Por que válvulas anti-sifão vazam água?

Pin
Send
Share
Send

Os códigos de encanamento exigem válvulas anti-sifão em sistemas de irrigação e torneiras externas para proteger a água potável municipal. Uma válvula anti-sifão normaliza a pressão dentro dos tubos quando você desliga a água para impedir que ela flua para trás. Quando instalada em uma torneira externa, a válvula também permite que a água residual na torneira seja drenada, o que evita danos à torneira e ao tubo causados ​​pela água congelada no inverno. As válvulas anti-sifão são dispositivos simples e os vazamentos não são difíceis de diagnosticar e reparar.

Operação da válvula

Seja instalado em uma mangueira ou em uma válvula de aspersão, a operação de uma válvula anti-sifão é a mesma. Consiste em uma porta aberta e um disco - chamado poppet - que a cobre completamente. Uma mola mantém o cabeçote separado da porta quando a água está fechada, mas quando você abre a torneira ou o aspersor, a pressão da água empurra a válvula contra a porta para vedar a válvula. A mola mais uma vez afasta a válvula da abertura quando você desliga a água, permitindo a entrada de ar e equalizando a pressão no tubo.

Causas de vazamentos

Quando uma válvula anti-sifão vaza, pode ser que a sujeira tenha penetrado na válvula e está impedindo que o gatilho assente completamente quando a água é ligada. O problema também pode ser um anel de vedação desgastado ou uma junta de borracha. Qualquer uma das condições permite que a água pressurizada seja pulverizada para fora da válvula quando a torneira ou o aspersor está ligado. Uma válvula anti-sifão com vazamento ainda pode desempenhar a função para a qual foi projetada, que é permitir a entrada de ar no tubo e interromper o vácuo, mas desperdiça água e deve ser reparada ou substituída.

Reparo de válvula anti-sifão embutido

Se você tiver uma torneira sem gelo com uma válvula anti-sifão integrada, a torneira deve ter uma tampa de plástico na parte superior, perto da alça. Retire a tampa para revelar o mecanismo da válvula e, em seguida, desaparafuse o castelo da válvula com um alicate ajustável e remova-o. O gatilho deve cair do castelo e, em seguida, você pode limpar qualquer areia que esteja impedindo o assentamento - ou substituí-lo se estiver rachado ou danificado. Enquanto a válvula estiver desmontada, limpe toda a sujeira do interior da válvula, abrindo a torneira. Você não precisa desligar o abastecimento de água principal para fazer esse reparo.

Válvulas aparafusadas

Torneiras convencionais ao ar livre geralmente vêm com uma válvula anti-sifão conectada ao bico. Esse tipo de válvula anti-sifão é barato e, quando vaza, a melhor estratégia é substituí-la. Para removê-lo, geralmente é necessário afrouxar um parafuso de fixação e, se este estiver enferrujado, você deve proceder com cuidado para evitar arrancar o parafuso e tornar a válvula praticamente impossível de remover. Pulverize o parafuso livremente com óleo lubrificante e aguarde bastante tempo para trabalhar antes de tentar girá-lo. Uma vez desligada, você não poderá usar a torneira até substituí-la - as roscas desses tipos de torneiras não aceitarão uma conexão de mangueira.

Pin
Send
Share
Send