Propriedades Mecânicas dos Solos

Pin
Send
Share
Send

O solo possui um conjunto surpreendentemente diversificado de propriedades mecânicas. O estudo empírico e teórico da mecânica do solo progrediu ao ponto em que os engenheiros do solo são capazes de considerar uma ampla variedade de propriedades mecânicas ao projetar estruturas que envolvem grandes quantidades de solo. A mecânica do solo tem aplicações em tudo, desde os principais projetos de engenharia civil até o paisagismo do quintal.

O conhecimento da mecânica do solo é importante no paisagismo.

Força de cisalhamento

A resistência ao cisalhamento refere-se ao nível de tensões de cisalhamento que um material pode resistir sem fratura. A resistência ao cisalhamento é medida em Newtons por metro quadrado. As tensões de cisalhamento são forças que são aplicadas tangencialmente ao longo de uma face do solo. A resistência ao cisalhamento é difícil de medir, pois depende de uma ampla variedade de fatores, incluindo a natureza do solo, o histórico da amostra de solo a ser medida e a taxa na qual as forças de cisalhamento são aplicadas.

Pressão lateral da terra

Pressão lateral da terra é a pressão que a terra exerce horizontalmente. Se você tem uma massa cúbica de solo mantida em um contêiner cúbico, a pressão lateral da terra é a pressão exercida nas paredes do contêiner. A pressão lateral da terra é medida em Pascal, ou Newtons por metro quadrado.

Consolidação

A consolidação é o processo pelo qual o volume do solo diminui com a aplicação de uma carga. A consolidação é causada pelo fato de as cargas serem aplicadas ao solo e os grãos do solo serem mais compactados como resultado.

Capacidade de suporte

Capacidade de carga é a capacidade da terra em torno de uma estrutura para suportar cargas aplicadas. A capacidade de carga é medida em Pascal ou Newton por metro quadrado.

Permeabilidade e infiltração

Permeabilidade refere-se à facilidade com que o fluido pode fluir através dos poros no solo. A permeabilidade é medida em metros quadrados ou Darcys. A infiltração refere-se à taxa na qual o fluido se move através de uma massa de solo. A infiltração é medida em metros por segundo.

Estabilidade da inclinação

A estabilidade da inclinação refere-se à resistência de uma inclinação à falha ou colapso. A estabilidade de uma inclinação abrange uma ampla variedade de considerações e não possui uma única unidade universal de medida.

Pin
Send
Share
Send