Como remover a tinta da porcelana

Pin
Send
Share
Send

Derramamentos de tinta em porcelana não são um grande problema. A porcelana resiste praticamente a qualquer solvente ou produto decapante que você jogar nela. Além disso, não é facilmente danificado por um raspador de tinta - embora você não queira testá-lo cavando o canto do raspador na superfície -, então você tem muitas opções. Embora a porcelana seja dura, é sempre melhor começar com o método de limpeza menos invasivo e avançar para os mais fortes.

Teste a pintura primeiro

Antes de remover a tinta endurecida de qualquer superfície, é importante saber se é à base de óleo ou de água, para que você possa usar solventes apropriados. O teste é simples:

Passo 1

Umedeça um pano ou um cotonete com álcool desnaturado. Se você não tiver álcool desnaturado em casa, use álcool.

Passo 2

Esfregue a tinta vigorosamente por alguns segundos.

Etapa 3

Olhe para o pano ou cotonete. Se a cor tiver esfregado, a tinta será à base de água. Se estiver limpo, a tinta é à base de óleo.

Esfregue-o com um solvente

Depois de determinar que a tinta é à base de água, você pode continuar esfregando-a com o pano embebido em álcool, lavá-la com uma esponja abrasiva e sabão e água ou usar uma combinação desses métodos. Nem o álcool nem a água terão muito efeito se a tinta for à base de óleo, e você pode até achar espíritos minerais ineficazes, pois esse solvente não dissolve a tinta curada. Em vez disso, esfregue o derramamento com um pano umedecido em acetona ou diluente. Ambos os solventes são inflamáveis ​​e nocivos, portanto, use um respirador; abra as janelas e evite chamas.

Usar decapante

O decapante remove as tintas à base de óleo e água com a mesma facilidade e não danifica a porcelana. Use luvas e óculos de borracha ao usá-lo.

Passo 1

Espalhe a stripper na tinta com um pincel.

Passo 2

Aguarde cerca de 10 minutos para que a tinta comece a formar bolhas. Se isso não acontecer, e a stripper começar a secar, espalhe mais.

Etapa 3

Raspe a stripper - e a tinta com ela - usando um raspador de tinta. Evite até a possibilidade de danificar a porcelana usando um raspador de plástico em vez de um raspador de metal.

Passo 4

Lave a superfície com água e sabão após raspar a tinta para limpar resíduos e neutralizar a stripper. Enxágüe com água limpa.

Raspe-o

Em alguns casos, talvez você não precise de decapante ou solvente - manchas grossas de tinta endurecida geralmente saem da porcelana com apenas um pouco de ajuda de uma ferramenta de raspagem. Coloque a lâmina de uma espátula de plástico entre o depósito de tinta e a porcelana; bata na alça com um martelo; e a tinta deve voar para a história. Caso contrário, dê uma ajudinha com spray lubrificante. Como último recurso, raspe a tinta com uma espátula de metal ou uma navalha.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: COMO RETIRAR SUBLIMAÇÃO EM CANECAS DE PORCELANA TUTORIAL (Abril 2024).