Como a água com sabão afeta as plantas?

Pin
Send
Share
Send

A água com sabão pode beneficiar as plantas, principalmente no controle de certos insetos, mas é importante garantir que o produto de sabão usado não tenha aditivos prejudiciais às plantas e que você o dilua o suficiente para evitar danos. Ao usar águas residuais domésticas conservadas, evite o contato com partes comestíveis da planta. Sempre teste uma pequena porção da planta quanto à tolerância aos produtos químicos.

Crédito: amenic181 / iStock / Getty Images Close-up de planta sendo regada

Tipos de água com sabão

A composição química da água e sabão difere drasticamente, dependendo do tipo de sabão que você usa. O sabão inseticida comercial é a escolha mais segura, pois é formulado especificamente para controlar pragas e minimizar danos às plantas. Sabonetes e detergentes líquidos para as mãos para lavar louça - não os usados ​​para máquinas de lavar louça, que normalmente têm alto teor de sódio - também podem ser eficazes e, é claro, são mais baratos. O risco é que aditivos, como perfumes, corantes e hidratantes, possam ser prejudiciais a certas plantas. Antes de usar esses sabonetes domésticos, teste a mistura diluída em uma pequena porção da planta e aguarde alguns dias para ver se há danos.

Propriedades Inseticidas

A água com sabão é eficaz para matar pequenos insetos de corpo mole, como ácaros, pulgões, moscas brancas, psilídeos e insetos de carne. Insetos maiores e com casca dura, como larvas de besouros e lagartas, geralmente são imunes aos seus efeitos. O sabão mata, rompendo as membranas celulares dos insetos e também pode remover o revestimento ceroso protetor, o que faz com que seus corpos se desidratem. Água com sabão mata apenas insetos se você a aplicar diretamente em seus corpos. Certifique-se de pulverizar a parte inferior das folhas, onde as pragas costumam sair. Repita o aplicativo a cada quatro a sete dias para controlar novos visitantes ou filhotes.

Águas residuais domésticas

Você pode usar a água conservada no chuveiro, lavar a louça e lavar a louça - às vezes chamada de água cinza - para irrigar seu jardim, com algumas ressalvas. Água cinzenta pode conter bactérias. Não o guarde por mais de 24 horas e mantenha-o longe das partes comestíveis das culturas alimentares. Não use água cinzenta nas plantas domésticas porque elas não têm solo suficiente para dispersar aditivos prejudiciais. Use apenas água da lavanderia se o seu detergente for líquido, com pouco sódio e isento de bórax e gire onde você o usa, pois o uso repetido na mesma área pode aumentar a alcalinidade do solo.

Dosagem recomendada

Para a maioria das plantas, uma concentração de 2 a 3 por cento de sabão é eficaz. Use 2 colheres de chá de detergente por litro ou 5 colheres de sopa por galão para uma solução de 2% e 1 colher de sopa por litro ou 8 colheres de sopa por galão para uma solução de 3%. Comece com uma dosagem mínima e teste uma pequena área da planta quanto à eficácia e danos, depois aumente a concentração se os insetos não morrerem e a planta não apresentar danos.

Plantas vulneráveis

Algumas plantas são delicadas demais para sabonetes inseticidas comerciais especialmente formulados. Estes incluem ervilhas, tomates, espinheiro e algumas árvores frutíferas, como ameixa e cereja. Não use qualquer tipo de água com sabão nessas plantas.

Pin
Send
Share
Send