Como remover uma mancha vermelha do linóleo

Pin
Send
Share
Send

O linóleo é um material de revestimento mais complexo do que você imagina, e os corantes que o tornam vermelhos podem causar problemas inesperados. Linóleo não é plástico; tem um acabamento semelhante ao acabamento em madeira e os ácidos podem embotá-lo. Muitas substâncias vermelhas, como vinho, suco de frutas e molho de tomate, são ácidas e, quanto mais rapidamente você pode cuidar de derramamentos, menor a probabilidade de o piso sofrer danos.

Crédito: Samo Trebizan / iStock / Getty Images O piso não é lugar para o seu vinho vintage.

O linóleo é mais vulnerável que o vinil

A superfície do seu linóleo é semelhante à madeira envernizada; o linóleo real é fabricado pela mistura de óleo de linhaça, resina de pinheiro, pó de madeira e calcário para formar um tipo de cimento colocado sobre um revestimento de juta. Obviamente, seu linóleo pode realmente ser vinil, mais fino que o linóleo, com um padrão de superfície impressa em vez de um que se estende por baixo da superfície. O conteúdo ácido de alimentos e líquidos de cor vermelha geralmente não é alto o suficiente para danificar o vinil, embora possa ser alto o suficiente para embotar o linóleo.

Absorva líquidos e limpe a sujeira da superfície

O primeiro passo na correção de manchas é absorver qualquer líquido ofensivo que não tenha secado ou evaporado. Molhe o líquido fresco com um pano absorvente ou toalha de papel ou coloque a toalha sobre a mancha e deixe o líquido de molho; não limpe, porque isso apenas espalha a mancha sobre uma área maior. Quando a área manchada estiver seca, remova a poeira do chão aspirando ou varrendo para garantir que você não a triture até o acabamento enquanto estiver trabalhando na mancha. Você também pode remover a sujeira limpando suavemente com um pano úmido.

O mais fraco limpador primeiro

A correção da mancha deve sempre começar com o limpador mais fraco que possa remover a mancha e progredir para os mais fortes. Uma mistura de 30 gramas de detergente para cada litro de água é um dos produtos de limpeza mais delicados que você pode usar e pode fazer o trabalho, especialmente se você esfregar vigorosamente com uma esponja ou pano não abrasivo. Se não funcionar, você tem várias alternativas, mas é importante testar cada uma delas em uma parte imperceptível do piso primeiro. Não o utilize se danificar ou entorpecer o acabamento do piso.

Vinagre, Solventes e Cera

Antes de quebrar os solventes, misture uma pasta de bicarbonato de sódio e suco de limão em uma tigela e use a mistura para esfregar a mancha. Se isso não funcionar, algumas das alternativas que você pode usar incluem: álcool, que remove tintura de cabelo e manchas de vinho; acetona, que remove tinta e esmalte, e uma mistura 1 a 1 de vinagre e água, que é boa para alimentos ácidos, como molho de espaguete; e alvejante, eficaz para a maioria das manchas de tinta. Todos estes também removerão manchas de vinil. Se a remoção da mancha embotar o linóleo, restaure o brilho com cera em pasta ou esmalte. Não encerar ou polir o vinil.

Pin
Send
Share
Send