Como verificar um transformador abaixador

Pin
Send
Share
Send

Um transformador abaixador é aquele que converte energia CA de alta tensão e baixa corrente em energia de baixa tensão e alta corrente. Todas as residências conectadas à rede elétrica obtêm energia de um transformador abaixador na linha de energia. Reduz a tensão de transmissão de milhares de volts para a voltagem residencial padrão de 240 volts, que é dividida em duas pernas de 120 volts no painel principal. Muitos dispositivos eletrônicos, como carregadores de telefone e laptops, empregam transformadores redutores em seus plugues de alimentação para converter eletricidade de 120 volts em uma voltagem muito menor. Além disso, os sistemas de aquecimento doméstico com termostatos e campainhas possuem transformadores abaixadores. Se você viajar para um país com energia de 240 volts nas tomadas, precisará de um transformador abaixador para operar seus aparelhos de 120 volts.

Como verificar um transformador abaixador

É raro o mau funcionamento dos transformadores, mas eles podem superaquecer ao fornecer energia continuamente por um longo período de tempo. Uma das conexões do transformador pode derreter ou pode ocorrer uma interrupção em um dos fios. Você pode testar qualquer transformador, incluindo um carregador de telefone, usando um multímetro. Nos testes do transformador de saída, você usa a configuração do voltímetro para verificar a tensão de saída enquanto o transformador está conectado à energia. Em um teste de continuidade do transformador, você desconecta o transformador da energia e verifica a resistência nas bobinas de entrada e saída usando a função ohmímetro.

Como um transformador abaixador funciona

Um transformador é um dispositivo de indução elétrica e funciona apenas com corrente alternada. Consiste em uma bobina primária e secundária. Cada bobina pode ser enrolada em torno de seu próprio núcleo metálico, ou as bobinas podem ser enroladas em torno do mesmo núcleo. O transformador funciona da mesma maneira.

A energia CA fornecida à bobina de entrada induz um campo magnético no núcleo que, por sua vez, induz uma corrente na bobina secundária. A razão entre a tensão na bobina primária e a bobina secundária é diretamente proporcional ao número de enrolamentos da bobina. Em um transformador abaixador, a bobina de entrada tem mais voltas que a bobina de saída, portanto, a tensão de saída é menor que a tensão de entrada.

Teste do transformador de saída com um voltímetro

Antes de poder testar a tensão de saída em um transformador, é necessário descobrir os terminais da bobina de saída e o transformador deve estar conectado à energia. Para garantir uma leitura precisa, verifique a tensão de entrada com seu multímetro. Defina o dial para ler a tensão CA na faixa apropriada (geralmente 200 VCA) e toque os fios nos terminais de entrada. Se o transformador for conectado a uma tomada, basta inserir os fios nos slots de saída. Em um circuito doméstico, você deve obter uma leitura próxima a 125 VCA.

Agora, abaixe a faixa de tensão e toque nos fios do voltímetro nos terminais de saída. Se o transformador estiver instalado em algum lugar, como no painel de controle do seu sistema de aquecimento, os terminais de saída são os que se conectam aos fios para acessar o que estiver sendo alimentado. Não é necessário desconectar esses cabos. Basta tocar as pontas de prova do medidor nos terminais e observe a leitura do medidor. Deve estar próximo da saída esperada.

Teste de continuidade do transformador

Um teste de continuidade informa se há uma interrupção em qualquer um dos fios da bobina. Para realizar este teste, o transformador deve estar completamente desconectado e você precisa configurar o multímetro para ler a resistência em ohms (Ω). Toque nos fios do medidor nos dois terminais de entrada da bobina principal (eles podem estar marcados como H1 e H2) e verifique a leitura. Uma leitura de resistência muito alta ou infinita indica uma interrupção no circuito. Se você estiver usando um DMM, a resistência infinita é indicada por OL (linha aberta) na tela. Execute o mesmo teste nos terminais de saída (que podem ser marcados como X1 e X2). Se uma bobina registra resistência infinita ou OL, o transformador precisa ser substituído.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Transformador Abaixador (Pode 2024).