Como manchar uma porta interior de núcleo oco

Pin
Send
Share
Send

Embora as portas com núcleo oco geralmente economizem muito em comparação com as portas de painel de madeira maciça, não há motivo para que elas não sejam atraentes. Uma boa mancha de madeira que combina com o trabalho em madeira e complementa o esquema de cores da sala pode fazer com que até uma porta de US $ 30 pareça cara. Veja como obter um resultado com aparência profissional em um projeto de coloração "faça você mesmo".

Crédito: Jupiterimages / Photos.com / Getty Images Dê a uma porta oca barata o visual de luxo com manchas.

Passo 1

Instale dois cavalos de serra resistentes em uma área bem ventilada e coloque a porta sobre eles. Se você estiver trabalhando em ambientes fechados, coloque lonas de plástico embaixo da sua área de trabalho para detectar respingos de manchas e derramamentos. Planeje a instalação deste projeto por pelo menos dois a quatro dias. Se você usar serrotes improvisados, verifique se a porta está a uma altura confortável da mesa.

Passo 2

Remova a maçaneta da porta soltando os parafusos que a prendem no lugar. A maçaneta da porta sai em duas partes. Remonte as duas peças com os parafusos e coloque a maçaneta de lado.

Etapa 3

Lixe os dois lados da porta usando uma lixa fina. Use uma lixadeira elétrica, se desejar, ou faça-o manualmente. Certifique-se de lixar para cima e para baixo ao longo do grão da madeira (não lado a lado através do grão). Use um pano de aderência para remover todo o pó da porta.

Passo 4

Selecione o tipo e a cor da mancha a ser usada. A mancha líquida é boa, mas a mancha de gel é menos confusa e mais fácil de controlar. O tipo de madeira mais frequentemente encontrado nas portas econômicas é uma madeira de grão fino ou "decadente", com um leve tom vermelho. Esta madeira não aceita uma cor de mancha clara como "carvalho" ou "bordo claro" muito bem. No momento em que você aplicar a mancha, a tonalidade vermelha da madeira aparecerá. Uma melhor escolha da cor da mancha é "cereja", "bordo escuro", "carvalho escuro" ou "nogueira". Essas cores incorporarão a coloração vermelha natural da madeira ou a mascararão adequadamente.

Etapa 5

Aplique a mancha em uma face da porta em movimentos longos e uniformes, trabalhando com o grão da madeira. Use um pincel para manchas de líquido e um pano macio de algodão para manchas de gel. Evite a sobreposição de traços verticais - tente misturar os pontos de "partida" e "parada" se precisar usar dois "passes" para manchar todo o comprimento da porta. Limpe o excesso de manchas com um pano limpo. Lembre-se: quanto mais tempo você deixar a mancha na madeira nua, mais escura será a mancha.

Etapa 6

Mancha todas as quatro bordas da porta. Evite sobrepor a mancha da borda na frente e atrás da porta e mancha no hardware da dobradiça.

Etapa 7

Deixe a parte da frente da porta secar completamente durante a noite antes de virar a porta e manchar o outro lado. Deixe esse lado secar durante a noite.

Etapa 8

Aplique um selador transparente na porta, em acabamento "casca de ovo" ou "acetinado", para proteção extra e acabamento mais suave. Siga os mesmos métodos que você fez para manchar a porta. Use uma escova limpa para esta aplicação.

Etapa 9

Recoloque a maçaneta da porta.

Pin
Send
Share
Send