Como usar o óleo de teca

Pin
Send
Share
Send

Ele não vem da teca, e a teca já é oleosa o suficiente sem ela, mas o óleo de teca tem um lugar nos corações e nos armários de pintura de muitos marceneiros. Sua composição real é um segredo - um fabricante líder lista apenas solventes nas divulgações de ingredientes de seus produtos. Os aficionados observam que o óleo de teca é mais fino que os outros óleos de acabamento, tornando-o o acabamento perfeito para madeiras densas e oleosas, como mogno, pau-rosa e - sim - teca.

Composição provável

Apenas dois óleos de acabamento verdadeiros ocorrem naturalmente. O primeiro é óleo de linhaça, que é derivado da linhaça e "fervido" combinando-o com produtos químicos para acelerar suas características de secagem. O segundo é óleo tung, que vem das nozes da árvore do tung. Esses óleos geralmente são aplicados com força total e absorvem a madeira e endurecem os grãos para fornecer um grau de resistência à água e ao impacto. Para melhorar a penetrabilidade desses óleos, os fabricantes os combinam com solventes, que é como eles fazem o óleo de teca.

Um verniz de limpeza

Tecnicamente, o óleo de teca não é um verdadeiro óleo de acabamento, mas um verniz para limpeza. Além do óleo de tung e de linhaça, geralmente contém uma resina, que pode ser alquídica derivada de plantas ou um plástico sintético, como o poliuretano. Além da proporção óleo / solvente e da composição de seus óleos, o óleo de teca difere do óleo dinamarquês e de outros acabamentos de óleos compostos na quantidade de resina que ele contém. O óleo dinamarquês normalmente contém mais resina que o óleo de teca, o que torna o acabamento resultante mais brilhante e um pouco mais difícil. Como os fabricantes não precisam divulgar todos os ingredientes, você raramente conhece a composição exata do produto que está usando.

Usando óleo de teca

Como é verdade sempre que você aplica um acabamento à madeira, a superfície deve estar limpa. É sempre uma boa ideia lixar um pouco antes da aplicação do óleo; isso remove as células de madeira deterioradas da superfície e abre o grão, permitindo que o acabamento penetre mais profundamente.

Passo 1

Descasque qualquer acabamento existente com decapantes ou solventes químicos. Areia áspera com lixa de 100 grãos para remover resíduos de stripper; depois lixe com papel de grão 120 e 150 para preparar a madeira para o acabamento. O lixamento final deve ser feito à mão, usando papel de grão 150 e acompanhando o grão da madeira.

Passo 2

Aplique o óleo de teca com um pano ou um pincel. Limpe-o no grão, usando pinceladas paralelas ao grão, e deixe-o absorver. Aplique mais em áreas que o absorvam.

Etapa 3

Aguarde cerca de 30 minutos; depois aplique mais óleo da mesma maneira.

Passo 4

Seque a superfície após 15 minutos e deixe o óleo secar por 8 a 10 horas.

Etapa 5

Aplique uma terceira camada, se estiver procurando o acabamento de superfície mais liso possível. Raspe a madeira com uma lixa de grão 220 para alisar o grão; depois limpe o pó de lixar com um pano úmido e aplique o óleo generosamente. Aguarde 15 minutos, limpe o excesso e aguarde 8 a 10 horas adicionais para secar.

Pin
Send
Share
Send