Como acender uma luz piloto em um forno antigo

Pin
Send
Share
Send

Um forno a gás moderno geralmente possui um gerador de faísca eletrônico para acender o gás quando o termostato pede calor. Um forno a gás mais antigo possui um piloto permanente que permanece ligado o tempo todo - ou pelo menos deveria. Várias coisas podem fazer com que uma luz piloto de forno antiga se apague, incluindo uma forte corrente de ar, um termopar com defeito ou uma perda de gás.

Como acender uma luz piloto em um forno antigo

Quando o piloto sai, você pode precisar de um profissional de serviço para determinar e corrigir a causa, mas se tiver certeza de que o gás está fluindo e que tudo está funcionando normalmente, você pode reativar o piloto. Existe um procedimento padrão, mas sempre é bom verificar as instruções do seu forno, que geralmente são postadas em uma etiqueta próxima ao controle de gás.

Localize os controles piloto e de gás

Se você possui um aquecedor de piso a gás, um forno de piso ou algum outro tipo de aquecedor a gás, o controle de gás geralmente é colocado de forma proeminente na frente da unidade. Pode ser necessário levantar ou remover um painel para acessá-lo. Se você não souber onde está, siga a linha de suprimento de gás.

O controle de gás é um botão com uma seta e o tubo piloto é um tubo de cobre fino que se estende da caixa de controle ao sistema do queimador. Você verá outro tubo que também começa no controle de gás e termina próximo ao orifício piloto. Esse é o termopar.

Se você vir um botão vermelho ao lado ou abaixo do botão de controle de gás, o forno possui um dispositivo de ignição. Se você não vir esse botão, precisará de uma partida longa ou de um isqueiro de cano longo para iniciar o piloto.

O procedimento para reacender uma luz piloto

Antes de reativar um piloto de forno, é importante colocar o controle de gás na posição OFF e deixá-lo por 10 minutos ou mais. Você também deve desligar a válvula na linha de gás. Isso garante que qualquer gás residual tenha a chance de desaparecer e que você não terá uma explosão ao acender uma chama. Após aguardar 10 minutos, use o procedimento a seguir para reativar a luz piloto:

  1. Abra a válvula de gás na linha de suprimento e gire o botão de controle de gás para PILOTO.
  2. Empurre o botão e segure-o. Se o botão não for pressionado, mexa nele até que o faça. Os controles em fornos antigos tendem a se desgastar.
  3. Pressione o botão de ignição repetidamente se o forno tiver um. Caso contrário, segure um fósforo ou um isqueiro próximo ao orifício do tubo piloto.
  4. Continue pressionando o botão de controle por cerca de 20 segundos depois que o piloto acender. Isso dá ao termopar tempo para aquecer e manter a válvula de gás aberta.
  5. Solte o botão e verifique se a chama permanece acesa. Caso isso aconteça, gire o botão para a posição ON. Caso contrário, repita o procedimento.

Se o piloto ligar, mas não permanecer aceso, o termopar pode estar com defeito, e essa é provavelmente a razão pela qual o piloto saiu em primeiro lugar.

Manutenção do piloto em fornos a gás modernos

Os fornos modernos tendem a ter um dispositivo de ignição eletrônico ou um dispositivo de ignição por superfície quente, e o compartimento do piloto é selado, portanto, você não poderia acender o piloto com um fósforo, mesmo que quisesse. Muitos dispositivos de ignição eletrônicos e de superfície quente são ligados automaticamente e, se o forno não estiver funcionando, geralmente é um problema elétrico.

A iluminação manual do piloto não é totalmente coisa do passado; alguns fornos modernos ainda possuem dispositivos de ignição com botão de pressão. Mesmo que o compartimento do piloto esteja vedado, use o mesmo procedimento para reajustar o piloto usado em um forno sem compartimento vedado.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Forno elétrico Fischer - lâmpada não acende (Abril 2024).