradiça. O molusco se liga a essas conchas por meio de um órgão externo chamado manto. Amêijoas também têm uma estrutura cardiovascular muito básica que consiste em um coração pequeno, duas artérias e duas veias. Segundo os recifes, suas brânquias realizam trocas gasosas, filtragem de partículas de alimentos e remoção de substâncias tóxicas. Seu sistema nervoso fornece respostas para a sobrevivência e eles possuem um sistema digestivo simples que decompõe os alimentos e elimina o desperdício. As amêijoas são hermafroditas, ou seja, possuem os órgãos sexuais masculinos e femininos.

Como amêijoas produzem conchas

Amêijoas criam suas conchas a partir do cálcio que está presente na água ao seu redor. É o manto que contém amêijoas na casca que realmente produz a casca. O molusco extrai os vários tipos de depósitos de cálcio disponíveis na água e o armazena por semanas ou até meses. Em seguida, ele libera o material em uma espécie de cola solta, adicionando bits à borda da concha à medida que o molusco cresce. Este material deve endurecer com a mesma consistência que o restante do invólucro. Os sulcos na concha indicam quantos anos o molusco tem.

Poluição e construção de conchas

As amêijoas são sensíveis aos efeitos da poluição porque filtram a água ao seu redor. Eles devem extrair os minerais dentro da água para produzir sua cobertura protetora. Distúrbios nos níveis de dióxido de carbono na atmosfera afetam a quantidade de carbonato de cálcio necessária para a construção de conchas, de acordo com o GlobalChange.

Pin
Send
Share
Send