Quais são as diferenças entre um filtro HEPA e um verdadeiro filtro HEPA?

Pin
Send
Share
Send

Um filtro HEPA (ar particulado de alta eficiência) é um filtro de ar que foi testado e considerado em conformidade com um padrão militar dos EUA. Os filtros classificados como HEPA podem remover partículas tão pequenas quanto 0,3 mícrons com 99,97% de eficiência. Os filtros classificados como HEPA ainda podem ser ineficazes na limpeza do ar na sala; portanto, algumas informações do consumidor referem-se a filtros "HEPA verdadeiros", embora esse termo não seja técnico.

Um filtro HEPA verdadeiro pode remover partículas tão pequenas quanto 0,3 mícrons, o que inclui partículas de fumaça.

Filtros "tipo HEPA"

Alguns filtros para sistemas de HVAC são comercializados como "tipo HEPA" ou apenas "alta eficiência" porque eles têm uma eficiência mais alta, ou manipulam partículas menores, do que os filtros de painel comuns. Esses filtros mais caros não devem ser confundidos com filtros HEPA verdadeiros. Antes de instalar uma tela de filtro HEPA na maioria dos sistemas HVAC existentes, o sistema exigiria uma atualização, porque o HEPA faz com que o ar flua de maneira diferente da dos filtros convencionais. Um filtro "tipo HEPA" é plissado como um verdadeiro filtro HEPA para aumentar sua área de superfície, o que reduz a resistência do ar e possibilita que o filtro de maior eficiência seja usado sem atualizar o sistema HVAC. Esses filtros de alta eficiência funcionam melhor que os filtros de painel, mas não tão bem quanto os filtros HEPA verdadeiros.

Eficiência e eficácia

Na purificação do ar, a eficiência e a eficácia medem coisas diferentes. Um filtro altamente eficiente pode ser ineficaz na purificação do ar em uma determinada configuração. "Eficiência" descreve a porcentagem de partículas que um dispositivo remove do ar que passa por ele. Os filtros HEPA verdadeiros são testados quanto à eficiência ao serem alimentados com uma nuvem de partículas de 0,3 mícron. A densidade das partículas é medida antes e depois de passar pelo filtro e a eficiência é calculada a partir desses valores. A eficácia, por outro lado, refere-se a quão bem um dispositivo limpa o ar em uma sala. Um filtro muito pequeno ou inadequado pode ser ineficaz em uma situação, mesmo que tenha alta eficiência, seja verdadeiro HEPA ou semelhante a HEPA.

Vazamentos de ar

Um filtro pode limpar apenas o ar que passa através da mídia do filtro. A mídia, que nos filtros HEPA se parece com papel grosso, oferece resistência significativa ao ar que passa por ele, de modo que o ar também passa por qualquer parte do filtro que não seja hermética. Esse ar vazado ignora a mídia do filtro e não é limpo. Um filtro HEPA verdadeiro não deve apenas ter um filtro que passe no padrão HEPA, mas também deve estar livre de vazamentos. Um ponto comum de vazamento é a estrutura em torno do próprio filtro, mas vazamentos também podem estar presentes ao longo de qualquer passagem que leva ao filtro em um dispositivo como um purificador de ar portátil ou aspirador de pó.

Pin
Send
Share
Send