Purificadores de ar: como eles funcionam e por que você precisa de um

Pin
Send
Share
Send

Os purificadores de ar podem ajudar a melhorar sua saúde geral.

A decisão de manter um purificador de ar funcionando em sua casa não é um embate. Para ser eficaz, é necessário 24 horas por dia, o que pode elevar sua conta de energia de US $ 50 para US $ 150 por ano, dependendo do modelo. Adicione a isso os custos dos filtros e o custo inicial da própria unidade, e você poderá pagar pagando até US $ 500 por ano. O ar mais limpo vale esse dinheiro extra? A resposta depende da qualidade do ar ambiente em sua casa e da sua saúde geral.

Dependendo do modelo, um purificador de ar pode remover material particulado, COV ou patógenos, como esporos de mofo e bactérias do ar que você respira, e algumas unidades podem lidar com tudo isso. Pessoas com problemas de alergia ou doenças respiratórias, como enfisema ou DPOC, têm maior probabilidade de se beneficiar de um purificador de ar, mas também as pessoas sensíveis afetadas por Compostos orgânicos voláteis (VOCs) ou fumaça residual de cigarros ou incêndios florestais. Um purificador de ar não substitui o ar fresco de uma janela aberta, mas quando esse ar está cheio de pólen ou fumaça de um incêndio próximo, manter as janelas fechadas e um purificador de ar funcionando torna-se quase uma estratégia de sobrevivência.

A maior parte dos purificadores de ar disponíveis no mercado incorporam uma ar particulado de alta eficiência (HEPA), que pode remover até 99%, ou mais, de partículas com mais do que alguns mícrons. Filtragem de carbono, que remove VOCs e odores, também é comum. Alguns modelos reforçam a filtragem de HEPA e carbono com radiação ultravioleta, que mata patógenos. Outros criam partículas carregadas, ou íons, para atrair poluentes ou fazê-los cair do ar. A mais moderna tecnologia de purificação, oxidação eletroquímica (PECO), produz radicais livres que oxidam VOCs, moldam esporos e bactérias para separá-los e torná-los inofensivos. Muitos purificadores de ar combinam várias dessas estratégias de purificação.

Como funciona a filtragem de ar

crédito: Os purificadores Climate by DesignAir normalmente combinam filtros HEPA com outros métodos de purificação.

Os filtros HEPA foram desenvolvidos pelos militares dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial para uso em máscaras de gás. Um filtro HEPA típico consiste em várias camadas de papel em forma de V, separadas por folhas de alumínio corrugado. Quando um ventilador sopra o ar ambiente através de um filtro HEPA muito bom - um com um valor mínimo de relatório de eficiência (MERV) de 16 a 18 poluentes adere ao material do filtro, e o ar emergente fica livre de partículas maiores que cerca de 0,3 mícrons. Um filtro HEPA de alta eficiência pode até pegar bactérias. No entanto, os poluentes entopem o filtro e, como o filtro não pode ser limpo, ele precisa ser substituído a intervalos regulares.

Por si só, um filtro HEPA não pode remover todos os COVs ou poluentes causadores de odor; muitos sistemas de filtragem de ar também incluem um filtro de carbono. Esse tipo de filtro absorve compostos como formaldeído, benzeno e tolueno que liberam gases de fontes como tecidos para estofados, purificadores de ar, móveis de madeira prensada, tintas e adesivos.

Um sistema de filtragem de ar não é o mesmo que um purificador de ar. Os filtros podem remover patógenos do ar, mas eles não os matam, e os patógenos se acumulam nos filtros e podem acabar se recirculando pelo ar. Um ventilador deve funcionar constantemente para manter o ar circulando pelo filtro, e esses ventiladores geralmente são altos e consomem muita energia.

Purificação por Ar Ultravioleta

Uma lâmpada especial dentro de alguns purificadores de ar gera radiação UV-C

O sol emite um espectro inteiro de radiação ultravioleta e, felizmente, a atmosfera da Terra filtra 100% do tipo mais nocivo. Essa radiação, conhecida como UV-C, prejudica as células destruindo o ácido nucleico e interrompendo seu DNA. Este princípio é usado em purificadores de ar UV. Como possui uma lâmpada interna que emite essa radiação prejudicial trabalhando em conjunto com um filtro HEPA, um purificador de ar UV não apenas filtra os esporos de mofo, bactérias e outros patógenos, mas também os mata. A lâmpada está em um gabinete à prova de radiação; portanto, ninguém nas proximidades do purificador de ar corre o risco de exposição.

Purificadores de ar por ionização

Uma grande desvantagem dos purificadores de ionização é que eles geram ozônio.

Os purificadores de ar por ionização existem desde os anos 90 e podem funcionar com ou sem um filtro HEPA. Eles empregam uma das duas estratégias. No primeiro, um par de placas eletrostáticas com carga oposta cria um campo elétrico que carrega as partículas que passam entre elas. As partículas carregadas precipitam do ar e se acumulam nas placas, que devem ser limpas periodicamente. Os precipitadores eletrostáticos podem remover algumas das partículas menores e mais perigosas, mas geram ozônio, que é poluente e perigoso para pessoas com problemas respiratórios.

O segundo tipo de purificador de ar de ionização emite um fluxo de íons carregados negativamente que se acumulam nos poluentes, aumentando seu peso e carga e forçando-os a se acomodar no ar. O problema dessa abordagem, além de gerar ozônio, é que as partículas grudam eletrostaticamente nos móveis, tapetes e até nos pulmões. Esta não é uma boa solução para pessoas com alergias ou doenças respiratórias.

PECO - a nova tecnologia de purificação do ar

Os purificadores de ar AirocidePECO não têm filtros e não geram ozônio.

PECO (Oxidação Eletroquímica Foto) é uma tecnologia de purificação do ar desenvolvida pela NASA. Os modelos que usam essa tecnologia geram radiação UV-A, que é o tipo menos energético e nocivo de radiação ultravioleta, para energizar um nanocatalisador e iniciar uma reação química oxidativa em sua superfície. É essa reação que remove as impurezas do ar. A tecnologia PECO é semelhante à tecnologia PCO (Oxidação Fotocatalítica) empregada em outros sistemas de purificação de ar ultravioleta. Por se basear na radiação UV-A em vez de uma radiação UV-C mais energética e perigosa, no entanto, um sistema PECO não gera ozônio ou poluentes, como formaldeído e ácido acético, que são subprodutos dos sistemas PCO. Uma empresa que comercializa purificadores de ar PECO afirma que seus produtos são os purificadores de ar mais eficientes do mercado. Eles empregam sopradores elétricos silenciosos e de baixa demanda, que consomem apenas cerca de tanta energia quanto uma lâmpada incandescente.

Escolha de acordo com suas necessidades e orçamento

Um purificador de ar custará entre US $ 150 e US $ 800. Mesmo que você faça o que a EPA recomenda e adquira um modelo com classificação Energy Star, gastará quase tanto em eletricidade para executá-la quanto em um refrigerador com classificação semelhante.

Os purificadores de ar têm suas desvantagens, mas também oferecem benefícios, especialmente para pessoas com alergias e problemas respiratórios. Lembre-se de que um purificador de ar não é um aparelho doméstico. Ele foi projetado para limpar o ar em apenas uma sala e o tamanho da máquina que você precisa depende da metragem quadrada da sala. Lembre-se também de que a operação de um purificador de ar deve ser acompanhada de boas práticas de limpeza. Por si só, um purificador de ar não manterá sua casa livre de odores se você não fizer algo sobre a origem dos odores e não resolverá um problema de molde se você não tomar medidas para erradicar o molde.

Pin
Send
Share
Send