O que você pode usar em um sistema séptico para desobstruir o leito de lixiviação?

Pin
Send
Share
Send

Os tratamentos químicos ou biológicos pretendidos para beneficiar sua fossa séptica não abrirão um campo de drenagem do sistema séptico entupido: alguns produtos químicos podem matar raízes e outros dissolver alguns entupimentos de graxa em tubos, mas o uso excessivo de produtos químicos de limpeza pode realmente matar as bactérias essenciais para a função do campo de drenagem. Os tratamentos do sistema séptico que contêm enzimas ou organismos benéficos não prejudicam o sistema séptico, mas apenas limpam os depósitos de sabão e graxa nos tubos de drenagem, não no próprio leito de lixiviação. Camas de lixiviação entupidas com resíduos sólidos e tapetes bacterianos grossos podem levar dois anos para se recuperar.

Bombeie fossas sépticas regularmente para evitar problemas no campo de drenagem.

Como funciona

Um sistema séptico que funciona corretamente pode operar por várias décadas. Drene a água e o esgoto coletados primeiro em uma fossa séptica subterrânea. Os resíduos sólidos se depositam no fundo e as bactérias no tanque digerem grande parte da matéria orgânica. O efluente de esgoto do tanque contém pouco resíduo sólido e flui para o solo através de uma rede de tubos perfurados enterrados no campo de drenagem além do tanque séptico. As bactérias no solo tratam o efluente, que purifica à medida que a água se dispersa em direção ao lençol freático. Sempre que possível, os tubos de drenagem dispersam o efluente em vários leitos retangulares separados. Uma cama de lixiviação oferece uma alternativa usando toda a metragem quadrada de um espaço menor como um campo de drenagem contínuo.

Manutenção Necessária

Após anos de uso, uma fossa séptica coleta uma camada profunda de lodo indigestível. O lodo no tanque reduz o volume de água no tanque, acelerando o movimento de esgoto no tanque. O efluente de uma fossa séptica com altos níveis de lodo carregará resíduos sólidos que podem entupir rapidamente o leito de lixiviação. Nenhum tratamento séptico dissolve o lodo, uma das principais causas de campos de drenagem entupidos. Quando o lodo ou a espuma flutuante no tanque ameaçar a eficiência do tanque, você precisará de um serviço profissional para bombear o conteúdo para descarte.

Problemas

Os campos de drenagem podem parar de funcionar porque as raízes das árvores invadem e bloqueiam os tubos de drenagem do campo. Os produtos químicos que matam as raízes podem matar as raízes das árvores, mas não removem o entupimento das raízes. As brocas de drenagem com brocas de corte podem abrir os tubos entupidos, mas as raízes podem levar meses para se decompor. Todo o leito de lixiviação entope quando as bactérias que alimentam o esgoto formam um tapete grosso abaixo do sistema de drenagem. O efluente que não pode fluir através do tapete bacteriano escoa até a superfície ou entra em erupção a partir do ponto mais baixo do sistema. Matar essas bactérias essenciais impede o campo de drenagem de tratar o esgoto e não dissolve o tapete. Muitas vezes, a única opção é a construção de uma nova cama de lixiviação.

Soluções

Manter o solo acima do sistema de drenagem livre de arbustos e árvores ajuda a impedir que as raízes obstruam os tubos. Em vez disso, ajardine a área com plantas com raízes rasas, para evitar a erosão. O bombeamento do tanque séptico prolonga regularmente a vida útil do campo, mas em alguns solos, as esteiras bacterianas podem entupir um leito de lixiviação em apenas alguns anos. Os sistemas de drenagem duplicados permitem que os proprietários usem uma parte do campo de drenagem por dois anos, enquanto o restante campo seca e limpa. Se o leito de lixiviação estiver apenas encharcado, o corte em 30% do uso doméstico pode às vezes reduzir a carga no sistema séptico o suficiente para permitir uma recuperação natural, de acordo com a revista Pipeline.

Pin
Send
Share
Send