Como dividir plantas de alecrim

Pin
Send
Share
Send

Embora algumas plantas se adaptem bem à divisão ou à divisão, ervas lenhosas como alecrim (Rosmarinus officinalis cvs.) são propagados melhor com a técnica de estratificação. Ao colocar camadas, simplesmente permita que novas plantas brotem ao lado da planta "mãe" até que sejam resistentes o suficiente para você "cortar os cabos" e movê-las para novos locais.

Passo 1

Escolha uma ou duas hastes externas da planta principal de alecrim, garantindo que as hastes pareçam saudáveis ​​e altas. A primavera é a melhor hora para iniciar esse processo, quando as hastes são mais flexíveis e têm muito tempo para fazer o root. Se você quiser colocar mais de uma haste em camadas, escolha hastes em cada lado da planta principal e garanta que cada haste tenha espaço para crescer.

Passo 2

Misture um punhado de composto e um punhado de farinha de ossos com os 4 a 6 polegadas de solo de cada lado da planta de alecrim. Cada área alterada deve ser um remendo retangular com cerca de 15 cm de largura e 30 cm de comprimento, estendendo-se para fora da base das hastes selecionadas.

Etapa 3

Cavar uma vala estreita com cerca de 5 cm de profundidade no centro da seção de 12 cm de solo alterado. Você também pode avaliar o comprimento da vala pela altura geral do caule que ficará nela, menos cerca de 5 cm da extremidade frondosa do caule.

Passo 4

Tira um caule de alecrim selecionado da maioria de suas folhas semelhantes a agulhas, mantendo as folhas em cerca de 5 cm da ponta do caule. Use uma faca pequena e afiada para cortar delicadamente a parte de baixo do caule em vários lugares e polvilhe a parte de baixo com pó de hormônio. Desinfecte a faca antes e depois do uso, borrifando-a com um desinfetante doméstico ou embebendo a lâmina por cinco minutos em uma solução que é uma parte de alvejante e três partes de água. Seque a faca desinfetada ao ar ou lave-a com água limpa e seque com um pano limpo.

Etapa 5

Dobre a haste suavemente para baixo, de forma que fique plana contra o fundo da vala rasa. Não pressione as últimas duas polegadas da ponta do caule no solo. Essa parte frondosa permanecerá acima do solo. Use um pino de paisagem ou um fio flexível em forma de U no ponto médio da haste para garantir que a parte inferior da haste permaneça em contato com o solo.

Etapa 6

Encha o restante da vala com o solo alterado, para que a maior parte do caule fique enterrada, mas sua extremidade frondosa grude acima do solo.

Etapa 7

Repita o processo com cada haste que deseja colocar em camadas para criar uma nova planta. Se você tem várias plantas de alecrim maduras que deseja propagar, repita o processo para a técnica de estratificação.

Etapa 8

Regue o solo das hastes enterradas regularmente até que as hastes formem raízes. Embora as plantas de alecrim geralmente não se saiam bem em solo úmido, as plantas de bebê irão.

Etapa 9

Verifique as raízes após várias semanas, escavando suavemente as hastes enterradas. A técnica de estratificação do alecrim pode levar vários meses para se enraizar literalmente. Então seja paciente.

Etapa 10

Separe as plantas jovens e bem estabelecidas da planta mãe de alecrim cortando as plantas jovens perto da base da planta madura.

Etapa 11

Replante cada planta jovem de alecrim em seu próprio recipiente, com orifícios de drenagem no fundo e preenchidos com terra para vasos. Como alternativa, plante as plantas jovens de alecrim em um local ensolarado no seu jardim. Ao colocar as plantas jovens em recipientes ou canteiros, plante-as na mesma profundidade do solo em que cresceram anteriormente. Essa profundidade geralmente é marcada por uma linha definida de solo no caule de uma planta.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Alecrim- como plantar e tirar mudas e ter para sempre! Passo a passo (Abril 2024).