Dicas de Jardim e Paisagem do Feng Shui

Pin
Send
Share
Send

A palavra "feng" é em chinês para vento, e "shui" significa água. Ambos são vitais ao aplicar os princípios do feng shui ao seu jardim e à área externa de sua casa. A água é um dos cinco elementos tradicionais da natureza, e o vento se refere ao movimento de fluxo livre de ch'i, que é a palavra chinesa para energia.

Crédito: oneillbro / iStock / GettyImagesFeng shui não é alcançar a perfeição; é sobre equilíbrio.

A arte do feng shui, que é indiscutivelmente tão antiga quanto a própria civilização chinesa, procura estabelecer harmonia e boa energia no lar, equilibrando os cinco elementos em alinhamento com a orientação física do lar e os propósitos de vida das pessoas que nele vivem. Você pode aplicar princípios básicos da casa do feng shui para tornar o jardim e a paisagem um espaço de retiro igualmente importante como o interior da casa.

O Feng Shui não é alcançar a perfeição; é sobre equilíbrio. A estrutura e a orientação de uma casa existente estabelecem limitações que o praticante de feng shui aborda com "curas". Fatores como o cenário existente, a vizinhança e o clima local estabelecem limitações, mas como você tem mais liberdade de movimento, geralmente há mais margem de manobra para mitigação no exterior do que dentro de casa. A vantagem é que você pode usar o feng shui fora de casa para solucionar problemas internos.

Assim como ocorre dentro de casa, a desorganização impede o fluxo de ch'i e é um feng shui não-não, portanto, é crucial manter a paisagem e o jardim limpos. Aqui estão 12 dicas para projetar e construir seu jardim e paisagem com o bom feng shui em mente.

Dica 1: Estabelecer o Bagua

Estabelecer as direções da bússola é um dos primeiros passos do feng shui.

A palavra bagua refere-se às oito direções (mais o centro) do espaço ao qual você está aplicando o feng shui. O bagua é um tipo de mapa que cria nove zonas que devem ser preenchidas. Cada direção tem um significado e cor e está associada a um dos cinco elementos. Na casa, a porta da frente fica melhor na parede norte, mas no jardim, a entrada deve estar no sul.

A aplicação do bagua pode ser confusa, pois envolve levar em consideração o bagua interno do jardim, bem como a orientação do jardim em relação às direções reais da bússola. O "lado sul" do jardim nem sempre é o sul - na verdade, é uma feliz coincidência. Não há maneira correta de lidar com essa inconsistência; é apenas um dos fatores a considerar. Por exemplo, em um jardim árido com sua entrada para o leste, você pode enfatizar o elemento água colocando flores azuis no lado voltado para o norte, que é o lado leste do jardim de acordo com sua bagua interna. O Feng Shui envolve muitos julgamentos assim.

Todas as outras direções no bagua interno do jardim devem apresentar uma planta, cor ou característica de hardscape apropriada. Por exemplo, o lado oposto à entrada é norte e é o melhor local para uma característica da água. Se o seu jardim apresenta plantas incomuns ou coloridas, elas devem estar no lado oeste e o leste deve ser reservado para arbustos, cobertura do solo ou outras hortaliças. Represente o elemento terra no centro do jardim com um jardim de pedras ou gazebo e coloque a fogueira do mesmo lado da entrada.

Dica 2: equilibrar os elementos

O jardim ou paisagismo precisa ter um equilíbrio adequado dos cinco elementos: madeira, terra, fogo, água e metal. Naturalmente, madeira e terra estarão bem representadas em qualquer jardim, mas você pode ter que fazer um esforço para incluir os outros. Você pode fazer isso com cores pintando um recurso vermelho para significar fogo, prata para metal e azul escuro para água, ou você pode fazê-lo com recursos do hardscape, como uma fogueira, uma cerca de ferro forjado ou um lago.

Dica # 3: Lembre-se: Montanhas Atrás, Água na Frente

O cenário deve se inclinar em direção a um recurso de água em primeiro plano.

A idéia tradicional do feng shui de um cenário apropriado é representada por qualquer pintura de paisagem de um lago aninhado no vale de uma montanha. O mantra do feng shui é: "Montanhas atrás, água na frente". O que isso significa para a sua paisagem é que árvores ou prédios altos devem criar o pano de fundo e algum tipo de recurso de água, como uma lagoa ou cachoeira, deve ser visível à sua frente. Por esse motivo, o feng shui desaconselha árvores altas ou outros objetos grandes no jardim que obscurecem o fundo.

Dica # 4: Coloque um recurso de água na frente da casa

Uma maneira de compensar a falta de uma característica da montanha atrás da casa é deixar a própria casa ser a montanha e colocar uma característica da água no jardim da frente. Se possível, a água deve estar fluindo, pois ela convida a boa sorte e prosperidade, especialmente se o fluxo estiver em direção à porta da frente. Um lago redondo é especialmente favorável e protege a casa das flechas envenenadas da vizinhança.

Dica # 5: favorecer passagens sinuosas ou circulares e calçadas

Um caminho sinuoso transforma uma caminhada pelo seu jardim em uma aventura.

Uma passagem reta que se estende diretamente da rua até a porta da frente permite que o ch'i se mova muito rapidamente em direção à casa, o que pode ser perturbador. Uma passagem sinuosa é melhor, especialmente se for feita de paralelepípedos ou pavimentadoras. Alinhe-o com arbustos baixos para separá-lo do resto do quintal e forneça um caminho claramente definido para a porta da frente.

