Como fazer uma lareira de tijolos parecer nova

Pin
Send
Share
Send

Cansado de olhar para a mesma velha lareira de tijolos? Você pode fazer sua lareira parecer nova com alguns passos simples. Às vezes, uma limpeza completa produz resultados tão impressionantes que a lareira parece nova sem nenhum trabalho adicional. Mas talvez fazer reparos, pintar os tijolos ou revisar completamente a aparência do rosto e da lareira lhe dê a aparência nova que você tanto deseja.

Como fazer uma lareira de tijolos parecer nova

Limpando o tijolo

Mesmo que você saiba que deseja fazer muitos trabalhos de reforma, comece limpando o tijolo. Caso contrário, a tinta e outros materiais não grudam na superfície tão facilmente.

Dentro da lareira, fuligem (também conhecida como creosote) e sujeira acumulam e mancham tijolos não selados, o que requer detergentes mais fortes e um pouco de graxa de cotovelo para limpar.

Procure produtos de limpeza comerciais que mencionem uma fórmula de combate ao creosoto ou que especifiquem o uso de tijolos de lareira. Para pequenas quantidades de creosoto, uma pasta feita misturando bicarbonato de sódio com uma pequena quantidade de água pode limpar a fuligem.

Tanto o creosoto quanto os produtos químicos usados ​​para limpá-lo têm efeitos potencialmente irritantes. Use proteção para os olhos e luvas de borracha ao limpar os tijolos da lareira e siga todas as outras precauções de segurança indicadas na etiqueta do limpador.

Use uma escova de arame para colocar o limpador profundamente na superfície do tijolo e da argamassa, seguido de um pano absorvente para remover a sujeira e os resíduos soltos. Continue a adicionar um novo limpador, esfregue e limpe até ficar satisfeito com os resultados. Você também pode terminar limpando o tijolo com um pano embebido em água morna.

Água morna e sabão deve servir para tijolos selados (que têm uma superfície lisa, brilhante e fácil de limpar) e para os tijolos da lareira / lareira, que não tendem a ser afetados pelo creosoto.

Reparação de tijolo e argamassa

Depois de limpar o tijolo e a argamassa, você pode perceber que a argamassa parece irregular, quebradiça ou lascada. Retire todo o material solto e use um tubo de reparo de argamassa em uma pistola de calafetar para preencher as lacunas ou furos. Em seguida, alise o enchimento da argamassa com uma haste antes de secar, para obter a aparência original de baixo relevo. Limpe o excesso do tijolo como um toque final.

Se um tijolo parecer tão danificado que precise ser substituído, considere remendar a superfície com um pouco de concreto ou mesmo com um pouco de calafetar a argamassa. Você precisará pintar o tijolo reparado para combinar com o esquema de cores original ou pintar todos os tijolos para obter uma aparência nova e uniforme.

Pintura ou vedação

Se você deseja uma aparência renovada depois de dar uma boa esfoliação nos tijolos da lareira, considere adicionar uma camada de selador projetado para tijolos. Isso dá aos tijolos um brilho cintilante e tornará a próxima rodada de limpeza ainda mais fácil.

Pintar tijolos permite preservar essa textura única, enquanto atualiza sua lareira. Comece pintando os tijolos limpos e secos com uma cartilha projetada para este material. Sem primer, a tinta não adere facilmente aos tijolos.

Em seguida, escolha seu estilo: você pode pintar os tijolos individuais para preservar a aparência da argamassa ou pintar todo o conjunto.

Observe que pintar o interior da lareira, também conhecido como fornalha, requer uma tinta resistente ao calor. Alguns proprietários optam por pintar a fornalha de preto, para que qualquer creosote que se acumule no interior permaneça completamente oculto. No entanto, ainda é uma boa idéia limpar a fornalha regularmente, pois o creosote pode pegar fogo.

Outras idéias de renovação de lareira

Talvez você queira simplesmente se livrar completamente da aparência de tijolo. Felizmente, é possível criar uma lareira de pedra falsa ou ladrilhada sem a necessidade de construir uma nova lareira do zero. Primeiro, você precisará adicionar uma camada de argamassa sobre o tijolo, adicionar facetas ou ladrilhos de pedra e preencher as lacunas com argamassa ou rejunte adicionais.

Outras maneiras de atualizar a aparência da lareira de tijolos incluem adicionar um novo manto e tela ou estender a lareira até o teto, se ela parar no meio da parede.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Como fazer uma lareira de papelão - FELIZ NATAL! (Abril 2024).