Dicas de manutenção para piscinas de concreto

Pin
Send
Share
Send

A manutenção regular de uma piscina de concreto pode evitar falhas em grande escala.

É inevitável que, com o tempo, a superfície de uma piscina precise de reparos. Rachaduras, delaminação, manchas de algas ou ferrugem e depósitos de cálcio podem afetar a aparência e a funcionalidade de uma piscina.

Reparações de fendas

Rachaduras na superfície da piscina podem ser causadas pelo movimento do solo, erosão, falta de umidade no solo ou até mesmo raízes das árvores. As rachaduras devem ser reparadas imediatamente para evitar problemas maiores, como delaminação e vazamento de água da piscina. Para obter melhores resultados, use grampos de titânio ou Kevlar para colmatar a fissura e, em seguida, injete a fenda com espuma de uretano.

Os grampos de piscina atravessam a fissura e impedem a migração do concreto.

Esse reparo geralmente é feito por profissionais, mas é possível fazer você mesmo se você tiver as ferramentas e os suprimentos certos. Veja como isso é feito:

  1. Avalie a rachadura e identifique os locais ideais para instalar os grampos (a não mais de 20 polegadas). Trace uma linha em torno de cada grampo nos locais escolhidos.
  2. Usando óculos, respirador e proteção para os ouvidos, use um moedor com lâmina de alvenaria para cortar o gesso ao longo de cada contorno.
  3. Faça um furo profundo de 1,5 polegadas nas duas extremidades do contorno, usando uma broca tão larga quanto o grampo.
  4. Cinzele o gesso restante para garantir que o grampo fique abaixo da superfície da piscina. Usar luvas, preencher buracos e área cinzelada com epóxi. Pressione o grampo em epóxi. Aplique epóxi sobre grampos e suavize o excesso. Deixe o epóxi secar.
  5. Usando epóxi de duas partes, coloque as portas ao longo da rachadura limpa. Cubra todo o comprimento da fissura, juntamente com a base de cada porta, com epóxi de duas partes. Deixe o epóxi de duas partes secar.
  6. Depois que o epóxi estiver configurado, force a água através de cada porta, observando o vazamento de água ao longo da fenda. Se os vazamentos se tornarem aparentes, aplique o epóxi de duas partes sobre os vazamentos, deixe o epóxi secar e verifique novamente.
  7. Injete espuma de uretano em cada porta até ver espuma saindo pela porta seguinte ou a pressão na pistola for muito alta. Permita que a espuma de uretano seja configurada.
  8. Usando equipamento de segurança pessoal, quebre as portas e lixe o epóxi com uma lixa de grão 36.
  9. Gesso e pinte a superfície para coincidir com a área circundante.
A espuma de uretano é injetada nas portas para preencher a rachadura selada.

Gesso laminado

Crédito: www.poolswiki.com A remoção do gesso para o concreto cria uma cavidade de ar ou "vazio". A água pode migrar para o vazio, expandindo o problema.

A delaminação ocorre quando o cimento subjacente e o gesso superficial se separam, criando um "vazio". Se não forem tratados, esses pontos de delaminação podem prejudicar a integridade da estrutura da piscina. Este é um reparo relativamente fácil que você pode fazer quando a piscina estiver esgotada.

  1. Inspecione a superfície da piscina em busca de irregularidades óbvias, como rebocos lascados ou rebentados. Em seguida, bata na superfície da piscina com uma alça de vara ou vassoura. As áreas onde o gesso foi laminado soarão distintamente diferentes das áreas em que o gesso está aderindo firmemente. Essas áreas também podem ser "macias" devido à presença de água nos espaços vazios. Desenhe uma linha ao redor das bordas das áreas delaminadas.
  2. Usando óculos, respirador e proteção para os ouvidos, use um moedor com lâmina de corte de gesso ou formão para remover pedaços de gesso que foram delaminados do concreto.
  3. Use um aspirador ou compressor de ar para remover todos os detritos. Em seguida, lave com ácido as áreas e enxágüe com água. Remova o excesso de água e deixe as áreas secarem.
  4. Use um adesivo de concreto para piscina aprovado para preencher os vazios. Use uma espátula manual de concreto para nivelar a superfície e trabalhe com um acabamento liso. Lixe a área suavemente. Aplique gesso fresco na área, tentando combinar com a textura da superfície da piscina. Permita que o gesso cure, encha novamente a piscina e equilibre a composição química.

Manchas de algas

Diferente do crescimento de algas - que pode ser controlado ou eliminado pela escovação regular e pelas manchas adequadas de equilíbrio químico da piscina - as algas podem prejudicar a aparência da sua piscina. As manchas de algas podem ser removidas usando uma escova de piscina de aço inoxidável e um pouco de graxa de cotovelo. Manchas de algas particularmente difíceis, como manchas de algas pretas, exigirão que você drene a piscina e lave com ácido as superfícies. Normalmente, uma piscina precisa ser drenada e lavada com ácido a cada cinco anos, dependendo das condições da piscina.

Manchas de ferrugem

As manchas de ferrugem podem ser causadas pela oxidação de um objeto metálico deixado na piscina, deixando uma mancha na superfície da piscina. Itens típicos que podem ser chutados na piscina acidentalmente são pregos, parafusos e brinquedos não destinados à piscina. Escovar com uma escova de aço inoxidável ou uma pedra-pomes pode remover algumas manchas leves de ferrugem.

Outras manchas de ferrugem podem vir do vergalhão de ferro embutido no concreto da piscina. As manchas migrarão do vergalhão para a superfície. Essas manchas são geralmente escuras e redondas, mas também podem ter várias formas. Se não puderem ser removidos escovando ou usando uma pedra-pomes da piscina, a única maneira de remover as manchas é drenar a piscina, cortar a seção manchada e remendar o vazio com material de injeção de concreto. Quase sempre é um trabalho para profissionais

Água com alto teor de ferro pode deixar manchas largas e sem graça. Produtos químicos para remoção de ferrugem de piscinas comerciais podem ser adicionados à água da piscina, ou você pode drenar a piscina e aplicar o produto químico diretamente na mancha de ferrugem. Consulte as instruções do fabricante e use equipamento de proteção individual ao usar qualquer produto químico para remoção de manchas.

Depósitos de cálcio

Os depósitos de cálcio podem parecer pequenas estalagmites que crescem nas superfícies laterais da sua piscina, ou excrementos de pássaros de vários tamanhos, geralmente de cor escura ou preta nas superfícies inferiores. Existem várias teorias sobre por que uma piscina começará a exibir depósitos de cálcio; a maioria dos especialistas parece pensar que é uma combinação de química fraca da água da piscina e talvez a superfície de gesso / concreto não esteja sendo compactada e suavizada o suficiente para impedir que produtos químicos entrem no vácuo e reajam.

De qualquer forma, os depósitos menores podem ser removidos com uma pedra-pomes da piscina. Com depósitos maiores, você precisará drenar a piscina e removê-los lavando com ácido ou triturando-os com uma pequena lixadeira. Tenha cuidado ao usar qualquer ferramenta elétrica, pois você deve certificar-se de que não retira muito material. Sempre use óculos de proteção, respirador e proteção para os ouvidos ao lixar uma piscina de concreto.

Pin
Send
Share
Send