Tudo sobre aquecedores de rodapé

Pin
Send
Share
Send

Os aquecedores elétricos de rodapé podem adicionar discretamente calor a uma sala com frio crônico.

Exceto em climas amenos, onde a necessidade de calor é sazonal e ocasional, e onde uma unidade central de aquecimento de ar forçado e seu duto associado sejam excessivos e desnecessários, os aquecedores elétricos de rodapé são geralmente considerados ineficientes para suprir o calor principal de uma residência. Os aquecedores elétricos de rodapé são melhor utilizados para suplementar o calor em uma casa, para compensar em áreas onde o sistema de aquecimento central não consegue alcançar adequadamente ou para aquecer seletivamente uma sala ou área. Empregado estrategicamente, o uso de aquecedores de rodapé pode realmente reduzir os custos de energia.

Crédito: Image @ lidamama.infoConvection circula melhor quando o aquecedor é colocado em uma parede externa sob uma janela.

Aquecimento por Convecção

Existem dois tipos básicos de aquecedores elétricos de rodapé: convecção elétrica e hidrônico elétricoe nessas categorias amplas existem inúmeras variantes. Todos os aquecedores de rodapé são longos e estreitos, envoltos em metal pintado de bege ou cinza ou creme ou alguma outra cor adequadamente neutra e são projetados para abraçar a parede no rodapé. Alguns modelos de aquecedores de rodapé são equipados com um ventilador para auxiliar na circulação do ar, mas a maioria, tanto elétrica quanto hidrônica, depende da convecção do sistema de circulação.

A convecção é baseada no princípio de que o ar frio cai e o ar quente sobe. Os aquecedores são projetados para receber ar mais frio na parte inferior, passá-lo através das serpentinas de aquecimento e liberá-lo pela frente, onde sobe para encher a sala. É por isso que geralmente é recomendado que os aquecedores de rodapé sejam colocados contra uma parede externa e abaixo de uma janela ou banco de janelas. O ar mais frio que desce da superfície dos painéis de vidro energiza o efeito de convecção e promove a circulação do ar aquecido.

Um típico aquecedor elétrico portátil de rodapé com fio e um controle termostático embutido.

Tanto os aquecedores elétricos de convecção quanto os aquecedores elétricos de hidrônicos estão disponíveis como unidades portáteis conectadas a uma tomada padrão de 120 volts e 20 amp e como unidades cabeadas que requerem 120 ou 240 volts. Para otimizar a eficiência, os aquecedores de rodapé com fio de 240 volts são a melhor escolha.

Escolha um aquecedor adequado à sala

Os aquecedores de rodapé estão disponíveis em vários comprimentos e potências. Para melhores resultados, o aquecedor que você escolher deve ser adequado às dimensões da sala que aquecerá. Para determinar o tamanho apropriado do aquecedor de rodapé, multiplique o comprimento pela largura da sua sala para determinar a metragem quadrada. Cada pé quadrado da sua sala requer aproximadamente dez watts de capacidade do aquecedor, portanto multiplique o número de pés quadrados por dez para determinar a saída em watts do aquecedor que o seu quarto exigirá. A maioria dos aquecedores elétricos de rodapé especificará sua potência; você também pode estimar a potência de um aquecedor de 240 volts assumindo 250 watts para cada pé de aquecimento.

Controlando seu aquecedor de rodapé

Alguns aquecedores de rodapé são equipados com um termostato embutido e alguns exigem a adição de um termostato. Alguns podem até ser conectados ao termostato central da casa.

Se sua intenção é corrigir temperaturas desiguais, conectar um aquecedor de rodapé ao termostato central não resolverá o problema, pois isso fará com que o aquecedor de rodapé seja desligado junto com o aquecimento central. O termostato integral, se a sua unidade tiver um, é o segundo melhor, pois pode ser influenciado por correntes de ar quente ou frio nas imediações do aquecedor e não necessariamente pela temperatura geral da sala.

O meio de controle mais preciso é um termostato dedicado, localizado em uma parede interna. Normalmente, isso requer uma termostato de tensão de linha. Ao contrário dos familiares termostatos centrais de baixa tensão que trabalham indiretamente para controlar seu sistema de aquecimento, os termostatos de tensão de linha são conectados diretamente à fonte de alimentação do seu aquecedor e permitem ou interrompem o fluxo de energia conforme necessário. Portanto, eles são apropriados apenas para aquecedores de rodapé com fio, que geralmente são unidades de 240 volts. Esses termostatos não são práticos para aquecedores de plug de 120 volts.

