Como e quando podar plantas de jade

Pin
Send
Share
Send

Um jade em vaso pode durar décadas com os devidos cuidados.

Uma planta em vaso de jade, também conhecida como Crassula ovata, é favorecido pelos doadores de presentes por sua resiliência e longevidade. Seja em vaso ou plantada ao ar livre em um clima quente e seco, essa suculenta sul-africana raramente exige poda. Para aqueles que querem podar um jade, no entanto, é bastante fácil obter uma forma atraente. Isso também torna o jade, ou planta de dinheiro, um excelente candidato para as formas de árvores de bonsai.

Quando podar o jade

Os meses de primavera e início do verão são o momento ideal para podar uma planta de jade, pois esta é a estação de crescimento ativo da planta. É mais fácil para uma planta de jade formar um calo sobre cada área de corte durante esses meses quentes, recuperando-se com relativa facilidade.

Se for capaz de remover partes danificadas da planta, sinta-se à vontade para fazê-lo a qualquer momento, pois isso também ajuda a prevenir doenças e infestações por insetos. Não importa a estação, a planta se recupera melhor quando não mais que 25 a 30 por cento é cortado de cada vez. Se você remover uma boa parte da planta de uma só vez, aguarde algumas semanas ou até mais antes da poda adicional para garantir a recuperação da planta.

Onde Podar Jade

Corte o jade até um pouco acima do nó da folha, da folha ou de outro ramo anexado.

Como em muitas outras variedades de plantas, o melhor lugar para podar um jade é logo acima de um nó da folha - o local visível onde o novo crescimento geralmente se ramifica de um caule. Se a haste não possuir folhas ou nós abaixo da área que você deseja cortar, corte a haste imediatamente acima de onde ela se junta a outro ramo ou haste. Isso minimiza os danos à planta e ajuda a garantir que o caule intacto permaneça saudável.

A ferramenta perfeita para a poda de jade é principalmente uma questão de preferência pessoal, dada a espessura das hastes que estão sendo podadas. Para uma planta pequena e fina, um canivete afiado ou uma tesoura de jardim serão suficientes. Para hastes mais grossas, escolha podas manuais. Independentemente da ferramenta de corte usada, verifique se está afiada. Limpe as lâminas da ferramenta com álcool ou desinfetante para as mãos à base de álcool antes de cortar para higienizar a ferramenta.

Poda seletiva de jade

As plantas de jade parecem árvores em miniatura quando podadas para manter a forma de uma árvore.

Uma planta de jade pode ser podada para manter ou incentivar formas específicas, mesmo uma árvore do tipo bonsai. Um jade que não recebe luz solar suficiente, dentro ou fora de casa, pode desenvolver hastes longas e finas que tornam a planta mais pesada. Podá-lo um pouco pode incentivar um caule principal mais espesso e resistente e um novo crescimento da ramificação.

Corte uma parte do caule alto e fino com tesouras de poda afiadas e limpas, cortando um pouco acima de um nó de folhas ou conjuntos de folhas no caule. Salve o corte para iniciar um novo jade quando o corte estiver curado. O caule do jade principal também se cura e pode deixar cair algumas de suas folhas. Não se preocupe; novos galhos ou folhas se formarão a partir dos pontos que antes continham folhas.

  • Nota: a menos que a planta seja colocada em uma área em que possa receber mais luz solar, ela se tornará pernalta novamente. Se for uma planta de jardim, apare algumas das outras plantas próximas para permitir que mais luz solar atinja o jade.

Para podar e treinar uma planta de jade para assumir a forma de uma árvore, comece com um caule fino, mas relativamente reto, com muitas folhas. Cortar a maioria das folhas e beliscar a parte superior da planta para incentivar um novo crescimento. Novas folhas menores se formarão onde folhas maiores foram removidas. Como o jade cresce lentamente, pode demorar um pouco para alcançar a aparência desejada.

Poda para Propagação

Uma porção saudável de folhas ou caule removida de uma planta de jade pode ser usada para iniciar uma nova planta de jade.

As plantas de jade são bastante fáceis de propagar com estacas de caule ou folhas. Se você estiver usando um caule, corte um segmento de pelo menos 15 cm de comprimento, podando logo acima de onde se junta a outro caule ou mostra sinais de novas folhas ou nós.

Deixe o corte secar em uma área não úmida por alguns dias a duas semanas, dependendo da espessura da haste. O corte está pronto quando a área de corte estiver completamente curada, não parecendo mais um corte novo.

Mergulhe o corte calejado em pó de enraizamento, se desejar, e coloque-o em uma panela pequena e rasa, cheia de uma mistura suculenta de envasamento. Coloque o pote em uma área que receba uma quantidade razoável de luz solar. Não regue o corte até que ele esteja enraizado, o que pode levar algumas semanas. Se não tiver certeza da situação da raiz, mexa o corte suavemente. Se estiver enraizado, deve permanecer como está.

Para enraizar uma folha depois de ficar de fora por alguns dias, posicione-a horizontalmente sobre a mistura de envasamento, enterrando a borda cortada levemente sob o solo. Ele começará a se enraizar dentro de algumas semanas.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: COMO E QUANDO FAZER A PODA DA PLANTA JADE Crassula ovata??? (Pode 2024).