Spray de bicarbonato de sódio para tomate

Pin
Send
Share
Send

Enquanto você espera ansiosamente pela primeira refeição em um de seus tomates caseiros (Lycopersicon esculentum), você pode ficar consternado ao notar um crescimento desagradável de fungos em suas plantas. Antes de explodir a folhagem com produtos químicos potencialmente perigosos, tente usar um spray simples de bicarbonato de sódio. O spray orgânico é fácil de misturar e pode ser exatamente o que você precisa para proteger sua colheita de tomate de fungos desagradáveis.

Rotate as colheitas todos os anos para ajudar a prevenir doenças fúngicas do tomate.

Por que Funciona

O bicarbonato de sódio contém bicarbonato de sódio, uma substância que pode ajudar a controlar naturalmente várias doenças fúngicas do tomate, incluindo antracnose, manchas nas folhas, queima de tomate precoce e oídio. No entanto, o bicarbonato de sódio não mata os fungos. Em vez disso, o bicarbonato de sódio altera o equilíbrio do pH da folhagem, de modo que os esporos dos fungos não podem germinar e crescer. Por esse motivo, o bicarbonato de sódio funciona bem como fungicida preventivo, mas não se espalha facilmente ou adere bem à folhagem. A adição de óleo de horticultura ou saboneteira ao spray proporciona alguma ação de aderência e propagação. Os óleos também podem ajudar a erradicar os esporos de fungos que já infectam as plantas de tomate.

Spray Recipes

Os sprays de bicarbonato de sódio são fáceis de fazer e você pode misturá-los dentro do pulverizador de jardim. Os Jardineiros Mestres do Condado de Santa Clara recomendam combinar 5 colheres de sopa de óleo hortícola com 2 litros de água. Depois de misturar bem, adicione 8 colheres de chá de bicarbonato de sódio à solução e mexa até o pó se dissolver completamente.

Outra receita recomendada por Mike McGrath, apresentador de "You Bet Your Garden" no WHYY, pede a adição de sabão líquido à mistura, mas use um sabão natural sem alvejante, fragrância ou outros aditivos. Simplesmente misture 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio, 2 colheres de sopa de óleo de horticultura e cerca de 4 gotas de sabão em 2 litros de água. Agite bem e comece a pulverizar suas plantas de tomate.

Pulverização de tomate

Para evitar doenças fúngicas, aplique sprays de bicarbonato de sódio nas plantas de tomate a cada sete a 14 dias, até que os níveis de umidade não promovam mais infecções. As plantas já infectadas precisam ser pulverizadas com frequência a cada cinco a sete dias até que os sintomas da doença se esclarem. Antes de pulverizar tomates já infectados, remova a folhagem infectada e qualquer cobertura vegetal ao redor das plantas. Em seguida, dê aos seus tomates uma forte rajada de água de uma mangueira de jardim para ajudar a aliviar os esporos de fungos. Aplique a solução de bicarbonato de sódio nos brotos, folhagens de frutas e plantas, certificando-se de cobrir uniformemente as partes superior e inferior das folhas até que a solução goteje da folhagem.

Você pode usar sprays de bicarbonato de sódio até o dia anterior à colheita, mas deixe o spray secar por uma a quatro horas antes de voltar a entrar na área de tratamento. Evite pulverizar plantas sob luz solar direta ou quando as temperaturas atingirem mais de 80 graus Fahrenheit, ou você corre o risco de queimar a folhagem. Pulverize no início da manhã ou à noite, quando estiver mais frio. Reaplique os sprays de bicarbonato de sódio após fortes chuvas.

Palavras de precaução

Embora não tóxicos, os sprays de bicarbonato de sódio ainda podem queimar a folhagem das plantas. Teste a solução em uma pequena seção de folhase aguarde pelo menos 24 horas antes de verificar se há danos. Se nenhuma queima ocorrer, pulverize toda a sua planta. O bicarbonato de sódio pode se acumular no solo, o que muitas vezes retira o magnésio e o cálcio, tornando as plantas menos capazes de absorver ferro. Isso pode fazer com que o tomateiro experimente folhas amareladas ou crescimento lento. Evite usar sprays de bicarbonato de sódio com mais frequência do que uma vez a cada 14 dias ao tentar evitar infecções por fungos nas plantas. Ao trabalhar com o spray fungicida, proteja a pele e os olhos, colocando óculos de segurança, máscara facial, mangas compridas e calças.

Reconhecendo Doenças Fúngicas

As doenças fúngicas mais comuns do tomate prosperam quando os níveis de umidade são altos e as temperaturas caem entre 60 e 80 graus Fahrenheit. Oídio causa manchas brancas a cinza-claras nas folhas. Essas manchas se espalham rapidamente e cobrem as partes superior e inferior das folhas com uma substância branca semelhante ao pó de talco. A podridão de frutas antracnose causa círculos redondos e embebidos em água com cerca de 1/4 de polegada de diâmetro para formar frutos maduros. A peste precoce do tomate pode infectar frutas, folhas e caules. Nas folhas, ele aparece inicialmente como manchas marrons a pretas que crescem em um padrão de destino. As folhas infectadas podem ficar amarelas e cair da planta. As infecções por frutas formam um padrão alvo nos tomates imaturos, enquanto as infecções no caule aparecem como feridas cinzas com bordas escuras. A mancha foliar da Septoria afeta caules e folhas, aparecendo como pequenas manchas com centros claros e margens marrons profundas. A folhagem ao redor das manchas acaba amarelando, e toda a folha afetada morre.

Pin
Send
Share
Send