Sua vaidade tem bastante a história por trás

Pin
Send
Share
Send

crédito: Getty Images

Desde o preparo até o preparo, até o zhooj-ing, ter um espaço designado para arrumar tudo parece certo. Praticamente a melhor invenção de todos os tempos (perdendo apenas para a máquina de cappuccino, telefone celular, laptop, carro ... ok, ok, talvez não o melhor sempre, mas definitivamente está lá em cima!), essas estações glam são frequentemente chamadas de "toucadores" ou "boudoirs", mas "vaidade" é talvez o termo mais popular para essa elegante instalação de espelho / mesa / cadeira. Então, quando e onde essa idéia começou? Qual é a história por trás desta amada peça de mobiliário?

Visíveis em todos os lugares, desde filmes decadentes, centrados na realeza, até pequenos apartamentos por toda parte, vaidades - como a maioria das coisas usadas no serviço de beleza - são frequentemente descartados com facilidade. Mas a história da vaidade é aquela que destaca e cataloga mudanças nos padrões de beleza, design e cultura através dos tempos. Então sente-se, relaxe e fique confortável. Estamos prestes a levá-lo a um passeio pela memória da vaidade.

crédito: Hulton Archive / Hulton Archive / GettyImages

O conceito da vaidade moderna evoca imagens de grandes espelhos, uma mesa cheia de mais produtos de beleza do que você pode contar (ou precisar), uma cadeira macia e o tipo de lâmpadas redondas associadas ao antigo glamour de Hollywood. Mas isso está muito longe de onde tudo começou.

A raiz da palavra "vaidade" pode ser encontrada no século XIII e a palavra em latim vanus, ou seja, ocioso e fútil. É apenas no século 14 que a palavra também ganhou uma conotação narcísica. (O movimento vanitas nas pinturas abordava interpretações adicionais de morte e quietude. Caramba!) Separadamente, a frase e o conceito de uma "penteadeira" se desenvolveram no final do século XVIII. As duas idéias - vaidade e penteadeira - convergiram posteriormente, mas apenas no inglês americano. (Na Austrália, essas tabelas são conhecidas como duquesas.)

Crédito: Glenn Gissler DesignEsta caixa cosmética egípcia tem mais de 4.000 anos!

Mas se você for tudo No caminho de volta, o conceito de um espaço especial para "colocar sua cara" existe desde pelo menos os antigos egípcios. Eles mantiveram seus cosméticos em caixas e frascos, que depois enterraram com eles (o que provavelmente explica por que a caixa de cosméticos acima é tão bem preservada; provavelmente foi mantida em uma tumba escura sem muito oxigênio ou umidade). As civilizações humanas que seguiram seus passos continuaram, na maioria das vezes, com artigos de toalete portáteis.

Como Itália A revista descreve que os antigos romanos carregavam espelhos polidos e maquiagem feita de excrementos de animais - ei, sem dor, sem ganho. Os aristocratas chineses, por outro lado, dariam caixas de pó douradas aos seus futuros amantes, de acordo com Diário da China. E como as casas da sociedade anglo-européia cresceram para incluir quartos e banheiros dedicados no século 18, as primeiras "mesas de banheiro" pareciam abrigar vários cosméticos e acessórios, como barbeadores, usados ​​por homens e mulheres.

No século XVII, as senhoras aristocráticas da Europa tinham mesas dedicadas à preparação e eram frequentemente ajudadas por servas.

Essa forma rudimentar de armazenamento de beleza deu uma virada formal no final do século XVII, onde uma florescente aristocracia européia levou a arte de se preparar para o próximo nível. Como explorado em uma exposição de 2013 no Metropolitan Museum of Art, essas vaidades - conhecidas pelos franceses como poudreuse (por poudre, ou pó) e "garotos baixos" na Inglaterra - assolaram a Europa.

Sua popularidade pode, em certa medida, ser atribuída ao talvez o mais famoso conhecedor de vaidades de seu tempo - e a um criador de tendências de estilo nos próximos séculos - Madame de Pompadour (amante do imperador Luís XIV). Muitos de seus exuberantes retratos da era rococó apresentam não apenas vestidos suntuosos, mas também móveis intricados. Claramente, ela estava vivendo sua melhor vida. Os retratos de François Boucher oferecem uma visão clara da configuração do espelho de maquilhagem da Madame. E, é uma de suas penteadeiras que recebeu destaque especial na exposição do Met de 2013.

Crédito: ABC GalleryFrançois Boucher retrato de Madame de Pompadour em 1750 em sua penteadeira.

Nas terras mais austeras da Inglaterra e dos Estados Unidos, as toucadores não eram tão ornamentadas, mas isso não significava que eram entediantes. Em vez disso, eles evoluíram para os estilos colonial, Queen Anne e Chippendale: alguns floresceram, mas principalmente renderizados em cores naturais. Ao longo do século XIX, diferentes estilos caíram na moda: gótico, renascentista e, sim, todos os estilos rococós voltaram através de movimentos contemporâneos como artes e ofícios, e mais tarde o art déco também tocou o mundo das toucadores.

Crédito: Dazzling DivasJean Harlow simboliza o glamour da velha Hollywood com essa vaidade luxuosa.

É na era art déco do início dos anos 1900, que a idéia "moderna" da vaidade se tornou o que imaginamos agora. (Também é durante esse período, talvez, que a vaidade tenha uma imagem femme extra-forte.) Em 1986, O jornal New York Times ungiu o boudoir de Jean Harlow no filme de 1933 Jantar às Oito como a vaidade glamorosa arquetípica, mas o artigo também articula a queda da estética Roaring Twenties na América como a Grande Depressão e depois a Segunda Guerra Mundial. No entanto, à medida que a economia americana - particularmente sua enorme diferença de riqueza - se recuperava na segunda metade do século 20, itens de luxo com nomes ostensivos como "vaidades" voltaram à moda. Que alivio!

crédito: Pensamento estético

Agora, vaidades e outras peças de mobiliário raras ou de nicho estão tão à vontade no mercado de massa quanto em exposições de museus selecionadas. Mas, como qualquer outra inovação relacionada à beleza, sua história abrange não apenas o arco dos objetos de valor humanos, mas também os valores humanos.

Pin
Send
Share
Send