Como selar bancadas em granito

Pin
Send
Share
Send

As bancadas em granito são duráveis ​​e requerem manutenção mínima. No entanto, para manter a mancha de granito resistente, você precisa selá-la periodicamente.

As bancadas da cozinha em granito exigem vedação para manter o brilho e protegê-lo de manchas.

O granito é uma rocha ígnea, o que significa que foi formada a partir de material de rocha derretida, especificamente quartzo, feldspato, mica, anfibólios e outros minerais. À medida que o material derretido esfriava, pequenas lacunas se formavam entre os cristais individuais, criando poros na rocha. Na condição natural do granito, ele absorve o líquido através desses poros.

O granito é relativamente não poroso em comparação com outros materiais de bancada, mas requer um selador para tornar a bancada resistente a manchas. O selador cria uma barreira que impede a absorção de alimentos e líquidos.

Com que frequência devo selar granito?

Geralmente, as bancadas em granito exigem uma aplicação anual de selador. No entanto, vários fatores contribuem para a frequência. Um fator é porosidade. Granito de cor mais clara tende a ser mais poroso; portanto, pode exigir aplicativos mais frequentes. O segundo fator são as rotinas regulares de desgaste e limpeza. Derramamentos de alimentos ácidos e soluções de limpeza ácidas (como vinagre) degradam gradualmente o selante de granito. Além disso, as zonas de preparação de alimentos podem precisar de selador com mais freqüência do que uma barra elevada usada para servir alimentos.

O fator final é o próprio selador. Alguns seladores de nível profissional podem durar até dez anos. Algumas dicas para determinar os tipos de selantes:

  • Se você estiver instalando novo granito, pergunte ao instalador qual selador eles usam e em quanto tempo você deve reaplicá-lo.
  • Se você estiver selando uma bancada de granito existente, usando um produto à base de água ou à base de solvente, procure o ingrediente ativo resina alifática de fluorocarboneto. Embora o produto seja mais caro que os selantes que contêm siloxano e silício, ele fornece cinco a dez anos de proteção em vez de seis meses a três anos. Além disso, as resinas alifáticas de fluorocarbono repelem o óleo e a água, para que a bancada fique protegida de coisas como derramamentos de saladas e caixas de pizza gordurosas.

Realize o teste da água

Em uma superfície de granito adequadamente selada, a água deve se formar em vez de embeber os poros. Para testar a superfície, despeje uma ou duas colheres de sopa de água sobre o granito em áreas diferentes. Após três minutos, a água ainda deve ser frisada no topo, em vez de mergulhar no granito. Verifique novamente após quinze minutos. Existe uma marca ou anel escuro? Nesse caso, é hora de aplicar um selador.

A manutenção simples mantém o granito bonito.

Se você aplicar um selador antes que seja necessário, o granito não será prejudicado. No entanto, selador adicional pode criar um filme nebuloso.

Como selar granito

O granito de vedação é um processo simples que protege o investimento que você fez em sua casa. A vedação regular, feita corretamente, evita manchas e mantém a pedra natural com a melhor aparência.

Etapa 1: Reunir materiais

Os materiais necessários para selar uma bancada de granito são fáceis de obter, mas certifique-se de tê-los à mão antes de começar:

  • Panos de microfibra ou panos limpos
  • Limpador de granito (ou faça você mesmo, usando um frasco de spray de uma caneca, detergente líquido para lavar louça e álcool isopropílico)
  • Seladora de granito
  • Luvas de borracha
  • Faca plana (opcional)
  • Lã de aço extra fina (opcional)
  • Removedor de manchas de granito (opcional)

Etapa 2: Prepare a superfície

Primeiro, procure por depósitos de água dura perto da torneira? Se estiverem presentes, use uma faca plana para cortar esses depósitos minerais. Aplique pressão suave e segure a lâmina contra a superfície; limpe a superfície seca. Se restar uma pequena quantidade de depósito mineral, conclua a tarefa esfregando-a suavemente com lã de aço extra fina e depois limpe com um pano limpo e seco.

Siga cuidadosamente a borda curva do granito enquanto remove depósitos minerais perto de uma pia.

Em seguida, examine a superfície em busca de manchas? Compre um removedor de manchas de granito (às vezes chamado de cataplasma) e siga as instruções do fabricante. Normalmente, você aplica o removedor e deixa secar; enquanto seca, o removedor retira a comida ou o líquido dos poros do granito.

Como etapa final da preparação, limpe toda a bancada 24 horas antes da vedação, para que os agentes de limpeza evaporem dos poros necessários para absorver o selante:

  1. Remova todos os itens da superfície e limpe com um pano seco para remover a poeira.
  2. Pulverize com um limpador de granito ou misture o seu próprio em um frasco de spray de um litro. Combine uma colher de chá de detergente para lavar louça, duas colheres de sopa de álcool isopropílico e água fria suficiente para encher o frasco de spray.
  3. Pulverize uma seção do balcão e limpe o limpador da bancada com um pano limpo, usando um movimento circular. Continue o processo até que toda a bancada esteja limpa.
  4. Deixe a superfície secar por 24 horas.

Aplique o selador

  1. Após o período de secagem de 24 horas, selecione uma pequena área de teste. Siga as instruções na etiqueta do selador.
  2. Aplique o selador e depois esfregue-o uniformemente no granito com um pano limpo. (Um frasco de vazamento pode ser mais fácil de controlar do que um frasco de spray. Se você usar um selador de spray, proteja outras superfícies, como armários, pisos e paredes.)
  3. De acordo com as instruções da etiqueta, deixe o selador secar, geralmente por 15 a 20 minutos. Se a área estiver descolorida, remova o selador restante e consulte um associado da loja que vendeu o produto. Se a superfície estiver ótima, continue aplicando o selador, trabalhando em seções, até aplicar o selador em toda a superfície.
  4. Aguarde o período de absorção recomendado e limpe qualquer excesso de selador com um pano limpo e seco. Siga com uma segunda demão, se recomendado pelo fabricante.
  5. Deixe o selador curar por 48 horas antes de devolver os itens ao balcão ou permitir que o balcão se molhe.

Após cuidados

Mantenha a bancada limpando os derramamentos quando ocorrerem com água com sabão e depois secando a superfície. Use o limpador de granito restante mensalmente para manter a bancada parecendo nova.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Como Impermeabilizar sua Bancada passo a passo (Abril 2024).