Revestimento de cortiça: o que você precisa saber

Pin
Send
Share
Send

O piso de cortiça oferece muitas características benéficas.

A cortiça serve como uma excelente opção de piso para qualquer sala onde conforto, durabilidade e aparência sejam igualmente importantes. Este material natural oferece uma aparência semelhante ao piso de madeira ou laminado, mas possui uma capacidade muito maior de isolar-se contra ruídos e ar frio. Os pisos de cortiça são vendidos como ladrilhos colados ou pisos flutuantes. A condição da superfície do piso existente ajuda a determinar qual é a melhor opção para uma nova instalação de piso de cortiça na sala.

Cortiça: Feito de Casca de Árvore

Crédito: miguelangelortega / Moment / GettyImagesCork vem do sobreiro.

A cortiça utilizada no revestimento provém da casca do sobreiro (Quercus suber) Proeminente no sul da Europa, este carvalho é único, pois sua casca se regenera após a colheita. A casca também é colhida de forma sustentável sob rigorosas regulamentações governamentais para garantir a saúde das árvores.

Depois de colhida, a casca é lascada em pedaços finos, misturada com um agente ligante e depois cozida em forma de folha em um forno. Em muitos casos, o piso de cortiça curada é cortado em ladrilhos. Alguns fabricantes de pisos utilizam subprodutos da indústria de cortiça, em vez de casca de sobreiro recém-colhida, resultando em uma indústria com muito pouco resíduo.

O piso de cortiça usado para pisos flutuantes projetados tem três camadas: cortiça de forno como camada inferior, painel de fibras como camada intermediária e um verniz de cortiça como camada superior. O folheado sai direto da casca da árvore, raspado em finas camadas.

Benefícios do revestimento de cortiça

Crédito: Vera Shestak / iStock / GettyImagesCork é poroso e, no entanto, naturalmente resiste à umidade.

As características naturais de Cork o tornam um pouco único no mundo dos pisos, oferecendo uma combinação de benefícios que nenhum outro tipo de piso pode igualar.

  • A cortiça é confortável sob os pés, dando um pouco enquanto você caminha ou fica em cima dela. Isso também significa que os objetos de vidro caídos sobre ele têm um pouco menos probabilidade de se quebrar do que se forem jogados sobre um piso de madeira ou ladrilho. Sua porosidade também significa que a cortiça absorve o som muito bem - exatamente o oposto do piso de madeira ou laminado, que pode ser bastante alto. Também é um ótimo isolante, graças a essa mesma estrutura porosa.
  • A cortiça é hipoalergênica, em grande parte porque não absorve poeira. Também é antimicrobiano e resistente ao mofo e bolor. Isso faz da cortiça uma excelente opção para quem tem asma ou alergias.
  • A cortiça resiste à umidade. Uma resistência natural à umidade, graças a uma substância chamada suberin, é uma das razões pelas quais a cortiça é usada para rolhas de garrafa há séculos. Essa mesma resistência à umidade facilita a limpeza quando se trata de derramamentos, especialmente quando comparado ao carpete. No entanto, a resistência à umidade pode ser afetada pelo selador usado no piso de cortiça. Lacunas entre os ladrilhos podem permitir que a umidade penetre.
  • Cortiça dura décadas. Com os devidos cuidados, um piso de cortiça pode durar 40 anos ou mais, tornando-o uma opção muito melhor do que o vinil, por exemplo. Alguns dos edifícios de Frank Lloyd Wright de um século atrás ainda têm seus pisos de cortiça originais. Verifique a garantia oferecida por vários fabricantes de pisos de cortiça: Alguns oferecem generosas garantias de 25 anos.
  • Cork é bastante acessível em cerca de US $ 3 a US $ 8 por pé quadrado - comparável aos preços de madeira e carpete.

As desvantagens do revestimento da cortiça

Muito parecido com uma placa de cortiça, os pisos de cortiça podem ser danificados por goivagem ou objetos pesados.

Embora os pisos de cortiça ofereçam um número considerável de benefícios em comparação com outros materiais de piso, existem algumas desvantagens em potencial.

