Como usar um nível de trânsito

Pin
Send
Share
Send

O nível de trânsito é a ferramenta fundamental para um início de precisão em qualquer novo projeto de construção. Devido à natureza irregular do solo, uma elevação da linha de base deve ser estabelecida e referenciada em todo o edifício de qualquer estrutura de nível. Assim como um edifício é tão forte quanto sua fundação, a precisão de todas as medições simultâneas depende da precisão desse plano de referência. A única maneira de conseguir isso e evitar erros de composição é nivelar o instrumento de maneira sólida e precisa a partir do tripé para cima.

Crédito: Digital Vision./Photodisc/Getty ImagesDois pesquisadores estão trabalhando.

Nivelando o tripé e o instrumento

Passo 1

Escolha um terreno sólido a partir do qual você tenha uma linha de visão em todos os cantos que deseja estabelecer. O solo deve ser plano e sólido - pavimento ou concreto - ou, se estiver inclinado, deve ser macio o suficiente para aceitar a penetração dos espigões das pernas do tripé para garantir estabilidade.

Passo 2

Desbloqueie as extensões das pernas e puxe toda a metade superior do tripé para cima, até o nível do queixo, permitindo que as pernas se pendurem livremente no chão. Trave as duas pernas traseiras e, em seguida, separe-as nas três direções usando a ação deslizante da última perna para encontrar o nível - seja por olho, mira na placa de base ou usando o nível de espírito ou de olho de peixe da placa de base. Ajuste a primeira perna até ficar o mais próximo possível do nível e, em seguida, trave-a. Desbloqueie a da direita e execute a mesma tarefa até que o centro real do nível de bolha seja encontrado.

Etapa 3

Redefina todos os quatro parafusos de elevação na base do instrumento para aproximadamente o meio da faixa de operação. Conecte o instrumento ao tripé.

Passo 4

Gire o telescópio do instrumento para que a ocular fique diretamente sobre um dos pares de parafusos de ajuste da placa de base. Ajuste os dois parafusos da placa de base embaixo simultaneamente em direção ou afastados um do outro até que o nível horizontal do instrumento leia o centro. Gire o instrumento 90 graus para a direita. Repita a mesma coisa usando os dois parafusos agora posicionados embaixo. Gire mais 90 graus e ajuste o nivelamento com o primeiro conjunto de dois parafusos.

Estabelecendo um plano de nível de referência

Passo 1

Coloque uma estaca de madeira em cada um dos quatro cantos da fundação da estrutura desejada usando o martelo. Fique perto da estaca mais alta e mais orientada para cima e abra a haste de elevação a pelo menos a altura do trânsito do chão. Peça a um assistente, ou "homem da haste", que segure a haste de elevação o mais prumo possível, por meio de um nível interno da haste ou por um acompanhamento manual do nível. Zere o trânsito para o nível horizontal e aponte-o para a haste. Faça essa medição e peça ao homem da vara que marque essa elevação na estaca. Isso estabelece o plano de referência, incluindo a elevação do instrumento até a linha central horizontal da lente do telescópio.

Passo 2

Gire o telescópio de trânsito lentamente para a direita, duplicando a Etapa 1 em cada canto simultâneo até que os quatro pontos tenham uma marca de nível na estaca. Use isso como um ponto de referência para todas as medições de elevação vertical a partir deste ponto.

Etapa 3

Defina as linhas da corda firmemente de canto a canto para estabelecer um plano de referência de trabalho para todo o perímetro.

Pin
Send
Share
Send