Como iniciar um corte de uma árvore de bordo japonesa

Pin
Send
Share
Send

A árvore de bordo japonesa, cientificamente conhecida como Acer palmatum, apresenta uma forma graciosa e espalhada e uma folhagem brilhante que, dependendo da cultivar, pode passar de verde na primavera a marrom no verão a vermelho, amarelo ou bronze no outono. Ela cresce nas zonas de resistência de plantas do Departamento de Agricultura dos EUA de 5 a 8. O bordo japonês é uma adição colorida e dramática a uma rocha ou jardim zen e se destaca como um plantio de amostras e nas fronteiras. Os bordos japoneses podem ser um desafio para propagar ou arrancar raízes de estacas. Mas, usando boas técnicas de propagação e escolhendo as cultivares que enraízam com menos dificuldade - entre elas Bloodgood, Crimson Queen e Sango kaku -, você pode aumentar suas chances de sucesso.

Selecione um bordo japonês jovem e vigoroso para fazer o seu corte. Verifique se a árvore está livre de pragas e doenças.

Faça o corte na primavera ou no início do verão, depois que a madeira nova endurecer ligeiramente. Desinfecte a faca ou a tesoura em uma solução de uma parte de alvejante em nove partes de água antes de cortar. De acordo com a Royal Horticultural Society, as estacas de bordo japonesas devem ser tomadas com um "calcanhar" - uma cauda de casca da árvore-mãe - ainda presa na base do caule da estaca. O corte deve conter três nós de folhas.

Despeje pó de hormônio de enraizamento suficiente para uma aplicação e mergulhe a extremidade basal, ou a extremidade cortada, no pó a uma profundidade de 2,5 cm. Revista o final do corte com uma camada uniforme com cerca de 1/16 de polegada de espessura. Descarte o pó não utilizado.

Encha um pequeno vaso de barro, que tenha pelo menos um orifício de drenagem no fundo, com uma mistura de drenagem rápida e use um lápis para fazer um orifício no meio para evitar perturbar o pó de enraizamento. Insira o corte na mistura de envasamento para que um conjunto de nós das folhas fique submerso cerca de uma polegada no solo.

Coloque o corte e a panela em um saco plástico para manter a umidade. Coloque-o em luz indireta brilhante. Abra o saco duas vezes por dia para ventilar o corte. Verifique a umidade do solo e enevoe a planta com água para que o corte não seque. Se o solo estiver seco, forneça água suficiente para mantê-lo moderadamente úmido.

Verifique as raízes examinando suavemente a base do corte com um lápis. Segundo o site Sooner Plant Farm, as raízes devem começar a brotar no corte dentro de 14 a 21 dias. No entanto, para aumentar as chances de o seu corte sobreviver, aguarde cerca de um ano, ainda misturando-o duas vezes ao dia e regando conforme necessário, antes de transplantá-lo para uma panela maior.

Pin
Send
Share
Send