Um guia do proprietário para encanamentos

Pin
Send
Share
Send

Quanto aos tubos de encanamento, a maioria das pessoas pensa nos tubos de abastecimento de água que levam água às torneiras, banheiros e eletrodomésticos, bem como nos tubos de drenagem que levam a água suja para longe. Isso faz sentido, já que a tubulação de abastecimento e drenagem geralmente compreende a grande maioria de todo o encanamento de uma casa. Mas a maioria das casas também contém outras aplicações ou tubos de encanamento. Os tubos de encanamento em que você pode pensar não incluem tubulação de gás para aparelhos a gás e encanamento de irrigação para sistemas de aspersão e outras irrigação externa.

Antigamente, todo o encanamento era de metal. Hoje, grande parte é de plástico, mais barato e fácil de trabalhar. Mas o metal ainda tem seu lugar para aplicações específicas (e orçamentos).

crédito: O tubo de cobre flexível da Mueller / Lowe é usado para aplicações especiais.

Cobre

O cobre começa a funcionar primeiro porque ainda é o padrão-ouro para a tubulação de abastecimento de água. Disponível em tubos rígidos e flexíveis, o cobre nunca enferruja (embora se dissolva muito gradualmente), e uma junta soldada bem executada pode durar séculos. Atualmente, na maioria das residências, o cobre é usado em tubulações internas de abastecimento de água, nos tamanhos de 1/4 a 1 polegada. O cobre rígido é usado em todas as linhas de abastecimento de água principais e secundárias, enquanto a tubulação flexível de cobre é geralmente reservada para conectar os dispensadores de água da geladeira e os fabricantes de gelo.

O cobre rígido é fornecido em vários graus, com base na espessura do material. O tipo mais comumente usado em residências é o Tipo M, o tipo mais fino. Em seguida é o tipo L, que é mais espesso e mais caro. O tipo K é o mais espesso e normalmente não é usado para encanamento doméstico.

O cobre apresenta duas desvantagens significativas: custo e instalação. É muitas vezes mais caro do que as alternativas de tubos de plástico e é tradicionalmente (e ainda muito comumente) associado a acessórios soldados a chama, que exigem muita prática para se acertar. O cobre também pode ser unido com acessórios de encaixe (como o SharkBite). Eles não requerem solda, mas podem adicionar um custo significativo a grandes projetos.

PEX

O PEX é um tubo de abastecimento de água de plástico feito de polietileno reticulado. É relativamente flexível e pode dobrar os cantos com uma curva, em vez de um cotovelo ou conexão em T, que todo tubo rígido exige. O PEX é unido a acessórios de metal que são fixados com anéis de crimpagem. Isso significa que não há solda ou colagem. Também funciona com acessórios de encaixe.

crédito: Tubo, ferramentas, acessórios, braçadeira e cabide do Plumber's Choice / Home DepotPEX.

O PEX é adequado para linhas de água fria e quente em qualquer lugar da casa, embora certas conexões (como um aquecedor de água quente) exijam conexões ou uniões especiais. Tipos específicos de tubulação de PEX também podem ser projetados para uso externo e para sistemas de aquecimento de água quente no piso. Se você está planejando uma nova casa ou um grande projeto de encanamento, é provável que o custo relativamente baixo e a facilidade de instalação do PEX tornem sua decisão um acéfalo.

PVC

PVC ou cloreto de polivinil, pipe é o familiar tubo de plástico branco usado para drenos (e aberturas de drenagem) na maioria das casas modernas. É barato, corta tão facilmente quanto o pinheiro e monta em segundos com cola solvente. Para ralos de pia, sanitários e ralos para banheira / chuveiro, não existem realmente razões convincentes para usar algo que não seja PVC. Também pode ser usado para tubulações de abastecimento de água fria, mas esse aplicativo geralmente se limita a coisas básicas, como chuveiros ou pias externas. Em climas quentes, o PVC também é usado para sistemas de aspersão. O PVC não é classificado para água quente e tecnicamente não deve ser exposto à luz solar, mas a pintura ajuda a protegê-lo da degradação dos UV.

Crédito: Charlotte Pipe / Lowe'sPVC pipe.

O PVC vem em duas classes padrão: tabela 40 e tabela 80. A tabela 40 é mais fina e é a classe padrão usada na construção residencial. O cronograma 80 é mais comumente usado em aplicações comerciais e industriais.

CPVC

Cloreto de polivinil clorado O tubo (CPVC) é semelhante ao tubo de PVC, mas possui uma classificação de temperatura mais alta, sendo adequado para linhas de abastecimento de água quente. Antes que o PEX aparecesse em cena, as casas mais antigas com canos de aço enferrujados eram frequentemente atualizadas com a CPVC, e elas também chegaram a um bom número de novas casas. Como o tubo de PVC, o CPVC geralmente é unido a acessórios colados com solvente, mas pode funcionar com acessórios de encaixe por pressão e pode interagir com PEX e tubulações de água de metal usando conectores apropriados.

