Tipos de extintores de incêndio, suas peças e quando usá-los

Pin
Send
Share
Send

Em caso de emergência, um extintor de incêndio pode salvar vidas. Saber como usar esta ferramenta simples e eficaz de prevenção de incêndios é importante para a proteção de si e de outras pessoas. Além disso, é fundamental conhecer a diferença entre vários tipos de extintores, pois cada tipo é eficaz para diferentes tipos de incêndio.

Tipos de extintores de incêndio, suas partes e quando usá-los

Informações básicas sobre extintor de incêndio e incêndio

Os extintores de incêndio funcionam removendo uma ou mais partes do que é conhecido como triângulo de fogo. Essas partes são calor, oxigênio e a reação química que causa um incêndio. Que tipo de extintor você precisa depende do que causou o incêndio.

Os incêndios podem ser classificados em uma variedade de categorias, dependendo de sua causa e combustível. Incêndios de classe A são causados ​​por combustíveis comuns, como papel, tecido, madeira, borracha ou alguns plásticos. Incêndios da classe B ocorrem em líquidos ou gases inflamáveis, como gasolina, graxa de petróleo, óleo, alcatrão, tintas, solventes, álcoois, propano ou butano. Os incêndios da classe C envolvem eletricidade viva e são geralmente causados ​​por mau funcionamento de computadores, transformadores, servidores, motores ou dispositivos. Incêndios de classe D são causados ​​por metais combustíveis como magnésio, titânio ou sódio. Finalmente, os incêndios da classe K são causados ​​por óleos ou graxas para cozinhar. Os extintores de incêndio geralmente são classificados para combater certos tipos de incêndio.

Os extintores de incêndio são constituídos por um recipiente de metal ou outro invólucro resistente no qual o agente de extinção é mantido, um bico e / ou um tubo, uma alavanca e um pino. Para usar um extintor, puxe o pino localizado na parte superior do bico. Isso permitirá que a alavanca se mova ou seja apertada. Em seguida, aponte o bico ou o tubo para as chamas que você precisa combater e aperte a alavanca para liberar o agente extintor. Siga as especificações do fabricante em relação à distância adequada a partir da qual o extintor será engatado. Vire o bico ou o tubo para frente e para trás através do fogo até apagá-lo.

Em qualquer emergência que envolva um incêndio, você deve entrar em contato com o corpo de bombeiros local imediatamente, mesmo se planeja usar um extintor. Caso você não consiga apagar o fogo, a ajuda já estará a caminho.

Tipos de Extintores de Incêndio

Os extintores de incêndio devem sempre ser rotulados com a classe de incêndio que impedem. Antes de tentar usar um, verifique esta etiqueta para obter instruções.

Os extintores de água e espuma funcionam removendo a parte de calor do triângulo do fogo. A espuma também ajuda a manter o oxigênio longe de outros elementos químicos, evitando queimaduras adicionais. Este tipo de extintor deve ser usado apenas para incêndios de classe A. Eles podem representar um risco de combustão ou choque elétrico se usados ​​em incêndios em B ou C.

Os extintores de dióxido de carbono usam CO2 e temperaturas frias para eliminar o oxigênio que um incêndio precisa para sobreviver. Normalmente, eles não funcionam em incêndios de classe A. Eles são melhores para incêndios B e C.

Os extintores químicos secos trabalham em vários tipos de incêndio e usam uma reação química para interromper a combustão do fogo. Atualmente, muitos extintores de incêndio usam um produto químico seco multiuso classificado para incêndios A, B e C. No entanto, outros extintores deste tipo são eficazes apenas em incêndios B e C.

Os extintores químicos úmidos criam uma barreira entre os produtos químicos envolvidos na reação de um incêndio e são mais eficazes para queimaduras de Classe K. Em alguns casos, eles podem ser classificados para incêndios em cozinhas comerciais Classe A.

Os extintores de agentes limpos usam produtos químicos ecológicos e são eficazes em incêndios das classes A, B e C. Se o extintor do seu agente de limpeza for portátil, ele poderá ser classificado apenas para incêndios B e C.

Os extintores de pó seco são eficazes apenas em incêndios de classe D que envolvem metais. Não tente usá-los para outros tipos de incêndios.

Os extintores de névoa de água são os melhores para combater incêndios da Classe A, onde a contaminação é uma preocupação, uma vez que não são utilizados produtos químicos nocivos. Eles também podem ser classificados para tratar incêndios em C.

Finalmente, os extintores de produtos químicos secos operados por cartucho funcionam da mesma maneira que os extintores de produtos químicos secos comuns. No entanto, esses modelos são eficazes nos incêndios A, B e C, enquanto o último é ocasionalmente eficaz apenas nos incêndios B e C.

Independentemente do tipo de extintor de incêndio, ele deve ser mantido apenas até a data de vencimento e inspecionado conforme marcado. Aprenda a usar o seu, para estar preparado em caso de emergência.

Pin
Send
Share
Send