O que é madeira certificada pelo FSC?

Pin
Send
Share
Send

O transporte de caminhões derrubou árvores em Bornéu.

FSC é a abreviação para o Conselho de Gestão Florestal, uma organização internacional sem fins lucrativos que promove a silvicultura responsável. A organização certifica florestas em todo o mundo, garantindo que sejam gerenciadas de maneira ambientalmente correta e economicamente viável sem causar danos sociais. Para receber o logotipo do FSC, que apresenta o contorno de uma árvore com uma marca de seleção no lado esquerdo, a madeira serrada - da madeira importada à cereja doméstica ou carvalho - deve atender aos seguintes padrões:

  • Deve ser legalmente colhido.
  • Não pode violar os direitos tradicionais e humanos.
  • Pode não vir de florestas que estão sendo transformadas em plantações ou convertidas para uso não florestal; em outras palavras, deve vir de florestas manejadas com árvores derrubadas de maneira sustentável.
  • Não pode haver árvores geneticamente modificadas na floresta em que a madeira foi derrubada.
  • A madeira não pode ter sido colhida em florestas que o FSC identificou como sendo de alto valor de conservação - por exemplo, se elas contêm concentrações significativas de biodiversidade; eles mantêm ecossistemas ameaçados, ameaçados ou raros; eles fornecem defesas básicas, como controle de erosão ou proteção de bacias hidrográficas; são essenciais para atender às necessidades básicas das comunidades indígenas, como a subsistência; ou são cruciais para a identidade cultural das populações locais.
crédito: Forest Stewardship CouncilThe FSC logo

Além da certificação florestal, o FSC mantém um sistema certificado de cadeia de custódia que rastreia a madeira em todas as etapas do processo, da floresta ao varejista. A compra de madeira com uma certificação FSC garante que as florestas em declínio não foram prejudicadas pela colheita e ajuda a apoiar o manejo florestal sustentável. Um código no rótulo permite que os consumidores confirmem a veracidade dessa alegação no site do FSC.

O site do FSC declara: "Existem vários outros esquemas de certificação florestal por aí, mas eles não têm os mesmos padrões ambientais, sociais e econômicos, ou uma cadeia de custódia tão rigorosa: rastrear a madeira da floresta até o usuário final O FSC é, portanto, o único esquema de certificação florestal endossado pelas principais instituições de caridade ambiental, incluindo WWF, Greenpeace e Woodland Trust ".

Se você procura madeira de estrutura ou piso de madeira sustentável, procure produtos com o logotipo do FSC.

Uma Breve História do Conselho de Manejo Florestal

Depois que um acordo para parar o desmatamento falhou na Cúpula da Terra do Rio de Janeiro em 1992, algumas empresas, líderes comunitários e ambientalistas se uniram para formar o Conselho de Manejo Florestal. Eles se conheceram no ano seguinte em Toronto na primeira assembléia geral da organização. Lá, eles buscaram uma alternativa aos boicotes aos produtos florestais, que desvalorizavam as florestas, e instituíram uma abordagem voluntária baseada no mercado que visava melhorar as práticas florestais. O Secretariado do FSC estava originalmente sediado na região florestal de Oaxaca, México, mas mudou-se para Bonn, Alemanha, em 2003. O capítulo americano da organização, estabelecido em 1995, tem sua sede em Minneapolis.

Desde a sua criação, o Forest Stewardship Council tornou-se o sistema de certificação florestal mais rigoroso. Atualmente, opera em mais de 80 países que possuem atividade madeireira.

O que torna a certificação FSC única?

Existem outros programas de certificação, mas o FSC possui os mais altos padrões de manejo florestal. Emprega organizações independentes para inspecionar as florestas para garantir que elas mantenham os rígidos padrões estabelecidos pelos 10 Princípios de Manejo Florestal do FSC. Isso inclui o óbvio: que os gerentes florestais cumprem todas as leis, regulamentos e acordos internacionais. Mas os padrões também protegem os trabalhadores florestais da exploração, garantindo que sejam tratados e pagos de maneira justa e exigem que os gerentes florestais empregem práticas sustentáveis ​​e gerenciem adequadamente os ecossistemas para minimizar o impacto ambiental. Eles também especificam que os manejadores florestais, tanto em terras privadas quanto públicas, defendem os direitos legais dos indígenas ao uso da floresta. Isso inclui manter o bem-estar das comunidades locais, incluindo suas preocupações como parte do processo de certificação. Isso requer o envolvimento direto das comunidades e o atendimento de suas preocupações sobre os impactos das operações florestais. Finalmente, o FSC também exige a divulgação pública de todas as auditorias de certificação, mesmo de terras privadas - uma transparência que falta a outros programas de certificação florestal.

Os padrões de gestão também proíbem o corte de florestas antigas, ajudam a proteger a qualidade da água, a impedir a perda da cobertura natural da floresta e a proibir o uso de produtos químicos perigosos. Algumas dessas diretrizes excedem os requisitos nacionais. Por exemplo, o Forest Stewardship Council proíbe o uso de atrazina, um herbicida que foi associado a defeitos de nascimento e poluição da água e que, embora proibido na Europa, permanece legal nos Estados Unidos. Programas de certificação menos rigorosos permitem o uso do produto químico.

crédito: Conselho de Manejo Florestal. Procure madeira com o logotipo do FSC, indicando que foi colhida sob os mais altos padrões de manejo florestal.

Onde você pode comprar madeira certificada pelo FSC?

A Home Depot foi a primeira empresa americana a vender madeira certificada (FSC), a partir de 1994. Os estaleiros de madeira também podem encomendar madeira certificada pelo FSC para você se eles normalmente não a mantêm em estoque, embora você possa ter que persistir em seus esforços. Você pode achar difícil obter madeira serrada com uma certificação FSC, no entanto. Felizmente, o site do FSC possui um banco de dados que você pode usar para procurar varejistas. Você pode pesquisá-lo de várias maneiras diferentes, incluindo o nome da empresa ou o estado em que reside.

Pin
Send
Share
Send