Abdômen

ABDÔMEN (acrilonitrila butadieno estireno) é um tubo de plástico preto muito semelhante ao PVC e usado nas mesmas aplicações - principalmente para tubulações de drenagem e ventilação. O ABS é muito barato e se conecta a acessórios colados com solvente. A escolha entre ABS ou PVC geralmente se resume a qual material é amplamente vendido em sua área e o que é permitido pela autoridade de código local (as regras sobre seu uso variam, aparentemente sem motivo específico).

Aço galvanizado

Muitas casas construídas na década de 1950 têm tubulações de aço galvanizadas para abastecimento de água e, a essa altura, boa parte dessa tubulação deve estar bem entupida de corrosão por dentro. Você não pode dizer que há algo errado com o tubo de aço até que ele quebre (também devido à corrosão) ou até que a pressão da água extremamente baixa indique um bloqueio grave. O tubo de aço galvanizado possui extremidades roscadas e é conectado com conexões roscadas. Para reparos, você pode substituir tubos e conexões antigos pelos mesmos novos materiais, ou pode fazer a transição para CPVC, cobre ou PEX, usando acessórios de junção apropriados para fazer a transição.

Aço preto

Aço pretoou ferro preto, o tubo é usado exclusivamente para tubulações de gás. Como o aço galvanizado, possui extremidades roscadas e acessórios. Ao contrário do aço galvanizado, o aço preto ainda é o padrão para novas construções, reparos e reformas. A maioria das tubulações de aço preto em uma casa é para o fornecimento principal e de filiais que aproxima o suprimento de gás dos aparelhos a gás. Para a conexão entre o tubo de aço preto rígido e o aparelho, é usado um conector de linha de gás flexível.

Crédito: Southland / AmazonTubo de aço preto.

Ferro fundido

As casas mais antigas podem ter tubos e acessórios de ferro fundido para grandes tubulações de drenagem e ventilação - ou seja, a ventilação principal vertical que se eleva através do telhado e o dreno principal que sai da casa a caminho do sistema de esgoto ou séptico. É caro, pesado e difícil de trabalhar. Raramente é usado em novas construções e reformas, mas ainda pode ser necessário em aplicações específicas, como onde um tubo de drenagem passa por baixo de uma base de fundação. Reparos ou substituição de tubos e conexões de ferro fundido devem ser feitos com peças de PVC, fazendo a transição com um acoplamento do tipo luva de borracha.

EDUCAÇAO FISICA

O tubo de polietileno (PE) é um tubo flexível de plástico preto vendido em rolos longos. É mais comumente usado para a tubulação de suprimento em sistemas de aspersão e sistemas de irrigação por gotejamento, embora algumas residências possuam tubos de PE para a principal linha de abastecimento de água da residência. Não é aprovado para uso dentro de uma casa (além da válvula principal de corte de suprimento). O tubo PE é muito fácil de trabalhar e pode ser enterrado ou simplesmente deitado no chão com ou sem cobertura. É conectado com acessórios farpados de metal ou plástico e braçadeiras de metal.

crédito: Drip DepotPE pipe.

O tubo PE vem em algumas classes comuns, ou espessuras, indicadas pela classificação de pressão em libras por polegada quadrada (psi): 80 psi e 100 psi são as classes mais finas e são o tipo mais comum usado para sprinklers e tubulações de irrigação; O tubo de 160 psi é recomendado para tubulações de abastecimento de água que atendem residências, dependências ou hidrantes de quintal e para sistemas de irrigação com pressão da água superior a 60 psi.

Conectores flexíveis

Os conectores flexíveis (às vezes chamados de tubos de abastecimento de água) incluem uma ampla variedade de tubos e mangueiras de conexão para conectar o suprimento de água e gás a vários equipamentos e aparelhos. A maioria dos conectores possui um encaixe de compressão macho ou fêmea em cada extremidade para conectar a uma válvula de corte (no tubo de abastecimento de água ou gás) em uma extremidade e ao dispositivo ou dispositivo elétrico na outra extremidade. Máquinas de lavar, lava-louças, aquecedores de água quente e gamas usam conectores flexíveis (quando apropriado). As válvulas de fechamento para banheiros, torneiras de pia e outros acessórios também são conectadas com conectores flexíveis.

Conector de água flexível em aço trançado.

Os materiais para conectores de abastecimento de água incluem aço trançado (com interior de borracha), cobre ou aço liso ou ondulado, borracha e vinil. Os conectores de suprimento de gás normalmente são de aço inoxidável corrugado com um revestimento protetor amarelo. Ao escolher um conector flexível, verifique se o tamanho é adequado (ambos os tubos e as extremidades) e se está aprovado para a aplicação. Além disso, compre o conector de melhor qualidade disponível; conectores baratos são mais propensos a vazamentos, com resultados potencialmente desastrosos.

Pin
Send
Share
Send