Líquido de limpeza caseiro para um piso de linóleo

Pin
Send
Share
Send

Um piso com linóleo real requer métodos de limpeza diferentes dos pisos de vinil. Evite sabões e detergentes fortes; limpadores alcalinos se deterioram e racham a superfície com o tempo. Os melhores produtos de limpeza são neutros em relação ao pH, mas quando você precisar de um pouco mais de poder de corte para manchas e sujeira, use os bastiões da versatilidade doméstica para um limpador de piso de linóleo DIY: vinagre, bicarbonato de sódio e o limpador mais seguro de todos, água.

Um piso que é linóleo real requer diferentes métodos de limpeza dos pisos feitos de vinil.

Limpadores recomendados pelo fabricante

Ao contrário do piso de vinil, o linóleo é um produto totalmente natural feito de resina de pinheiro, lascas de madeira e óleo de linhaça, e tem um acabamento semelhante ao de uma mesa de madeira. Solventes fortes e detergentes agressivos podem danificá-lo.

Os fabricantes de linóleo geralmente recomendam a limpeza com os produtos neutros em pH que eles vendem. O principal ingrediente de um desses produtos é o dipropileno glicol éter metílico, que é um limpador levemente oxidante. Se você não tiver acesso a esses produtos, poderá lavar o linóleo com uma mistura de produtos de limpeza que já possui em casa.

Os mais leves limpadores de bricolage

A água limpa é o limpador de piso caseiro sem enxágüe mais suave que você pode usar no piso de linóleo, mas mesmo isso requer cuidado, pois permitir que a água fique no linóleo pode manchar. Para aumentar o poder de remoção de sujeira da água pura, adicione uma onça de detergente por litro de água fria. Use esta solução carregando um esfregão de microfibra, torcendo-o bem e esfregando uma seção de 5 por 5 pés. Enxágüe a esfregona em um balde separado contendo água quente e limpa e torça-a novamente antes de esfregá-la. Termine de limpar essa parte do chão com um pano limpo.

Receita de limpador de chão de linóleo

O vinagre é um limpador e desinfetante eficaz, mas é ácido e pode entorpecer o acabamento do linóleo, por isso é melhor usá-lo com moderação. Adicionar um quarto de xícara a 2 litros de água morna à qual você já adicionou uma onça de detergente deve ser seguro; no entanto, especialmente se você torcer a esfregona, limpe o chão em seções, enxágue e seque.

Inclua um quarto de xícara de bicarbonato de sódio nessa mistura para ajudar a cortar a sujeira e desodorizar. Se você não gosta do cheiro de vinagre e não quer esperar que o odor se dissipe, o que não leva muito tempo, adicione uma pitada de seu óleo essencial favorito à receita de limpeza de pisos de linóleo para fragrâncias.

Um limpador forte

Faça um limpador de vinagre alternativo que corta a sujeira rapidamente e é especialmente eficaz para uso como pré-lavagem no polimento misturando partes iguais de vinagre, álcool e água. O álcool é um solvente que pode dissolver cera, polir e até alguns tipos de manchas de tinta. A concentração mais forte de vinagre pode entorpecer o acabamento, razão pela qual você deve usar este limpador apenas antes de polir. A adição de uma ou duas gotas de óleo essencial torna esse limpador mais agradável de usar; escolha óleo de hortelã-pimenta se quiser repelir formigas e ratos.

Pin
Send
Share
Send