Por que as plantas aquáticas têm estômatos na parte superior de suas folhas?

Pin
Send
Share
Send

Na biologia vegetal, os estômatos são pequenas aberturas semelhantes a poros na superfície das folhas. Esses poros abrem e fecham quando acionados por hormônios especializados, a fim de facilitar a troca de gases ou limitar a evaporação da água.

Lírios

Nenúfar

Os nenúfares crescem em lagoas onde suas folhas geralmente flutuam diretamente na superfície da água ou ligeiramente acima dela. Para prosperar nesse ambiente, como todas as plantas, eles desenvolveram recursos especializados.

Estomata

Todas as folhas das plantas precisam respirar. A troca de gases atmosféricos é essencial para a fotossíntese, o processo pelo qual as plantas usam a luz solar para converter dióxido de carbono e água em oxigênio e combustível. Aberturas chamadas estômatos tornam isso possível.

Onde encontrar estômatos

Na maioria das plantas verdes, os estômatos estão localizados no lado inferior das folhas. Segundo os biólogos do Colby College, a folha do nenúfar tem cerca de 460 estômatos por milímetro quadrado na superfície superior de suas folhas, enquanto muitas outras plantas, como o lírio do jardim, não têm nenhum.

Hidratação

Os estômatos são úteis para plantas ameaçadas pela seca porque podem fechar para evitar a desidratação. Este não é um problema para as plantas que crescem na água. Em vez disso, quando chove, alguns estômatos estão disponíveis para a troca de gases na grande superfície das folhas dos nenúfares.

Outras adaptações

Para manter as folhas acima da água, onde os estômatos podem funcionar, as folhas do nenúfar têm um grande número de células internas esponjosas para promover a flutuação.

Pin
Send
Share
Send