Curiosidades sobre Design de Interiores

Pin
Send
Share
Send

Quer você esteja consciente disso ou não, sempre estará cercado por design de interiores. Em todas as habitações, por mais humildes ou magníficas, alguém tinha que escolher as cores do piso e da parede ou determinar a decoração e a colocação dos móveis. A prática de projetar interiores para conforto e beleza é quase tão antiga quanto a habitação humana. Embora períodos e estilos venham e vão, certos princípios permaneceram constantes ao longo dos séculos.

Princípios de Design de Interiores

O design de interiores segue certos princípios comuns a todas as especialidades de design, mas os adapta para criar interiores atraentes e funcionais. Por exemplo:

Unidade refere-se a projetar uma casa como um todo coeso. Cada quarto pode exibir sua própria personalidade, mas, juntos, todos parecem pertencer à mesma casa. Usar tratamentos de janela semelhantes ou um estilo e cor de revestimento ao longo são exemplos de maneiras de criar unidade.

Ponto focal relaciona-se à idéia de que todo cômodo deve ter um centro de interesse visual, que serve para ancorar o arranjo de móveis e adicionar personalidade ao cômodo. Um recurso arquitetônico, como lareira, janela de sacada ou estante embutida, é um ponto focal. Se a sala não possuir esses recursos, um ponto focal pode ser criado agrupando imagens na parede ou organizando objetos decorativos em um aparador, por exemplo.

Cor é uma ferramenta versátil em design de interiores. A cor pode ser usada para unificar espaços ou delinear pontos focais, melhorar visualmente as proporções da sala, iluminar uma sala escura ou esfriar uma sala com uma exposição quente do sul. As cores afetam o seu humor. Os designers usam esse princípio para ajudar a alinhar a atmosfera de uma sala com sua finalidade.

Outros princípios básicos de design de interiores incluem escala e proporção, equilíbrio, ritmo e detalhes.

Design de interiores como profissão

Ao contrário da decoração de interiores, que envolve principalmente os elementos decorativos de uma sala e não requer treinamento formal, design de interiores é uma profissão especializada com seus próprios padrões, requisitos e credenciais. Normalmente, é necessário um diploma de bacharel para entrar no campo, e alguns estados exigem aprovação em um exame para usar o título designer de interiores.

Designers de interiores supervisionam o projeto do início ao fim, incluindo:

  • Trabalhando com o cliente para desenvolver o conceito
  • Elaboração de planos e fornecimento de materiais e fornecedores
  • Coordenar as necessidades de projeto com arquitetos e construtores
  • Supervisão da instalação de móveis e elementos de design
  • Revendo o projeto finalizado com o cliente para garantir satisfação

Os designers de interiores devem garantir que todos os materiais e trabalhos especificados na fase de design atendam aos códigos de segurança e construção aplicáveis. Não fazer isso pode representar riscos, resultando em morte, ferimento ou perda de propriedade - e às vezes levar a penalidades legais para o projetista.

O design de interiores tem várias especialidades, incluindo:

  • Design de iluminação utiliza instalações de iluminação para obter o efeito desejado. Além do trabalho doméstico e comercial, os designers de iluminação podem trabalhar em produções teatrais, instalações de saúde e museus ou galerias.
  • Desenho universal concentra-se em tornar os edifícios acessíveis a todos, incluindo aqueles que são deficientes físicos. Por exemplo, o design universal recomenda o uso de um mecanismo de alavanca em vez de uma maçaneta da porta. Isso facilita a abertura da porta para aqueles que têm uso limitado de suas mãos. Também ajuda quem entra no espaço carregando uma braçada de livros ou uma sacola de compras.
  • Design sustentável incorpora produtos e princípios ambientalmente sustentáveis. O objetivo é projetar um edifício que utilize eficientemente recursos como energia e água, promova a qualidade do ar saudável e esteja livre de materiais tóxicos.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: DESIGN DE INTERIORES - Perguntas e Respostas Q&A PARTE 1 (Abril 2024).