Uma cartilha rápida para quem ainda não se interessa pelo design escandinavo

Pin
Send
Share
Send

crédito: Nordiska kök

Você sabe disso quando vê: algo sobre o design escandinavo parece tão, bem, legal. Da IKEA aos designers de móveis clássicos, como Arne Jacobsen, aos quartos minimalistas e arejados, é fácil ver por que o design escandinavo é adotado com tanto amor fora de sua região natal. E bandos de amantes da decoração estão constantemente buscando inspiração.

Veja, por exemplo, o número de interiores inspirados em Scandi que você pode encontrar apenas no Instagram. #ScandinavianDesign gera 2,8 milhões de resultados e #ScandinavianHome possui 1,1 milhão. Você verá os elementos de design habituais: muitos armários brancos, materiais naturais, paletas de cores neutras e decoração minimalista. Estamos dando uma rápida olhada em como o estilo se tornou tão sinônimo de decoração moderna hoje.

Origens do design escandinavo

crédito: Danish Design Store

As origens do design moderno escandinavo, tal como o conhecemos, datam da década de 1930. Um marcador importante no desenvolvimento do estilo remonta a uma de suas figuras mais conhecidas. Em 1924, o departamento de móveis foi oficialmente estabelecido na Escola de Arquitetura da Real Academia Dinamarquesa de Belas Artes. Kaare Klint, muitas vezes referido como o pai do design dinamarquês moderno, orientou vários estudantes promissores que acabariam criando algumas das peças importantes do estilo.

Nessa época, como Andrew Hollingsworth escreve em Dinamarquês Moderno, "os móveis foram despojados para sua simplicidade e função lógica, mantendo o calor e a beleza inerentes à fabricação de armários tradicional". De fato, muitos designers escandinavos famosos foram treinados em marcenaria para começar.

Em 1927, a Associação Dinamarquesa de Marceneiros criou uma exposição anual destinada a destacar o design de móveis da época. Eventos como a Exposição de Estocolmo de 1930, que atraiu cerca de 4 milhões de pessoas, de acordo com Hollingsworth, continuaram a destacar a engenhosidade da arquitetura, mobiliário, arte aplicada e muito mais. As peças dinamarquesas começaram a ser importadas para os EUA por volta da década de 1940 e o interesse pelo estilo começou a aumentar. "Entre 1950 e 1954, as exportações dinamarquesas para os EUA aumentaram quase cinco vezes", escreve Hollingsworth.

Avanço rápido de hoje e o desejo pelo design escandinavo ainda está forte. Sejam grandes varejistas como IKEA, marcas de ponta como Gubi ou favoritos da galera como Hay, Ferm e Menu, há definitivamente um mercado para o estilo inspirado em Scandi.

Design Escandinavo Hoje

crédito: Hay

Por causa de seus vínculos com a fabricação de armários, o design dinamarquês frequentemente se concentra em fatores como "a beleza dos materiais naturais" e "artesanato de qualidade", como explica Hollingsworth. Muitas casas de inspiração escandinava destacam a beleza dessas peças, mantendo a decoração geral mínima.

A vibração simples e acolhedora desses espaços inspira o clima do Hygge, um conceito que realmente começou a ganhar força em 2016. Agora associado ao aconchego e à permanência - basicamente se traduz em "tirar um tempo e fazer as coisas simples parecerem especiais", de acordo com IKEA - a ideia também lembra texturas suaves, cores suaves e superfícies livres de desordem.

À medida que o design escandinavo evoluía, ele geralmente se concentrava em mesclar praticidade com beleza. Os designers queriam "criar objetos realmente úteis e relevantes ou brukskunst (arte útil), como ficou conhecido ", escreva Charlotte e Peter Fiell em Design escandinavo. Cada design precisava levar em consideração o relacionamento entre o objeto e seu proprietário. Isso significava prestar muita atenção, por exemplo, em como um corpo se sentaria em uma cadeira - como exemplificado pelos "estudos detalhados de proporções anatômicas" de Klint.

No entanto, o mobiliário é apenas uma parte do interior escandinavo moderno como o conhecemos hoje. Outros elementos incluem arranjos florais simples, artisticamente colocados e detalhes em madeira. A iluminação escandinava geralmente apresenta formas esculturais, algumas semelhantes ao estilo moderno do meio do século (as duas tinham alguma sobreposição). Embora a maioria dos interiores seja branca ou neutra, muitas vezes as cores são introduzidas de maneiras divertidas, mas de bom gosto. Tudo parece estar exatamente no lugar certo.

Independentemente do espaço - da sua sala de jantar ao quarto das crianças - o design e a estética escandinavos podem proporcionar uma sensação de relaxamento em sua casa.

Pin
Send
Share
Send