Por que minha água da piscina tem um cheiro engraçado?

Pin
Send
Share
Send

As piscinas são basicamente grandes coleções de água e, como qualquer corpo de água, são suscetíveis a vários problemas. Entre o problema mais notável é quando a água exala odores estranhos ou ruins. A causa mais comum de cheiros engraçados em uma piscina é cloraminas, que resultam quando o cloro da piscina combina com compostos de amônia ou nitrogênio, como urina ou suor.

Cloraminas podem causar odores estranhos na água da piscina.

Cloraminas

As cloraminas na água contribuem para a leitura combinada de cloro da piscina, pois a maioria dos kits de teste de cloro é incapaz de distinguir entre cloro livre na água e o cloro que se uniu a outros compostos para formar cloraminas. O cloro ligado às cloraminas, no entanto, é um desinfetante deficiente e tem a desvantagem de causar cheiros sujos, além de irritação nos olhos e na pele. O cheiro de cloro que associamos às piscinas normalmente não é causado pelo cloro livre que desinfecta a água, mas pelas cloraminas que se formam quando parte do cloro livre se liga a outros compostos.

Em termos de química técnica, as cloraminas se formam substituindo os átomos de hidrogênio ou amônia por átomos de cloro em certos compostos, como a urina e o suor. O cloro também combina com nitrogênio na chuva ou amônia na saliva do nadador. Como o cloro livre é capturado em outros compostos, ele não está mais disponível para servir sua principal função como desinfetante. Portanto, uma piscina rica em cloraminas é uma piscina com menos água sanitária.

Sintomas

Se sua piscina tem um cheiro engraçado e parece nublado, é provável que tenha cloraminas. Outro sintoma é que a leitura combinada de cloro da piscina estará acima de 0,2 partes por milhão (ppm). o nível combinado de cloro (o cloro "combinado" com outros compostos) é calculado subtraindo-se o nível de cloro livre de nível total de cloro.

Altos níveis de cloraminas também podem ser indicados por sintomas nas pessoas. Piscinas pesadas com cloramina freqüentemente fazem os nadadores reclamarem de pele ou olhos irritados. Também há evidências de que a cloramina pode contribuir para problemas respiratórios em nadadores que passam muito tempo na água.

Eliminando Cloraminas

O melhor método para eliminar as cloraminas de uma piscina é: choqueou superclorato. Os profissionais da piscina chamam o que acontece em uma piscina durante a supercloração de "cloração no ponto de interrupção" e é necessário para eliminar as cloraminas. Basicamente, uma piscina na qual as cloraminas estão presentes precisará ser superclorada a 10 ppm ou mais e mantida por pelo menos quatro horas. Durante a supercloração, o cloro real está "queimando" ou oxidando as cloraminas e removendo-as da piscina.

A melhor maneira de prevenir as cloraminas é manter os níveis recomendados de cloro e também chocar sua piscina regularmente. A faixa recomendada de cloro em uma piscina é de 1 a 2 ppm.

A importância do pH

Lembre-se, porém, que o choque com cloro aumentará o pH porque o cloro é alcalino. Após a conclusão de um tratamento de choque na piscina, sempre meça o pH da piscina e ajuste, se necessário. A leitura mais importante na água de uma piscina é o seu pH e deve ser mantida nos níveis recomendados. O pH da piscina deve ser mantido em 7,4, se possível.

Quando o pH de uma piscina é muito baixo ou muito alto, os níveis de cloro são sempre afetados negativamente. E isso pode causar muitos problemas, incluindo problemas com cloraminas. Aumente o pH de uma piscina adicionando 1 libra de carbonato de sódio por 25.000 galões de água. O pH da piscina é reduzido usando ácido muriático, seguindo rigorosamente as instruções da embalagem.

Pin
Send
Share
Send