Como testar a resistência da cor

Pin
Send
Share
Send

Um tecido resistente à cor não sangra, desbota ou muda quando lavado ou limpo com um produto ou na máquina de lavar. Testar a resistência da cor é uma etapa essencial na limpeza de qualquer tecido. Se você planeja lavar um novo jeans ou limpar uma cadeira estofada, é essencial saber como o seu tecido reagirá ao produto em que você vai usar. Isso também evita um possível desastre na máquina de lavar quando as cores de uma peça de roupa podem sangrar em todas as outras roupas na mesma carga.

Teste as roupas novas quanto à resistência à cor antes de lavá-las com outras roupas.

Passo 1

Encontre um local discreto em seu tecido, como a costura interna de uma camisa, a parte traseira de uma saia de sofá ou a área de carpete no armário.

Passo 2

Molhe uma toalha de papel branco ou um pano com o produto, como um limpador de tecido, no qual você planeja usar no tecido. Se você planeja lavar uma nova peça de roupa, basta testá-la com água.

Etapa 3

Seque o tecido com a toalha ou pano e verifique se alguma cor é transferida do tecido para a toalha ou pano. Se o tecido não sangrar, continue na próxima etapa para mais testes. Se o tecido sangrar na sua toalha ou pano, pare. Não é rápido de cores.

Passo 4

Pulverize o tecido no local imperceptível com o produto que você vai usar. Deixe de molho por dois a três minutos. Seque com a toalha ou pano para ver se alguma cor é transferida. Se você planeja lavar um tecido de cor sólida, pode movê-lo em uma pia cheia de água fria para ver se ele sangra.

Etapa 5

Examine também o tecido para ver se as cores se espalham ou desbotam ou se o material reage de outra maneira ao produto usado. Pode ser necessário limpar profissionalmente. Para tecidos de cores sólidas, lave-os separadamente ou à mão até que eles não sangrem mais.

Pin
Send
Share
Send