Como cuidar de samambaias

Pin
Send
Share
Send

As samambaias são uma das espécies de plantas mais antigas e diversas, com mais de 300 milhões de anos. Embora possam ser encontrados crescendo naturalmente em áreas que variam de densas e úmidas selvas a cavernas rochosas, várias variedades de samambaias são agora amadas plantas de interior. Seja você um cuidador de plantas amador ou um entusiasta da horticultura, cuidar de uma samambaia pode ser fácil e agradável.

Como cuidar de samambaias, como cuidar de samambaias

Tipos comuns de samambaia

Existem mais de 10.000 tipos diferentes de samambaias registrados, com um número estimado de 5.000 a mais que ainda não foi descoberto. A samambaia mais popular para se manter dentro ou ao redor da casa é a samambaia de Boston, que provavelmente é o que a maioria das pessoas imagina quando pensa nesse tipo de planta. As samambaias de Boston têm folhas grossas e largas, que podem ficar muito espessas e estendidas nas condições certas, e brotam folhas com cores variando de dourado a verde. As samambaias Maidenhair também são comuns por suas folhas verdes vibrantes que escurecem levemente com o tempo e se assemelham às samambaias de Boston, mas têm caules delicados e finos. As samambaias Staghorn são excepcionais por sua capacidade de crescer fora do solo e podem ser facilmente mantidas montadas em uma parede para uma declaração de estilo importante em qualquer sala com muita luz.

Manutenção básica

Na natureza, a maioria das samambaias gosta de viver em espaços sombrios e úmidos. Para manter uma atmosfera ideal para a sua samambaia, tente mantê-la em uma sala onde a água normalmente escorra, como o banheiro ou a cozinha. Como qualquer planta, no entanto, as samambaias precisam ver o céu e a luz do sol para crescer, portanto, mantenha-as nesses espaços se puderem atender às suas necessidades de luz. Você ainda pode manter sua samambaia hidratada com regas regulares, conforme necessário, e adicionar umidade e umidade adicionais, borrifando as folhas com um frasco de spray cheio de água a cada poucos dias. Para garantir que sua samambaia esteja recebendo a quantidade certa de água, regue-a quando o solo estiver seco, mas não deixe repousar na água coletada na panela. Você também pode regar sua planta por baixo enchendo uma bandeja com um pouco de água e pedras suficientes para se destacar, e coloque a samambaia em cima das pedras.

Para garantir que sua samambaia não seque ou queime, mantenha-a em um local onde as folhas não sejam tocadas pela luz solar direta demais. Naturalmente, as samambaias preferem o dossel sombrio de uma floresta ou chão de selva, então faça o possível para imitar essas condições colocando-as em uma sala que receba pelo menos duas horas de luz indireta por dia.

Como tratar problemas

Como as samambaias requerem cuidados específicos, problemas de saúde não são incomuns. Eles geralmente são fáceis de tratar, desde que você saiba identificar os sintomas. Se sua samambaia tem pontas marrons ou uma cor cinza geral em suas folhas, provavelmente significa que está desidratada. Toque no solo para ver se é esse o caso e regue-o uniformemente com um regador que chegue entre as folhas. Se a samambaia estiver molhada e ainda parecer triste, pode ser podridão das raízes. Nesse caso, as raízes parecerão marrons e atrofiadas. Se você vir isso, retire a samambaia da panela e limpe o máximo de solo possível das raízes. Corte as raízes apodrecidas e coloque-as novamente em um recipiente com boa drenagem para ter a melhor chance de vê-la se recuperar. Para folhas ou manchas pretas nas folhas, corte o crescimento morto e, se puder, adicione composto rico em nutrientes ao solo, caso os nematóides sejam a causa da descoloração.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Como Cuidar de Suas Samambaias (Pode 2024).