Corrigindo uma falha à terra com um multímetro em um sistema de alarme de incêndio

Pin
Send
Share
Send

É difícil encontrar falhas de aterramento em sistemas comerciais de alarme de incêndio. Uma falha de aterramento elétrico é o aterramento não intencional de um fio elétrico. Esse aterramento acidental causa um vazamento de corrente, o que significa que os dispositivos no circuito afetado podem não funcionar ou sinalizar falsamente uma condição de alarme. A maioria dos painéis de controle de alarme de incêndio pode avisar que existe uma falha de aterramento, mas não pode dizer onde está; portanto, os técnicos precisam usar um multímetro para identificar a falha.

Crédito: Polka Dot Images / Polka Dot / Getty Images Um multímetro pode localizar falhas de aterramento em circuitos de alarme de incêndio.

Positivo e negativo

Uma falta à terra no lado positivo ou quente do circuito geralmente resulta em curto-circuito e disparo imediato do disjuntor. Uma falta à terra no lado negativo ou neutro não necessariamente provoca curto-circuito. Em vez disso, ele pode drenar eletricidade suficiente para causar problemas estranhos e intermitentes no circuito. Uma falta à terra negativa também pode energizar eletricamente os aparelhos e locais que nunca devem levar energia, criando um risco de choque para quem tocar no ponto quente.

Suspeitos de circuito

Caçar uma falta à terra é um processo de eliminação. Primeiro, desconecte todos os fios do circuito de alarme do painel de controle principal. Cada circuito terá dois, três ou quatro fios condutores. Desconecte todos os fios. Isso deve redefinir o indicador de falha à terra do painel. Reconecte um dos circuitos e aguarde 60 segundos para ver se o indicador de falta à terra acende. Se ficar desligado, reconecte o próximo circuito. Repita até encontrar o circuito que aciona o indicador de falha à terra do painel. Esse é o seu suspeito. Um sistema de alarme antigo pode ter mais de uma falha à terra. Desconecte o circuito suspeito novamente e marque-o. Continue reconectando o restante dos circuitos, procurando ver se o indicador de falha à terra acende novamente.

Teste de multímetro

Verifique se todos os fios do circuito suspeito estão desconectados do painel principal. Retire o multímetro e defina-o para ohms. Esse é o símbolo que se parece com uma ferradura. Use a configuração de ohms mais baixa. Toque o fio preto do multímetro em uma superfície de metal aterrada e toque o fio vermelho em cada fio do circuito. Uma leitura de infinito, O.L., Open Loop ou uma agulha que fica totalmente à esquerda da balança indica um circuito aberto sem caminho para o solo. Isso significa que o fio está bom. Qualquer outra leitura no medidor indica que há um caminho acidental para aterrar em algum lugar ao longo desse fio.

Caça com medidor

Agora que você encontrou o condutor defeituoso, o próximo passo é verificar fisicamente esse fio ao longo de todo o circuito. Pegue seu medidor e desça o circuito até o primeiro dispositivo. Desconecte o fio na lateral do dispositivo "a jusante" do painel de alarme principal e teste-o com o medidor. Se o medidor ainda mostrar uma falta à terra, o problema está mais abaixo do fio. Vá para o próximo dispositivo no circuito, desconecte no lado a jusante e teste novamente. Repita até encontrar o segmento com defeito. Inspecione atentamente esse segmento até encontrar o fio desencapado, o isolamento perfurado, a conexão cruzada, a conexão corroída ou o dispositivo defeituoso que está causando a falha de aterramento.

Pin
Send
Share
Send