Peat Moss vs. Musgo de esfagno

Pin
Send
Share
Send

O musgo de turfa e o esfagno são produtos de uma classe de briófitas (musgos) denominada Sphagnopsida. Musgo de turfa refere-se ao produto que os jardineiros compram em fardos ou sacos grandes para uso como uma emenda do solo. O musgo esfagno é usado principalmente em artesanato e embalagem. Embora o turfa e o esfagno venham da mesma planta, eles representam pontos diferentes em seu ciclo de vida.

Crédito: IPGGutenbergUKLtd / iStock / Getty Images Solo coberto de musgo ao lado do rio

Peatland Bogs

Crédito: fkienas / iStock / Getty Images Pântano turfoso

O musgo esfagno cresce em turfeiras, um tipo de pantanal com muito pouco fluxo de água. O clima frio e a natureza ácida e com baixo teor de nutrientes da água estagnada são condições ideais para o crescimento do musgo esfagno. As plantas de musgo esfagno vivem na superfície da água, coletando ao longo das bordas do pântano e se espalhando para fora. À medida que as plantas flutuantes morrem, o material morto e em decomposição forma um tapete sob as plantas vivas. Este tapete é chamado de "turfa". Novas plantas de musgo continuam a crescer em cima da turfa, continuando o ciclo. Nos Estados Unidos, existem 51 milhões de acres de turfa, distribuídos por 42 estados. Algumas das turfeiras têm milhares de anos.

Musgo de turfa

Crédito: Tntk / iStock / Getty Images Miniatura em cima de turfa

O tapete de matéria vegetal em decomposição e morta, que é colhida e seca, é chamado de "turfa", mas também "turfa" ou "turfa esfagno". Ele tem propriedades anti-sépticas e foi usado para curar feridas na Primeira Guerra Mundial. Os esquimós o usaram para tratar assaduras. Na Irlanda, a turfa seca é queimada como combustível para aquecer as casas. Atualmente, nos EUA, o musgo de turfa é empregado como aditivo do solo e meio de envasamento. Pode absorver até 20 vezes o seu peso na água e condiciona o solo adicionando ar e permitindo que a umidade penetre. Com um pH de 4,0, a turfa esfagno é útil para plantas que gostam de solo ácido. A turfa também é usada para fabricar os vasos de turfa utilizados no cultivo de mudas.

Musgo de esfagno

Crédito: joloei / iStock / Getty Images Close-up de esfagno

A planta viva que cresce em cima da turfeira é seca e vendida como "musgo esfagno". É usado nas indústrias de artesanato e jardinagem para alinhar cestas e como material de embalagem no transporte de plantas com raiz nua. O musgo esfagno está envolvido em uma doença fúngica chamada Sporothrix schenckii, que ocorre quando o musgo infectado com o fungo entra em contato com uma abertura na pele. Os jardineiros e outras pessoas que trabalham com musgo esfagno precisam usar luvas e mangas compridas ao manusear o produto. O musgo de turfa Sphagnum, composto de matéria morta e em decomposição, não foi encontrado para abrigar o fungo.

Considerações ambientais

Crédito: shujaa_777 / iStock / Getty Images Terra pantanosa musgosa com árvores e água

A controvérsia envolve a colheita de turfa de esfagno. O debate se concentra em saber se o turfa é um recurso renovável ou não. De um lado da questão, os defensores da colheita apontam que apenas uma porcentagem muito pequena de turfeiras está sendo colhida. Como a turfa se forma constantemente nos pântanos, eles alegam que o musgo é renovável. Opositores da colheita de musgo de turfa esfagno argumentam que o musgo de turfa não pode ser considerado um recurso renovável porque o processo de colheita altera permanentemente os ecossistemas de turfeiras. Por esse motivo, os oponentes da colheita acreditam que a regeneração natural do turfa não será possível.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Musgo sphagnum desidratado e musgo verde para orquídeas (Abril 2024).