  • Piso de cortiça desbotada. A exposição regular à luz solar direta pode fazer com que uma área do piso fique mais clara que as demais. Isso acontece em áreas onde as cortinas são deixadas abertas durante as partes mais brilhantes do dia e os raios de sol brilham no chão. Para ajudar a combater esse problema, considere manter as cortinas fechadas ou coloque um tapete sobre a área mais exposta à luz solar intensa.
  • Dentes acontecem. Um piso de cortiça cede sob pressão, assim como uma montanha-russa ou um quadro de avisos. Pisos de cortiça podem não ser a melhor opção para uma sala com móveis ou eletrodomésticos pesados, pois você provavelmente notará amassados ​​se alguma vez mover essas peças. Se você escolher cortiça para a sala de qualquer maneira, considere colocar bases para copos de móveis sob as pernas dos móveis ou tiras de madeira embaixo de aparelhos pesados, como a geladeira. Com o tempo, os amassados ​​costumam se recuperar, pelo menos parcialmente, porque a estrutura celular da cortiça tem memória.
  • Cortiça vai manchar. Enquanto a cortiça resiste à umidade, os pigmentos do vinho, por exemplo, podem causar manchas. A cortiça pode não ser a melhor opção para uma cozinha ou qualquer local onde ocorram derramamentos, como uma sala de jantar para famílias com crianças pequenas. Limpe derramamentos e respingos imediatamente para evitar descoloração permanente. A vedação adequada pode ajudar a evitar manchas.
  • Arranhões acontecem, também. Embora a cortiça geralmente resista a abrasões, pequenos itens como pedras rastreadas do exterior podem arranhar ou arranhar o chão se arrastados por baixo de um objeto pesado. Uma faca derrubada também pode danificar o piso se a lâmina cair na cortiça. Se você tem animais de estimação que arranham o chão, a cortiça pode não ser uma boa opção.
  • A cortiça exige aclimatação. Como muitas opções de pisos de madeira e laminado, alguns materiais de piso de cortiça requerem aclimatação antes da instalação. Em alguns casos, você precisará deixar a cortiça na sala do projeto por até três dias antes da instalação. Os ladrilhos de cortiça podem até mudar ligeiramente de forma durante a aclimatação, para que não fiquem completamente quadrados depois. A alteração mais comum são os ladrilhos encolhendo ligeiramente nos cantos.

Considerações sobre a instalação de cortiça

O melhor tipo de piso de cortiça para qualquer sala depende da superfície do piso existente. As telhas de cortiça colada exigem um subpiso completamente liso para impedir que falhas como recuos e saliências sejam mostradas. A superfície também deve estar completamente limpa; caso contrário, o adesivo pode não colar corretamente.

Um piso flutuante de cortiça, por outro lado, é muito mais tolerante, permitindo que você coloque o piso sobre madeira ou vinil velho que não está na melhor forma. Um piso flutuante de cortiça se expande um pouco mais do que um piso de cortiça colada. E pisos flutuantes de cortiça também podem ser usados ​​em calor radiante, embora apenas se aquecer a superfície a 82 graus F. ou menos. (A temperatura exata recomendada pode variar de acordo com o fabricante.)

Qualquer tipo de piso de cortiça pode ser usado em um banheiro, embora uma camada extra de poliuretano seja recomendada para ajudar a evitar problemas de umidade.

Cuidados pós-instalação de pisos de cortiça

Crédito: MurzikNata / iStock / GettyImagesMude a palavra diariamente. Utilize apenas os produtos de limpeza mais gentis em cortiça.

Quanto à limpeza, trate o piso como um piso de madeira, varrendo-o ou aspirando-o diariamente com um aspirador de superfície dura. Lave-o semanalmente com algumas gotas de detergente em um balde de água. Mergulhe um esfregão na água e torça a maior parte da umidade. Limpe o chão com um pano macio depois para ajudar a impedir que a umidade penetre nas costuras.

Siga as recomendações do fabricante de pisos para selantes, pois o piso precisa ser vedado a cada poucos anos. Alguns fabricantes recomendam cera, enquanto outros recomendam camadas de poliuretano.

Pin
Send
Share
Send