Escolhendo entre Convecção e Aquecedores Hidrônicos

Convecção elétrica e aquecedores de rodapé hidrônicos elétricos parecem basicamente os mesmos. As diferenças estão no custo inicial e na eficácia geral.

Aquecedores por convecção

Os aquecedores de rodapé por convecção são simplesmente uma bobina de aquecimento de alta resistência, cercada por aletas ou defletores que maximizam a área da superfície aquecida. O ar frio entra no aquecedor, é aquecido à medida que é arrastado pela estrutura da aleta e sai da unidade como ar aquecido. Aquecedores de convecção geralmente são os mais baratos para comprar. As unidades que não dependem de um ventilador são silenciosas, mecanicamente simples e confiáveis. Eles aquecem rapidamente e, quando desligados, perdem o calor com a mesma rapidez. Sua incapacidade de reter o calor residual os torna a opção menos eficiente e, finalmente, menos econômica.

Os aquecedores hidrônicos elétricos aquecem primeiro o líquido em um tubo central, depois o líquido aquecido aquece o ar circundante.

Aquecedores hidrônicos

Os aquecedores de rodapé hidrônicos usam bobinas ou barras de aquecimento elétrico para aquecer uma câmara cheia de água, óleo ou outro fluido especial de transferência de calor. Isso os torna mais lentos para atingir a temperatura máxima, mas uma vez atingida a temperatura desejada, o líquido aquecido retém e irradia o calor por muito tempo após o desligamento da energia. Geralmente, os aquecedores de rodapé hidrônico são mais caros do que os de convecção simples - geralmente quatro a cinco vezes mais caros -, mas sua economia operacional logo faz a diferença.

Os arranha-céus que entram em contato com os aquecedores elétricos de rodapé ou nas proximidades dele podem se inflamar, a menos que a unidade esteja equipada com um desligamento térmico.

Considerações e preocupações de segurança

Os aquecedores de rodapé funcionam melhor quando há um fluxo livre de ar acima e ao redor deles. Isso significa que eles dominam uma parede - móveis e cortinas colocadas na frente podem interferir em sua função e até mesmo apresentar risco de incêndio. Embora a maioria dos aquecedores de rodapé seja projetada para ser segura ao toque, algo que caia sobre um aquecedor ou caia sobre ele pode causar superaquecimento da unidade. Para evitar superaquecimento, muitos modelos estão equipados com um desligamento térmico de segurança que responderá desligando o aquecedor. Obviamente, a presença desses aquecedores no nível do rodapé apresenta um risco potencial para crianças pequenas, portanto leve isso em consideração também.

É possível adicionar coberturas para vestir um pouco a aparência utilitária dos aquecedores de rodapé e também para torná-los menos acessíveis às crianças.

Em uma casa propensa a poeira ou com problemas de pêlos de animais, você precisará limpar e aspirar regularmente seus aquecedores de rodapé, pois a poeira e os pêlos de animais queimados pelo elemento de aquecimento podem produzir odores indesejáveis ​​e também inibir a eficácia do aquecedor.

Você pode instalar você mesmo?

Montar o aquecedor de rodapé na parede é a parte mais fácil. Alguns parafusos, possivelmente algumas âncoras de drywall, e você tem. A parte complicada vem com as conexões elétricas.

Mesmo um simples aquecedor portátil de 120 volts, com fio, merece alguma consideração prévia. A menos que seja uma das menores unidades, o aquecedor deve ser conectado a um circuito de 20 A; em muitos lares, esses podem ser escassos. Você também precisa considerar o que mais compartilha esse circuito. Não são necessários muitos aparelhos de alta potência para acionar o disjuntor. Os aquecedores de rodapé de 120 volts também são considerados os menos eficientes. Aquecedores de rodapé eficazes exigem um circuito de 240 volts e 20 amp - provavelmente um circuito dedicado separado para cada ambiente que você aquece - e esse circuito idealmente deve incluir um termostato de voltagem de linha.

A complexidade elétrica, incluindo se você possui capacidade elétrica adequada em sua casa para acomodar aquecedores elétricos de rodapé, argumenta fortemente a favor de uma consulta com um eletricista qualificado. Isto é especialmente verdade se você planeja adicionar vários aquecedores. Um eletricista licenciado pode informar se a fonte de alimentação da sua casa é adequada e se você precisa de circuitos adicionais. Se o fizer, ele ou ela pode instalá-los com segurança e corretamente.

Pin
Send
Share
Send