Como testar bactérias em balcões de cozinha

Pin
Send
Share
Send

Alguns erros desagradáveis ​​podem espreitar nos balcões da cozinha, nos esgotos da cozinha e até dentro da geladeira. E. Coli e salmonela, dois tipos comuns de bactérias encontradas na carne bovina e de frango, causam intenso desconforto gastrointestinal e até a morte se não tratada. Descobrir se esses convidados indesejáveis ​​passaram a residir em sua cozinha é o primeiro passo para se livrar deles. O teste caseiro de bactérias é simples e acessível e não requer conhecimento científico avançado.

Sua busca por bactérias é tão próxima quanto uma placa de Petri.

Passo 1

Prepare uma pequena amostra de ágar na placa de Petri, conforme indicado na embalagem. O ágar é uma substância gelatinosa usada na culinária que também serve como meio de crescimento adequado para experimentos científicos. Refrigerar sua amostra de cabeça para baixo pelo período especificado.

Use um cotonete estéril para colher suas amostras.

Esfregue um cotonete estéril nas áreas do seu balcão mais propensas a coletar bactérias. Verifique uma variedade de áreas diferentes, concentrando-se em onde você lida com mais frequência com a comida. Por exemplo, você pode coletar amostras das bordas da pia, bem como na parte de trás da prateleira de especiarias e na parte inferior do bloco de facas. Use um toque leve, mas faça contato total com a superfície.

Etapa 3

Esfregue o cotonete que contém sua amostra no ágar-ágar preparado e feche a placa de Petri.

Passo 4

Coloque suas placas de Petri em um local fora do caminho, longe da luz direta. Levará três a sete dias para o crescimento aparecer.

Etapa 5

Examine suas placas de Petri quando o crescimento começar a aparecer. Embora a determinação dos tipos de fungos e bactérias encontrados deva ser deixada para os profissionais, você pode facilmente identificar as bactérias como pequenas manchas brancas e amarelas que se multiplicam rapidamente e os fungos como áreas maiores, coloridas e peludas. Quanto mais manchas, maior a sua contagem bacteriana.

Pin
Send
Share
Send