Uma entrada que leva direto da rua para a garagem não é tão problemática quanto uma passagem reta, mas é preferível uma que se curva. A opção que melhor permite que o ch'i flua é uma entrada semicircular com entrada e saída claramente definidas para a rua.

Dica # 6: coordene as cores

Como os elementos terra e madeira que representam, as cores marrom e verde em todos os seus vários tons já estão geralmente bem representadas em qualquer jardim. Mas se forem as únicas cores presentes, o jardim ou a paisagem não terão caráter. As flores azuis, roxas e amarelas vermelhas ajudam a criar uma paleta de cores equilibrada, assim como móveis pintados, cercas e esculturas de jardim.

Use cores não apenas para trazer elementos sub-representados, mas também para misturar o jardim com os arredores para criar um ambiente natural e relaxante. Um jardim com feng shui eficaz é um espaço de retiro, e combinações de cores análogas contribuem mais efetivamente para a contemplação silenciosa do que as que contrastam dramaticamente.

Dica 7: mantenha a porta da frente limpa

Além de arruinar a simetria ideal do feng shui de "montanha atrás, água à frente", grandes árvores e arbustos na frente da casa impedem o ch'i de fluir pela porta da frente, que é a principal porta de entrada do ch'i para a casa. O espaço ao redor da porta da frente deve ficar livre para permitir que o ch'i se mova livremente.

A porta da frente precisa estar livre de obstruções para que o ch'i possa circular.

Plantas com agulhas afiadas, espinhos e folhas pontiagudas também bloqueiam o ch'i. Eles fazem com que você e seus visitantes se sintam desconfortáveis ​​e também devem ser evitados na área da porta da frente.

Dica 8: Crie um espaço de retiro seguro

Como espaço de retiro, o jardim deve promover uma sensação de segurança, e uma boa maneira de fazer isso é construir um muro de pedra ou um jardim de pedras. Esses e outros recursos fornecem um foco de visualização para que o olho não fique vagando sem rumo pelo espaço. Adicionar um caminho sinuoso pode atrair pessoas fisicamente para esses recursos e direcionar o fluxo de ch'i de maneira significativa.

Uma barreira ao redor do quintal reforça a sensação de segurança. Sempre que possível, use formas naturais de terra ou vegetação para criar a barreira. A barreira não deve ser um muro alto, ou você desencorajará completamente o fluxo de ch'i.

Dica 9: Convide Ch'i a ficar um pouco

Para garantir um fluxo positivo de ch'i dentro da casa, comece convidando-o a fluir para fora. Todas as dicas discutidas até agora são formas de criar esse convite, mas você ainda precisa desacelerá-lo e incentivá-lo a permanecer por um tempo. Uma maneira de fazer isso é fornecer lugares acessíveis e atraentes para os visitantes se sentarem e relaxarem.

Um conjunto de mesa de ferro forjado proporciona uma pausa para o ch'i hiperativo e adiciona um toque de metal.

Os assentos de jardim podem ser rústicos ou modernos, dependendo do que melhor promove o equilíbrio dos elementos. Se o jardim tiver um ponto focal, os assentos devem direcionar a atenção para esse ponto. Se você tiver uma longa passagem sinuosa, forneça lugares para parar e descansar.

Dica 10: Não deixe o tigre dominar

No feng shui tradicional, a área à esquerda da porta da frente, vista por alguém parado na porta olhando para fora, é a terra do dragão, o que traz boa sorte para a família. A área à direita é a terra do tigre. O tigre nunca deve dominar sendo mais alto que o dragão, ou desarmonia surgirá na casa.

Esta questão tem a ver com a configuração da terra. Geralmente é difícil e caro alterar a topografia, mas se você deseja aplicar princípios estritos do feng shui, deve tomar medidas para criar uma inclinação descendente da esquerda para a direita. Você pode fazer isso com sebes ou com um recurso de água que flui da esquerda para a direita.

Dica 11: equilibrar os opostos

Uma interação equilibrada de opostos, como alta / baixa, espessa / esparsa, úmida / seca e estática / fluida, é vital para o fluxo positivo de ch'i. Um praticante de feng shui se refere a isso como equilíbrio yin e Yang.

Não permita que ambos dominem. Se você tem árvores altas, plante arbustos ao redor delas. Se você criar um jardim de rochas, plante algumas flores ao redor para complementar a solidez das rochas. Criar equilíbrio dessa maneira produz a beleza natural de cada componente do seu jardim.

Dica 12: Siga sua alegria

A dica mais importante a ser lembrada ao usar o feng shui para enfeitar seu jardim e a paisagem é seguir sua própria intuição e fazer o que faz você se sentir feliz. No final, o objetivo do feng shui, seja o exterior da sua casa, o interior ou uma sala específica, é trazer boa sorte à sua vida. Isso significa algo diferente para todos.

O Feng Shui é um pouco de ciência, mas é definitivamente uma arte, e a arte é criativa. Deixe sua casa expressar seu mais profundo senso de beleza, harmonia e apreciação da natureza, e você será recompensado com um fluxo positivo de energia que o satisfará em todos os aspectos de sua vida.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Melhores Plantas para sua Casa - Feng Shui (Pode 2024).