Tipos de soldagem por resistência

Pin
Send
Share
Send

Quando dois materiais precisam ser unidos de maneira forte e resistente a rupturas, a soldagem por resistência realiza o trabalho com calor e pressão. A corrente elétrica cria calor, enquanto os eletrodos ou outros equipamentos aplicam pressão. Dessa forma, duas peças de material (geralmente de metal, mas às vezes também de plástico) são unidas. Os cinco métodos diferentes de soldagem por resistência são mais adequados para tipos específicos de materiais, projetos e juntas.

A imagem está disponível para download em alta resolução por até 3840x2160.

Soldadura por ponto de resistência

A soldagem por pontos une duas ou mais folhas de metal, que são mantidas em uma posição sobreposta entre um par de eletrodos de solda, um fixo e um móvel. Quando uma corrente pesada é direcionada através desses eletrodos, o eletrodo superior também adiciona pressão descendente simultaneamente. O resultado é uma solda que ocorre no ponto entre os dois eletrodos. Para criar novas soldas, as folhas são movidas e reposicionadas.

A soldagem a ponto é comumente empregada na fabricação de automóveis, aeronaves, móveis de aço e recipientes de aço.

Na soldagem a ponto, o soldador pode posicionar soldas estrategicamente em pequenos pontos ao longo das peças de trabalho. Isso permite mais controle e uma linha de soldas bastante uniforme ao longo de um eixo de aresta específico na peça que está sendo soldada.

A soldagem a ponto geralmente tem um custo menor, tanto em equipamentos quanto em mão-de-obra. A soldagem a ponto geralmente não requer o nível avançado de treinamento qualificado necessário para trabalhos de soldagem mais precisos ou complexos. Além disso, a soldagem a ponto é geralmente mais rápida do que outros tipos de operações de soldagem.

No entanto, mão de obra mais qualificada pode ser necessária para a manutenção contínua de peças soldadas por pontos. Além disso, a soldagem a ponto não funcionará se as peças a serem soldadas tiverem uma espessura significativa.

Soldagem por projeção por resistência

Utilizada principalmente nos campos elétrico, automotivo e de construção, a soldagem por projeção conecta chapas de metal ou componentes usando eletrodos. Esses eletrodos são aplicados diretamente nas peças metálicas a serem unidas. Então, forças opostas são executadas através dos eletrodos.

As vantagens da soldagem de projeção incluem flexibilidade, pois o soldador pode soldar mais de um ponto por vez. Além disso, o soldador pode posicionar os pontos soldados mais próximos entre si do que é possível com a soldagem a ponto. Finalmente, as soldas parecerão um pouco mais limpas e menos invasivas do que com a soldagem a ponto.

No entanto, a soldagem de projeção não pode ser usada em metais. Além disso, a soldagem por projeção pode acabar custando mais, devido ao maior investimento no equipamento necessário.

Solda por resistência

Na soldagem a topo, a junção de duas superfícies ocorre simultaneamente em toda a superfície da peça afetada, em vez de em pequenos pontos.

O calor necessário para produzir essa conexão - ou o que é chamado de coalescência no jargão da soldagem - é criado pela resistência elétrica produzida pela resistência à corrente que está sendo passada através e entre essas duas superfícies enquanto se enfrentam.

Em uma solda básica, as duas peças a serem soldadas são reunidas primeiro sob pressão. A corrente é então aplicada, aquecendo a área de contato o suficiente para permitir que a pressão aplicada forje as peças juntas. Em outras palavras, uma solda de topo é uma operação de estágio único de corrente e pressão.

O soldador continua a aplicar pressão e corrente até que a área afetada se torne flexível e amolecida. A aplicação contínua e uniforme de pressão cria a junta soldada, que normalmente é bastante lisa e uniforme.

A soldagem a topo é mais frequentemente utilizada em fios e hastes com medições de pequeno diâmetro.

Soldadura Flash Butt

A soldagem a topo por flash é como a solda a topo, descrita acima, exceto que aqui o soldador une as duas peças aplicando leve pressão e passando uma corrente pesada através da junta. O piscar realmente queima as irregularidades da superfície.

A soldagem instantânea é o que a maioria das pessoas pensa quando ouvem a palavra "soldagem". Esse processo produz um arco na junta que está sendo soldada. Depois que a solda gera calor suficiente, as peças são conectadas fisicamente, juntamente com a pressão e a corrente sendo aplicada ao mesmo tempo.

A soldagem instantânea é frequentemente usada para soldar elos de corrente, eixos de eixos e extremidades de trilhos. Também é usado na construção de grandes edifícios, em alguns tipos de carroceria no reparo de automóveis e em outras situações em que o soldador precisa unir peças muito grandes de metal de maneira segura e resistente ao estresse.

A soldagem por flash é um tipo mais rápido de soldagem por resistência, já que o soldador não precisa preparar a superfície a ser soldada, como acontece com outros métodos. Além disso, geralmente usa menos energia e custa menos para concluir um trabalho. No entanto, dado o arco que produz, ele apresenta um risco muito maior de incêndio. Devido ao processo de piscar, algum metal será perdido da superfície. Finalmente, pode ser difícil manter o alinhamento das peças que estão sendo soldadas.

Solda por costura por resistência

A soldagem de costura é exatamente o que parece: um método usado para soldar a costura existente entre duas peças de metal.

A soldagem por costura usa eletrodos em forma de roda para produzir soldas mais longas e contínuas para uma junta mais forte. Embora algumas juntas precisem ser soldadas por um soldador individual qualificado, a soldagem por costura se presta bem a um processo automatizado da máquina. O resultado é uma soldagem rápida e precisa com juntas incrivelmente fortes. Obviamente, as juntas soldadas à máquina são sempre visualmente inspecionadas e reforçadas por soldadores por pontos, quando necessário.

A soldagem por costura também pode produzir várias costuras paralelas com menos sobreposição em comparação com os métodos de solda por ponto ou projeção. Além disso, a soldagem de costura produz juntas que não permitem a fuga de conteúdo de gás ou líquido.

Suas desvantagens são poucas. Geralmente, custa mais para obter uma junta soldada do que por outros métodos. Além disso, a soldagem de costura é apropriada apenas para costuras de eixos retos. Finalmente, pode ser difícil criar uma junta para peças com espessura superior a 3 milímetros.

Pin
Send
Share
Send