Quais são as causas de uma tomada elétrica derretida?

Pin
Send
Share
Send

As tomadas elétricas residenciais não são muito complicadas. Dentro da caixa de plástico existem grampos de metal projetados para prender um plugue, e estes são conectados aos parafusos dos terminais nas laterais. Quando a energia está ligada, uma tomada não pode descarregar eletricidade até que um plugue esteja totalmente encaixado nos grampos. Ocasionalmente, uma conexão frouxa ou uma fiação defeituosa pode causar arco ou superaquecimento do metal, e isso, por sua vez, pode derreter o invólucro de plástico.

Anatomia de uma tomada

A placa plástica de uma tomada elétrica é chamada de receptáculo. Os grampos com mola projetados para prender o plugue ficam diretamente atrás dos slots no plástico e se conectam aos parafusos do terminal. Os fabricantes não projetam tomadas para serem desmontadas; portanto, uma camada permanente de plástico envolve os grampos e suas conexões. Existem dois parafusos terminais de cada lado, latão de um lado e prata do outro, e um parafuso de aterramento verde na parte inferior. Os terminais de latão são para fios quentes e os de prata para neutros.

Arco

Quando a eletricidade salta através de um espaço entre dois condutores e cria uma faísca, o fenômeno é chamado arco. Como a eletricidade ioniza o ar para produzir a faísca, produz calor ao mesmo tempo. O arco próximo a uma tomada elétrica pode criar calor suficiente para derreter o plástico. Isso pode ser causado por uma conexão frouxa em um dos parafusos terminais quentes, por uma conexão ruim dentro da tomada ou por um grampo solto que não segura o plugue com segurança suficiente. Os grampos de saída se desgastam, com tempo suficiente, ou podem ser afrouxados quando os plugues são puxados com frequência e descuidada.

Fios superaquecidos

Todo condutor tem alguma resistência à eletricidade, e essa resistência aumenta à medida que o diâmetro do fio diminui. Como a resistência produz calor, um fio menor que transporta eletricidade de uma dada tensão e corrente aquece mais rápido que um fio maior. Se os fios que fornecem uma tomada forem muito pequenos para a carga, os terminais poderão aquecer o suficiente para derreter a placa plástica. Da mesma forma, se um cabo de extensão for muito pequeno para a carga fornecida, os pinos do plugue podem aquecer o suficiente para derreter o plástico.

Considerações

Se uma tomada fornecer um aparelho ou ferramenta que precise de energia extra para iniciar, como um ar condicionado ou uma serra circular, a oscilação de energia poderá gerar calor suficiente para derreter o plástico ao redor das pontas. É mais provável que isso aconteça se o cabo de extensão não estiver dimensionado corretamente. Da mesma forma, uma repentina falta à terra causada por fios expostos em contato com a água pode enviar um surto através dos pinos, assim como um curto-circuito causado pelos fios se tocando. O disjuntor que controla o circuito provavelmente disparará, mas a oscilação ainda poderá produzir calor suficiente para derreter a tomada.

Pin
Send
Share
Send