Problemas na parede do bloco de concreto

Pin
Send
Share
Send

Os blocos de concreto, também comumente chamados de blocos de cimento, são tradicionalmente usados ​​para construir fundações e paredes de edifícios. Os blocos de acabamento retangular e áspero com centros abertos são geralmente preferidos por sua resistência, versatilidade, peso leve e acessibilidade. No entanto, como a maioria dos materiais de construção de paredes, as paredes de blocos de concreto podem desenvolver problemas relacionados a ciclos climáticos congelantes, quantidades extremas de chuva, pressão de estruturas de concreto próximas e tráfego intenso de veículos.

Paredes de blocos de concreto podem desenvolver problemas estruturais ao longo do tempo.

Rachaduras

Embora sejam mais comuns na argamassa do que nos blocos de concreto, as trincas são normalmente causadas por mudanças no pé de concreto em que a parede é construída, pressão da água subterrânea ou solo saturado ou veículos pesados ​​ou equipamentos que causam vibrações extremas na estrutura quando operado nas proximidades. Uma fissura vertical que é bastante consistente em largura e tem uma parede de um lado que é mais alta que o outro é geralmente devido a um pé instável. Se a fissura tiver uma forma irregular, o pé provavelmente foi instalado sobre a rocha, um pedregulho ou um preenchimento pouco compactado que faz a parede ceder em um ou nos dois lados.

Paredes inclinadas

Se a parede de um bloco de concreto estiver inclinada ou inclinada para um lado, as circunstâncias acima mencionadas que causam rachaduras provavelmente são a raiz do problema. Em áreas que experimentam temperaturas extremamente baixas, repetidas geadas pesadas podem quebrar os fundamentos do concreto e tornar a parede inclinada.

Flambagem e abaulamento

Paredes de blocos de concreto que desenvolvem protuberâncias e fivelas em vários pontos geralmente fazem parte de um porão ou adega que possui outra estrutura no topo, muito pesada para a parede suportar. A curvatura da parede também pode ser causada pelo peso da terra ou pela água acumulada acima dela.

Falha de cisalhamento

Se as paredes do bloco de concreto parecerem deslizar horizontalmente por cima das partes inferiores da parede, o problema é frequentemente atribuído à falta de reforços verticais de aço na estrutura. Isso é chamado de falha de cisalhamento. Os blocos salientes podem estar no topo da parede ou mais abaixo e são mais comuns em paredes que são unidas apenas por uma laje de concreto subjacente.

Soluções

Uma vez que a parede de um bloco de concreto tenha apresentado anormalidades físicas, ela geralmente está além do reparo. Embora os reforços exteriores de aço possam atrasar uma deterioração adicional, a parede acabará por falhar e precisará ser substituída, uma tarefa difícil e dispendiosa que exige levantar ou prender os tetos e as paredes circundantes. Para evitar futuras falhas na parede do bloco de concreto, os empreiteiros geralmente recomendam o uso de reforços verticais de aço na construção e a contratação do trabalho com um profissional de alvenaria licenciado.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: COMO ASSENTAR BLOCOS DE CONCRETO - ALVENARIA PASSO A PASSO - TRUQUES INCRÍVEIS! (Abril 2024).